Uma coisa é certa, o perfil das baterias do VETL e do vitormcpinto a 90 e tais por cento são já inconfundíveis. Fora ter essa característica particular, tudo normal e sem razões para qualquer preocupação, penso eu.
Diário de Bordo Leaf - VETL
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Já deu para perceber que ela não descarrega mais que as outras. É claro que todos temos curiosidade para ver como se comporta por aí abaixo, mas a opção inteligente é não o descarregar de propósito para isso. Todos sabemos que quanto menos o descarregarmos, melhor. Já estou desconfiado que o teu também recebeu uma célula nova
.
Uma coisa é certa, o perfil das baterias do VETL e do vitormcpinto a 90 e tais por cento são já inconfundíveis. Fora ter essa característica particular, tudo normal e sem razões para qualquer preocupação, penso eu.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Será que temos direito a pedir à Nissan o detalhe de todas as intervenções que o carro sofreu?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Nem é bom nem mau. Uma célula com mais capacidade que as outras todas não tem qualquer influencia negativa (nem positiva) no pack.VETL Escreveu:Então também não valerá a pena "provocar" uma descarga maior para atestar isto pois não? Esta descarga até 16% já chega para este teste não é?
Não vale a pena descarregar mais. O pack está extremamente bem equilibrado para um SOC tão baixo. Desta maneira é impossível haver surpresas desagradáveis.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Penso que sim... Eles costumam ser simpáticos.VETL Escreveu:Será que temos direito a pedir à Nissan o detalhe de todas as intervenções que o carro sofreu?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- VETL
- Proprietário Leaf
Vou colocar a questão.mjr Escreveu:Penso que sim... Eles costumam ser simpáticos.VETL Escreveu:Será que temos direito a pedir à Nissan o detalhe de todas as intervenções que o carro sofreu?
Tentar não custa e perguntar não ofende...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
Também ando a batalhar pelo cabo mennekes. O meu cabo EVSE avariou à 3ª utilização...estou à espera que me entreguem outro, entretanto apenas tenho o cabo de emergência de 10A que ligo em casa e que me foi oferecido na compra do carro. Disseram-me que estão a avaliar a possibilidade de fornecer o cabo...vamos ver...liguei para a Nissan e não tinham nenhuma informação, ou seja, pelo que entendi, atualmente está ao critério dos concessionários.VETL Escreveu:Bem, hoje foi dia de:
Tem sido sempre carregar e andar.
Já não tenho feito carregamentos a 100%. Ganhei confiança e só carrego a 80%. Chega perfeitamente.
Só os faço raramente quando prevejo trajectos mais longos.
Continuo com o log LeafSpy ligado e vou tirando os mínimos diários da capacidade da bateria.
É este o panorama:
Há uns tempos registei-me no mynissanleaf.com para tirar dúvidas na utilização do LeafSpy.
Eles esclareceram-me as dúvidas e aceitaram sugestões minhas também. A versão 28.10 que entretanto saíu, entre outras novidades, já mostra a velocidade e a altitude nas medidas europeias como lhes tinha sugerido. Também por sugestão minha, o log vem agora num ficheiro "csv" onde as casas decimais das coordenadas gps são pontos em vez de vírgulas como estava nas versões anteriores. Assim é mais fácil abrir no excel sem a confusão das vírgulas.
Aqui o screenshot sem o gps ligado com as rpm:
E o screenshot com o gps ligado mostrando a velocidade e a altitude em Km/h e metros respectivamente:
Com o decorrer do tempo, também já deu para perceber que o meu pack terá um "patinho feio" - o módulo 32:
Ainda não tive necessidade de fazer grandes descargas mas, quando se proporcionar uma descarga mais profunda, vou verificar se o gajo é mesmo o "patinho feio".
Pelo menos nos carregamentos a 100% e nas verificações do dia-a-dia, este é o que se destaca sempre com a tensão mais baixa.
Entretanto, neste período de tempo recebi também a famosa cartinha da extensão da garantia convidando-me a fazer a P3227.
Liguei para o concessionário para confirmar que já a tinha e que não necessitava de fazer nada, o que me confirmaram pelo telefone.
As melhores notícias que tenho deste período referem-se ao facto de finalmente, depois de muito batalhar, o concessionário me ter disponibilizado o cabo menekes tal como me tinha sido inicialmente prometido. Agora já posso carregar em qualquer mobi.e.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- VETL
- Proprietário Leaf
O meu vidro da frente, agora com o frio, tem embaciado um bocado.
Quem sabe algum "truque" para evitar ou minimizar isso sem gastar muita energia em componentes eléctricos?
Quem sabe algum "truque" para evitar ou minimizar isso sem gastar muita energia em componentes eléctricos?
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Eu deixo uma fresta no meu vidro, e com ventilação normal, costuma resolver.
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
No meu tem acontecido o mesmo e por vezes com muita intensidade. Penso que é da condensaçao do ar, quando existe alteraçoes repentinas na temperatura exterior em contraste c a temperatura interior.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
Orlando
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Os ion sofrem muito disso.galt Escreveu:No meu tem acontecido o mesmo e por vezes com muita intensidade. Penso que é da condensaçao do ar, quando existe alteraçoes repentinas na temperatura exterior em contraste c a temperatura interior.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh