DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
ICEM4N
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ICEM4N » 29 mai 2013, 10:38

galt Escreveu:Parabéns!
É um número que já merece destaque.
Falta apenas descrever os custos que tiveste até agora, manutenção e avarias.
Exacto, ando de olho num Leaf assim percebo os custos .... já que com a mota sao muito muito muito reduzidos
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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 29 mai 2013, 14:29

Se lerem o diário de bordo todo podem ter uma ideia dos custos, que foram basicamente os da revisão dos 30000kms mais os da eletricidade. Assim de cabeça, a revisão custou 70€ e gastei 8200 kW.h de eletricidade em casa.

Fazendo as contas, isto dá 890€/50000km ou seja 1,78€/100km. Cerca de 5% dos consumos foram realizados em postos públicos gratuitos.

EDIT - Falta contar com os custos dos dois pneus que tive de trocar por causa de um furo, mas esses custos são independentes do sistema propulsor.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 29 mai 2013, 14:37

Boa!

Eu já tinha passado os 50k... estou meeeeesmo quase a dobrar os 52.000.

sm
:geek:
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por galt » 29 mai 2013, 22:16

Magnífico... :lol:
Parabéns! é uma excelente opção.
Sortudos o que sabem fazer contas... :D
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 ago 2013, 16:54

Já há muito tempo que não faço um update...

Estou com 54000km e fiz recentemente a revisão dos 2 anos. Como indiquei noutro tópico, o custo foi igual à primeira revisão pois não trocaram o óleo dos travões confirme é indicado no manual. Não me queixei...

Entretanto estive 2 semanas e meio no Algarve e o Leaf ficou a descansar abrigado do estio na minha garagem. Quando voltei de férias, ontem, estava morto. Percebi logo o culpado, por descuido deixei o ELM327 ligado e foi suficiente para descarregar a bateria de 12V em pouco mais de duas semanas(no dia 14 pedi um update pelo Carwings e ainda estava vivo).

Felizmente foi muito fácil de ressuscitar pois não é necessário arrancar com um motor de combustão. Bastou ligar aos terminais da bateria uma pequena bateria de 12V que tinha na garagem. A partir daí consegui ligar o carro colocando logo em READY to drive e rapidamente a bateria de tração carregou a bateria auxiliar de 12V. Para me certificar que a bateria de 12V ia ficar bem coloquei logo o carro a carregar ao invés de programar para mais tarde.

A nível de capacidade da bateria hoje de manhã tinha 88,5% reportados pela BMS e 75.5% de Health. Ainda não tenho a certeza que vou escapar à vaga de perdas da primeira barra de capacidade, depende muito da temperatura ambiente. O ano passado por esta altura tinha perdido 8% de capacidade e este ano perdi mais 4%. Parece estar de facto a diminuir a velocidade de degradação.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 17 ago 2013, 19:22

mjr Escreveu:Já há muito tempo que não faço um update...

A nível de capacidade da bateria hoje de manhã tinha 88,5% reportados pela BMS e 75.5% de Health. Ainda não tenho a certeza que vou escapar à vaga de perdas da primeira barra de capacidade, depende muito da temperatura ambiente. O ano passado por esta altura tinha perdido 8% de capacidade e este ano perdi mais 4%. Parece estar de facto a diminuir a velocidade de degradação.
Segunda-feira vou à Caetano Power fazer a actualização.
Em carregamentos a 100%, tenho registados valores entre 19000 e 19400 wh (25/27ºC). Quer isto dizer que também estou no limiar de perder a primeira barra e tenho apenas 32000 km. Nunca tive especial atenção com a temperatura das baterias. Já me basta perder tempo com a autonomia. A Nissan, nesta nova versão de 2013, bem podia ter introduzido qualquer melhoria neste aspecto, até porque os comentários negativos por parte da concorrência, visavam essencialmente este facto.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 19 ago 2013, 00:34

Para poderes deixar sempre o ELM327 ligado sem preocupações, no site da aplicação diz que no LEAF o pino 8 da tomada OBD tem 12V que só estão presentes quando o carro está ligado.
Abrindo o adaptador, colocando um fio para o pino 8 para a pista da alimentação na placa de circuito impresso e cortando a ligação ao 16 dizem que o adaptador só recebe alimentação quando o carro está ligado.

Na especificação OBD2 genérica, o pino 8 é de reserva para o que o fabricante quiser, e o pino 16 é que segundo a especificação tem que ter presentes os 12V.

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 19 ago 2013, 00:51

mjr, experimenta lá a cena, e depois conta-nos. :mrgreen:
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 05 set 2013, 10:17

O meu gidómetro tem essa possibilidade de estar sempre ligado ou apenas ligado quando o carro está ligado. Ainda não me dei ao trabalho a fazer o mesmo ao ELM327...

Estou com 55.74Ah reportados pela aplicação, o que é o valor máximo a partir do qual a primeira barra pode desaparecer. Tem andado entre os 55.74 e os 55.90Ah nos últimos dias, o que sugere que finalmente apanhou a capacidade atual e agora as perdas passam a ser bem reportadas.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 23 set 2013, 10:44

Sigo com 55,31 Ah e 12 barras. Sinto que, após a P3227, com o frio já não vai haver a subida da capacidade reportada pelo BMS, da mesma maneira que com o calor também não há descida abrupta de capacidade. Assim é até possível que perca a 12ª barra durante o Inverno.

Recomendo a que todos façam o quanto antes o update pois trás grandes vantagens na compatibilidade com PCRs, nomeadamente naqueles que não funcionavam com os Leaf mas funcionavem com os Mitsubishi, e também porque representa mais corretamente a capacidade armazenada na bateria.
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