Relatório de 1 ano de i3Rex: 21250km, aproximadamente, num total de 63000.
Perfeito no dia a dia, cumpridor nas viagens maiores.
Utilizo-o da mesma forma que um diesel? Não. Em viagem ando mais devagar, no dia a dia disfruto muito mais do disparo do i3. Basicamente, o que poupei em gasóleo, gastei em restaurantes e alojamentos locais.
Limitações? Poucas: parar para carregar em viagem. Poderia contorná-las com gasolina, mas raramente o fiz. Terei gasto, no máximo, 50€ de gasolina num ano, mas isso aconteceu em situações realmente importantes: Postos ocupados, um posto avariado, alguns dias mais complicados em que um carregamento a menos faz toda a diferença.
Problemas? Nada digno de nota.
Segue a comparação possível (com o Golf que tinha antes), com os dados quase completos. Faltam-me os dados dos carregamentos com o cartão EDP e as pouquíssimas faturas de gasolina. Estimei valores.
Concluindo: O i3 Rex custou-me um Golf 1.6TDi de 2010, mais 14000€. 7 anos e 100000km separam-nos, com tudo o que isso acarreta: manutenção, avarias, etc... Valores não quantificáveis com exatidão, mas de 4 injetores, uma embraiagem, um bimassa e uma EGR não me livraria a curto/médio prazo. Valor estimado: 3/4k€, que não considerei.
Se comparar com o BMW diesel mais aproximado (116d de 2017), com menos de 100000km, a diferença entre os valores de aquisição ronda os 3000€. Recupera-se em cerca de 3 anos, se nenhum dos carros em comparação der problemas. Para um particular, que faça 20000km/ano, faz sentido o VE usado.