Subscrevo também essa constataçãoJAbrizida Escreveu:Para além das amarelas ( suecas) a visão normalmente também é ofuscada pelo Sol. Os postos de carregamento estão, em regra, expostos ao Sol e por vezes não consigo ver patavina. Mais uma situação a resolver pela MOBIE.
DIÁRIO DE BORDO - mjr
- ruimegas
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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pedrobarreto
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Pensava que era eu que tinha que tinha que ir com urgencia ao oftalmogia, pois quando está sol também não vejo nada, e como nunca ninguem se tinha queixado........ bem mas afinal o problema não é meu....uf....uf...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ontem fiz um pequeno vídeo para analisar a aceleração dos 0-100 km/h do meu LEAF:
Medi 10.1s dos 0-104km/h (que devem corresponder aos 100 km/h reais). Isto com o ESP desligado, pois caso contrário ele limita o binário a baixa velocidade...
Nada mau para um carro de >1500kg e 80kW! A minha Passsat de 79kW e 1500kg faz bem acima de 11s dos 0-100km/h, e isto a dar cabo da embraiagem e com o motor a esganiçar de sofrimento...
Medi 10.1s dos 0-104km/h (que devem corresponder aos 100 km/h reais). Isto com o ESP desligado, pois caso contrário ele limita o binário a baixa velocidade...
Nada mau para um carro de >1500kg e 80kW! A minha Passsat de 79kW e 1500kg faz bem acima de 11s dos 0-100km/h, e isto a dar cabo da embraiagem e com o motor a esganiçar de sofrimento...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Boa malha mjr

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Se não me engano o valor oficial da Nissan é 11.9s, mas já vi tantos valores entre os 7 e os 12 que me deixa a pensar, será que este valor é igual para todos os LEAF's construidos até hoje?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Os valores obtidos por revistas e sites sobre automóveis tem andado numa janela mais apertada, entre os 9 e os 11s (há aqui alguma diferença entre os 0-60mph e os 0-100km/h). Uma questão importante é desligar o ESP, caso contrário dá para perder 0,5 segundos.mikexilva Escreveu:Se não me engano o valor oficial da Nissan é 11.9s, mas já vi tantos valores entre os 7 e os 12 que me deixa a pensar, será que este valor é igual para todos os LEAF's construidos até hoje?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Sexta-feira o meu Carwings deixou de funcionar!
Mas já arranjei!
O sintoma que dava era de além de a aplicação para Iphone / site Carwings não conseguirem obter o estado do carro, eu também não conseguia ligar-me ao servidor no carro, dando sempre mensagem de sem serviço. Além disso o indicador de rede estava apagado a indicar que não tinha rede. Isto tudo independentemente do local onde o carro se encontrasse.
Após algumas pesquisas na net, vi que uma maneira de resolver o assunto era desligar a massa da bateria de 12V durante alguns segundos e depois tudo ficava a funcionar (terá sido assim que na Nissan têm resolvido a questão?). Mas eu não queria desligar a bateria por diversas razões. O que eu queria era desligar a alimentação da TCU (que não deve ser mais que um modem GSM...) para esta se desbloquear. Lembrei-me então que deveria haver um fusível a alimentar a TCU, pelo que procurei no manual. Mas não aparecia lá nada sobre o que faz cada fusível.
A resposta teria de estar no manual de serviço, mais concretamente na parte sobre os sistemas de alimentação. Foi lá que descobri que o fusível que alimenta TCU é o F34:

Como se pode ver, esta caixa de fusíveis fica mesmo por baixo da bateria e está coberta por uma tampa que tive de retirar. Depois extraí o fusível indicado (F34, 20A) durante alguns segundos e voltei a coloca-lo novamente (ATENÇÃO: ISTO TUDO FEITO COM O CARRO DESLIGADO). Quando fui ver se já havia comunicação fiquei logo aliviado ao ver o ícone de rede activo. Já estava a funcionar.
Mas já arranjei!
O sintoma que dava era de além de a aplicação para Iphone / site Carwings não conseguirem obter o estado do carro, eu também não conseguia ligar-me ao servidor no carro, dando sempre mensagem de sem serviço. Além disso o indicador de rede estava apagado a indicar que não tinha rede. Isto tudo independentemente do local onde o carro se encontrasse.
Após algumas pesquisas na net, vi que uma maneira de resolver o assunto era desligar a massa da bateria de 12V durante alguns segundos e depois tudo ficava a funcionar (terá sido assim que na Nissan têm resolvido a questão?). Mas eu não queria desligar a bateria por diversas razões. O que eu queria era desligar a alimentação da TCU (que não deve ser mais que um modem GSM...) para esta se desbloquear. Lembrei-me então que deveria haver um fusível a alimentar a TCU, pelo que procurei no manual. Mas não aparecia lá nada sobre o que faz cada fusível.
A resposta teria de estar no manual de serviço, mais concretamente na parte sobre os sistemas de alimentação. Foi lá que descobri que o fusível que alimenta TCU é o F34:

Como se pode ver, esta caixa de fusíveis fica mesmo por baixo da bateria e está coberta por uma tampa que tive de retirar. Depois extraí o fusível indicado (F34, 20A) durante alguns segundos e voltei a coloca-lo novamente (ATENÇÃO: ISTO TUDO FEITO COM O CARRO DESLIGADO). Quando fui ver se já havia comunicação fiquei logo aliviado ao ver o ícone de rede activo. Já estava a funcionar.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
A não ser que esteja piso molhadoOs valores obtidos por revistas e sites sobre automóveis tem andado numa janela mais apertada, entre os 9 e os 11s (há aqui alguma diferença entre os 0-60mph e os 0-100km/h). Uma questão importante é desligar o ESP, caso contrário dá para perder 0,5 segundos.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Grande dica mjrmjr Escreveu:Sexta-feira o meu Carwings deixou de funcionar!![]()
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Mas já arranjei!![]()
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O sintoma que dava era de além de a aplicação para Iphone / site Carwings não conseguirem obter o estado do carro, eu também não conseguia ligar-me ao servidor no carro, dando sempre mensagem de sem serviço. Além disso o indicador de rede estava apagado a indicar que não tinha rede. Isto tudo independentemente do local onde o carro se encontrasse.
Após algumas pesquisas na net, vi que uma maneira de resolver o assunto era desligar a massa da bateria de 12V durante alguns segundos e depois tudo ficava a funcionar (terá sido assim que na Nissan têm resolvido a questão?). Mas eu não queria desligar a bateria por diversas razões. O que eu queria era desligar a alimentação da TCU (que não deve ser mais que um modem GSM...) para esta se desbloquear. Lembrei-me então que deveria haver um fusível a alimentar a TCU, pelo que procurei no manual. Mas não aparecia lá nada sobre o que faz cada fusível.
A resposta teria de estar no manual de serviço, mais concretamente na parte sobre os sistemas de alimentação. Foi lá que descobri que o fusível que alimenta TCU é o F34:
Como se pode ver, esta caixa de fusíveis fica mesmo por baixo da bateria e está coberta por uma tampa que tive de retirar. Depois extraí o fusível indicado (F34, 20A) durante alguns segundos e voltei a coloca-lo novamente (ATENÇÃO: ISTO TUDO FEITO COM O CARRO DESLIGADO). Quando fui ver se já havia comunicação fiquei logo aliviado ao ver o ícone de rede activo. Já estava a funcionar.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Deve ser por isso que os primeiros computadores com sistemas Micro$oft tinham um butão de "Reset" 
Depois inventaram a sequancia de teclas Ctrl+Alt+Del que já permitia ter o computador no chão e nem era preciso o utilizador baixar-se para fazer o reset

Depois inventaram a sequancia de teclas Ctrl+Alt+Del que já permitia ter o computador no chão e nem era preciso o utilizador baixar-se para fazer o reset
