Comprar I3 de 2014 ou 2015

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Jovife
Mensagens: 11
Registado: 19 set 2018, 22:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por Jovife » 19 set 2018, 23:01

Boa noite aos membros deste forum.

Estou a pensar entrar no mundo dos electicos através de um I3, acham uma boa ideia ????

Para isto preciso de esclarecimentos/ ajuda , existe diferença entre o modelo de 2014 ou 2015 ? Qual recomendam ?

60 000km neste carro é significativo ?

Que cuidados a ter na escolha ?

Obrigado desde já a todos !

Abraço

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por migle » 19 set 2018, 23:56

Parece uma óptima ideia. Que eu saiba, não existe diferença significativa entre 2014 e 2015. Ambos têm uma bateria de 60Ah. O modelo de 2017, sim, introduziu uma bateria maior e chega a fazer 200km. Deve saber que existem os modelos REX, que têm um motor (um motor pequeno, de mota) que lhes permite carregar a bateria em andamento.

O REX será uma coisa muito boa para umas pessoas, para outras será menos. O REX é um pouco menos eficiente que a versão normal. Após esgotar a bateria não é muito eficiente no seu consumo de gasolina. Uma consequência prática é que os modelos REX não sendo 100% eléctricos pagam estacionamento em Lisboa.

Eu penso que 60 mil num eléctrico não é nada, o carro sofre pouco desgaste.
Resta saber como é a degradação da bateria, penso que outros utilizadores do fórum poderão informar melhor. Sei sim que a bateria do outro modelo de 2017, o de 94Ah, está feita para durar muitas centenas de milhar de km.

Penso que será conveniente ter uma ideia da capacidade actual da bateria, nem que seja enchendo a 100% e vendo quantos kms ele indica.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por Spin » 20 set 2018, 09:17

Parabéns pela opção da mobilidade elétrica.
Quanto às dúvidas apresentadas, vou tentar dar uma ajuda.
1. O I3 é uma excelente escolha pela qualidade dos materiais, design e eficiência, entre outras.
2. Se a diferença de preço não fôr muita, recomendo o mais recente.
3. Os 60.000km podem eventualmente ser um factor determinante, em virtude da garantia das baterias serem de 8 anos ou 100.000km (o que ocorrer primeiro). Assim, o de 2014 perde a garantia das baterias em 2022 ou percorridos mais 40.000km (média de 10.000km/ano).
4. Quanto aos cuidados a ter na escolha.
Não pretendo ser exaustivo, passa por verificar o seu aspeto geral, tem de ter um desgaste uniforme (pintura, óticas, jantes, pneus, interiores, etc.). caso contrário, pode indiciar que o carro teve algum acidente.
Fazer pelo menos 2 testes de condução para sentir o comportamento equilibrado do carro e detetar evetualmente ruídos estranhos.
Fazer o teste de carregamento através do "sabonete" e outro com o cabo menekes.
Consultar o menu escondido para ter uma noção da capacidade atual de carregamento da bateria e consultar o menu de serviço para saber se está tudo OK e quando é a data da próxima revisão.
Ser um bev para ter desconto nas pontes da margem sul (se fôr o seu caso) e pedir o selo da emel (12 euros/ano),para estacionar em Lisboa.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por nbairro » 20 set 2018, 09:47

Boas eu tenho um i3 REX de 2013 mês de Dezembro.

Vou-te tentar dizer sem parecer mau.

2014 e 2015 são os piores anos no que toca a problemas, só aconselho a compra de i3 que tenha garantia ou extensão de garantia isto aplica-se ainda mais aos modelos REX.

Comprei o meu com 30mil km, tinha a bateria como nova, mas no espaço de um ano pus-lhe 35mil km em cima e já perdeu 2kw de capacidade.

Se conseguires comprar um BEV de 2016 talvez ainda consigas aplicar extensão de garantia e assim ficas com um óptimo carro.
os I3 dão muitos problemas, e todos eles são problemas caros...BMW paga-se e bem!

Para além disto, adoro o carro na mesma o REX ajuda muito naqueles dias em que estamos com pressa e não temos paciência de estar à espera para carregar.

um REX de 2014 ou 2015, se fores tu a importar deves conseguir ai por uns 25k ou menos, eu preferia dar mais 6k e ter um leaf 2.0.

abraço e boa sorte.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por rimsilva » 20 set 2018, 15:28

Também tenho um i3 BEV de 2016 com 63.000km e estou bastante satisfeito com ele.

A pensar em comprar usado, claro está que aconselho o mais recente possivel, o facto de ter mais km não é o mais problemático, pela experiência que levo deste mundo dos VE's, o mais importate é que o VE passe pouco tempo parado, por isso, um carro mais aintido com poucos km pode ser mau sinal.

Se o orçamento chegar para um de 94 Ah (os primeiros chegaram a Portugal em Agosto de 2016) é sempre preferivel porque é mais confortável a margem de segurança e um upgrade de bateria de um i3 de 60 Ah para 94 Ah ainda deve andar na casa dos 9.000€.

Relativamente há fiabilidade do i3, não acho que seja assim tão catastrofica com o comentario anterior, certamente já viu o DB do João Gonçalves que tem um i3 de 2014, actualmente já passou os 200.000km mudou 2x os pneus e gastou 0€ em manutenção, conheço uma outro (i3 94Ah) na zona onde vivo que em 19 meses fez 100.000€ também sem qualquer problema (mudou 1 jogo de pneus).

Não sendo certo que vá ter problemas, o ue eu verifico é que as versões REX têm muito maior probabilidade de terem problemas, por isso é a unica coisa que lhe posso alertar.

Voltando à compra, garanta que compra um usado com garantia da marca, no facebook há um grupo do bmw i3 onde um colega só vende i3 que vêm da marca.
Aqui no forum há 2 foristas que também vendem carros usados, talvez lhe consigam arranjar um bom negócio para um i3...

Boa sorte.

Jovife
Mensagens: 11
Registado: 19 set 2018, 22:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por Jovife » 20 set 2018, 22:20

migle Escreveu:
19 set 2018, 23:56
Parece uma óptima ideia. Que eu saiba, não existe diferença significativa entre 2014 e 2015. Ambos têm uma bateria de 60Ah. O modelo de 2017, sim, introduziu uma bateria maior e chega a fazer 200km. Deve saber que existem os modelos REX, que têm um motor (um motor pequeno, de mota) que lhes permite carregar a bateria em andamento.

O REX será uma coisa muito boa para umas pessoas, para outras será menos. O REX é um pouco menos eficiente que a versão normal. Após esgotar a bateria não é muito eficiente no seu consumo de gasolina. Uma consequência prática é que os modelos REX não sendo 100% eléctricos pagam estacionamento em Lisboa.

Eu penso que 60 mil num eléctrico não é nada, o carro sofre pouco desgaste.
Resta saber como é a degradação da bateria, penso que outros utilizadores do fórum poderão informar melhor. Sei sim que a bateria do outro modelo de 2017, o de 94Ah, está feita para durar muitas centenas de milhar de km.

Penso que será conveniente ter uma ideia da capacidade actual da bateria, nem que seja enchendo a 100% e vendo quantos kms ele indica.
Boa noite,
Obrigado desde ja pela sua ajuda, irei por em pratica alguns pontos que referiu.
Possui um I3 também ?
Abraço

Jovife
Mensagens: 11
Registado: 19 set 2018, 22:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por Jovife » 20 set 2018, 22:23

Spin Escreveu:
20 set 2018, 09:17
Parabéns pela opção da mobilidade elétrica.
Quanto às dúvidas apresentadas, vou tentar dar uma ajuda.
1. O I3 é uma excelente escolha pela qualidade dos materiais, design e eficiência, entre outras.
2. Se a diferença de preço não fôr muita, recomendo o mais recente.
3. Os 60.000km podem eventualmente ser um factor determinante, em virtude da garantia das baterias serem de 8 anos ou 100.000km (o que ocorrer primeiro). Assim, o de 2014 perde a garantia das baterias em 2022 ou percorridos mais 40.000km (média de 10.000km/ano).
4. Quanto aos cuidados a ter na escolha.
Não pretendo ser exaustivo, passa por verificar o seu aspeto geral, tem de ter um desgaste uniforme (pintura, óticas, jantes, pneus, interiores, etc.). caso contrário, pode indiciar que o carro teve algum acidente.
Fazer pelo menos 2 testes de condução para sentir o comportamento equilibrado do carro e detetar evetualmente ruídos estranhos.
Fazer o teste de carregamento através do "sabonete" e outro com o cabo menekes.
Consultar o menu escondido para ter uma noção da capacidade atual de carregamento da bateria e consultar o menu de serviço para saber se está tudo OK e quando é a data da próxima revisão.
Ser um bev para ter desconto nas pontes da margem sul (se fôr o seu caso) e pedir o selo da emel (12 euros/ano),para estacionar em Lisboa.
Boa noite,
Desde já os meus agradecimentos, sempre ajudam as varias opiniões aqui dos membros do forum.
Abraço

Jovife
Mensagens: 11
Registado: 19 set 2018, 22:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por Jovife » 20 set 2018, 22:28

nbairro Escreveu:
20 set 2018, 09:47
Boas eu tenho um i3 REX de 2013 mês de Dezembro.

Vou-te tentar dizer sem parecer mau.

2014 e 2015 são os piores anos no que toca a problemas, só aconselho a compra de i3 que tenha garantia ou extensão de garantia isto aplica-se ainda mais aos modelos REX.

Comprei o meu com 30mil km, tinha a bateria como nova, mas no espaço de um ano pus-lhe 35mil km em cima e já perdeu 2kw de capacidade.

Se conseguires comprar um BEV de 2016 talvez ainda consigas aplicar extensão de garantia e assim ficas com um óptimo carro.
os I3 dão muitos problemas, e todos eles são problemas caros...BMW paga-se e bem!

Para além disto, adoro o carro na mesma o REX ajuda muito naqueles dias em que estamos com pressa e não temos paciência de estar à espera para carregar.

um REX de 2014 ou 2015, se fores tu a importar deves conseguir ai por uns 25k ou menos, eu preferia dar mais 6k e ter um leaf 2.0.

abraço e boa sorte.
Boa noite,

Obrigado pelo seu testemunho, pois não querendo dizer mal alertou para pontos importantes.
Espero poder em breve ter um brinquedo como o seu nas mãos e poder vir aqui dar uma ajuda também.
Quanto ao Leaf 2.0, tenho ouvido que tem problemas com degradação rapida das baterias e problemas nos carregamentos rapidos consecutivos, será verdade ?

Abraço

Jovife
Mensagens: 11
Registado: 19 set 2018, 22:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por Jovife » 20 set 2018, 22:40

rimsilva Escreveu:
20 set 2018, 15:28
Também tenho um i3 BEV de 2016 com 63.000km e estou bastante satisfeito com ele.

A pensar em comprar usado, claro está que aconselho o mais recente possivel, o facto de ter mais km não é o mais problemático, pela experiência que levo deste mundo dos VE's, o mais importate é que o VE passe pouco tempo parado, por isso, um carro mais aintido com poucos km pode ser mau sinal.

Se o orçamento chegar para um de 94 Ah (os primeiros chegaram a Portugal em Agosto de 2016) é sempre preferivel porque é mais confortável a margem de segurança e um upgrade de bateria de um i3 de 60 Ah para 94 Ah ainda deve andar na casa dos 9.000€.

Relativamente há fiabilidade do i3, não acho que seja assim tão catastrofica com o comentario anterior, certamente já viu o DB do João Gonçalves que tem um i3 de 2014, actualmente já passou os 200.000km mudou 2x os pneus e gastou 0€ em manutenção, conheço uma outro (i3 94Ah) na zona onde vivo que em 19 meses fez 100.000€ também sem qualquer problema (mudou 1 jogo de pneus).

Não sendo certo que vá ter problemas, o ue eu verifico é que as versões REX têm muito maior probabilidade de terem problemas, por isso é a unica coisa que lhe posso alertar.

Voltando à compra, garanta que compra um usado com garantia da marca, no facebook há um grupo do bmw i3 onde um colega só vende i3 que vêm da marca.
Aqui no forum há 2 foristas que também vendem carros usados, talvez lhe consigam arranjar um bom negócio para um i3...

Boa sorte.
Boa noite,

Sim um comentário mais positvo , ja estava a pensar desistir :)
De facto ajudou bastante a esclarecer algumas duvidas.
Vou pesquisar um pouco onde indicou para ver se encontro usados num bom negocio , mas tambem irei à marca ver um de serviço para ver se me fazem uma proposta interessante !
Como e onde posso encontrar os pontos de carregamento e respectivas fichas , de preferencia numa aplicação Android ?
Obrigado e espero ser em breve também como rimsilva um feliz proprietário de I3.
Qual a autonomia que faz com o seu é do de 32kw ?

Abraço

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por rimsilva » 20 set 2018, 23:24

A aplicação mais usada em Portugal é a electromaps, existo versão para todas as plataformas.
Tenho um i3 de 60 Ah e actualmente estou a fazer 140km em percursos de cidade no grande Porto.
O consumo acumulado do carro está em 13 kWh, em AE vai para os 16/17 kWh, tudo depende se quero ir mais rápido ou controlar um pouco a autonomia.
No me DB (na secção do bmw i3) tenho alguns detalhadas de viagens que fiz e algumas experiências :D

Responder

Voltar para “BMW i3”