Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 26 mai 2013, 17:03

Primeira viagem: Coimbra-Guarda.

Após a entrada em funcionamento dos novos Mobi.E de Tondela e Mangualde, fui ver...
Imagem
("E3DL – Eficiência Energética e Ambiental nos Centros Urbanos de Dão Lafões apresentado em Mangualde e Tondela

Decorreu nos passados dias 16 e 19 a apresentação do projeto E3DL nos municípios de Tondela e Mangualde. Este projeto tem como principais objectivos a melhoria da qualidade do ambiente nos centros urbanos participantes no projecto; a criação de uma rede de pontos de abastecimento eléctrico na região Dão Lafões (utilizando a produção de energia fotovoltaica); a promoção da utilização do veículo eléctrico junto da população e sector empresarial, bem como valorizar os modos suaves de transporte nos centros urbanos e na sua articulação com as zonas envolventes.

Em cada um dos municípios foram inaugurados os pontos de abastecimento de veículos eléctricos, utilizando a energia fotovoltaica como recurso e apresentado o modelo de disponibilização de veículos eléctricos (bicicletas e microcarros) que se encontra à disposição da população e visitantes.

Para mais informação sobre o projeto poderá consultar http://e3dl.cimrdl.pt/")
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/ ... 6509_n.jpg

Sem a paragem intermédia em Mangualde não me estava a apetecer percorrer os 160km a 40 ou 50km/h. Daí que saí pelas 8h e cerca de 1h30 depois estava próximo de Mangualde.
Imagem

Viagem tranquila com o cc a 65, 70 ou 75km/h, cheguei assim:
Imagem

Este foi o primeiro Mobi.E a encontrar. Mesmo ao lado do Estádio.
Imagem

Tem um software novo e diferente dos que tenho visto. Caracteres com melhor definição, bolinhas em vez de asteriscos e até aparece um carrinho azul a carregar. Uma versão mais evoluída da MagnumCap, portanto. Parabéns a isso e à E3DL pela aposta na Mobilidade Elétrica na zona.

Imagem

Entretanto apareceu um fã da mobilidade elétrica que, muito gentilmente, me mostrou as redondezas, o outro posto Mobi.E (justamente quando o estava a tentar encontrar no Carwings...), e a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Falámos de imensos assuntos, e a paragem prevista para uma hora, passou para duas :) .
Mais tarde falarei novamente de Mangualde. Por enquanto fica a foto do evento da semana passada.
Imagem
Imagem
(Sim, são dois Twizy no interior da Biblioteca Municipal :lol: ). Mais detalhes em https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 5015_n.jpg.

Este é o Mobi.E localizado mesmo ao lado da Biblioteca Municipal. O respetivo painel fotovoltaico está mais em baixo e não é visível deste ângulo.

Chegada à cidade mais alta e toca a alimentar a máquina, pois a última subida deu cabo das barras todas. Sobrou uma :shock: . Subi a encosta começando a 50km/h, mas lá em cima tive que passar para 45 e depois para os 40. Logo, à entrada, junto aos Bombeiros, tinha duas barras, mas com as voltinhas até ao centro da cidade fiquei apenas com uma. Ufff...

Pelas 19h00, e de papo cheio, o regresso milagroso. Mesmo caminho e perto do Porto da Carne, a magnífica marca de 215km :)
Imagem

Algures no ex-IP5...
Imagem

E chegada a Mangualde. Bem diferente do que de manhã.
Imagem

Entretanto, o Carwings já conhecia as redondezas.
Imagem

E cá está o segundo painel fotovoltaico.
Imagem

Claro que se o Folha estava a carregar, eu não lhe podia ficar atrás! Estava a dar a final da Champions no bar das Piscinas Municipais. Local muito agradável e bem espaçoso para esperar. Portanto, quem vier para estas bandas pode trazer equipamento de banho :) .

Imagem

Para o último troço do dia, saí assim e até ao cruzamento do IC12 com o IP3 não ultrapassei os 60. Custou imenso e apenas a meio me lembrei de ligar o Sports Tracker. Consegui registar desde Nelas até Coimbra. Nota-se bem a diferença do declive (a azul), assim como a gestão do cc durante as várias etapas. A partir do IP3 fui aumentando sucessivamente a velocidade e depois da descida do Botão vim por aí acima, 70, 80, 90, 100. Foi a loucura :lol: .
Imagem

Imagem

Resumindo. Podia ter vindo mais depressa desde Mangualde, pois ainda tinha uns trinta e tal km na autonomia.
Se um dos 49 pcr ficasse ali ou em Viseu ainda poderia considerar mais viagens destas, mas para ir e voltar num dia só é dose! 8h-24h00. 16 horas a rolar ou a carregar ininterruptamente. Cansativo, mas ficou o teste feito.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Filipe » 26 mai 2013, 19:02

Claro que aquela cervejola ao pé das Alcagoitas é Zero Etílica. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por ICEM4N » 28 mai 2013, 09:31

Ontem nao te perguntei isto..

em casa conseguimos carregar a 16A? Depende do carregador ou da tomada?
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por vgomes » 28 mai 2013, 12:03

Para carregar a 16A ou 10A depende do "carregador" que está no cabo do carro.
Alguns têm o de 16 outros o de 10 outros os dois.
O termo mais correcto é o EVSE (controlador do carregador) pois o carregador está no carro.

Claro que se ligares um evse de 16A a uma tomada de 10 o quadro da habitação dispara.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Essiemme » 28 mai 2013, 12:51

vgomes Escreveu:...

Claro que se ligares um evse de 16A a uma tomada de 10 o quadro da habitação dispara.
Ou isso ou a tomada começa a deitar fumo... :lol:

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por ICEM4N » 28 mai 2013, 13:06

As minhas tomadas sao de 16a

Estou a falar com o stand da nissan e deram 3500eur pelo meu bmw 320D...
Se eu tivesse vá la um clio ou um fiat punto será que ainda tinha que pagar para ficarem com ele???
Enfim assim se perdem negócios!!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por vgomes » 28 mai 2013, 14:38

ICEM4N Escreveu:As minhas tomadas sao de 16a

Estou a falar com o stand da nissan e deram 3500eur pelo meu bmw 320D...
Se eu tivesse vá la um clio ou um fiat punto será que ainda tinha que pagar para ficarem com ele???
Enfim assim se perdem negócios!!!
Tinha ideia que esses carros se vendiam bem.
Não consegues um preço maior se venderes tu a um particular?

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por ICEM4N » 28 mai 2013, 14:49

vgomes Escreveu:
ICEM4N Escreveu:As minhas tomadas sao de 16a

Estou a falar com o stand da nissan e deram 3500eur pelo meu bmw 320D...
Se eu tivesse vá la um clio ou um fiat punto será que ainda tinha que pagar para ficarem com ele???
Enfim assim se perdem negócios!!!
Tinha ideia que esses carros se vendiam bem.
Não consegues um preço maior se venderes tu a um particular?
Particular dao perto de 8000eur porque o meu tem menos km que o normal e esta numa estado impecavel, pneus pintura interior... por isso me passei com o preço que eles me deram
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por galt » 28 mai 2013, 20:15

A nissan não vende carros com mais de 2 ou 3 anos. Esse preço é dado porque o carro vai para leilão e será comprado por um stand regional. O revendedor que o comprar tem de fazer a manutenção, arranjar avarias e limpar riscos e depois acrescentar a margem de lucro, impostos e garantia. Dará um total de 8000 ou 9000 euros.

Vende ao nível particular a um bom preço. Atualmente haverá muita gente que o compra se tiver um valor abaixo do mercado.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 28 mai 2013, 23:12

Já me estava a esquecer da foto, e agora tem mais importância, é um posto completamente ocupado.

Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”