Página 1 de 5

DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 14 jul 2016, 17:53
por almeidajac
Ora boas tardes... mais um que está para 'nascer elétrico', desta feita, pelas bandas de Vila do Conde! :D

Alguém que faz 40.000km/ano, portanto, concorrente do i3 BEV do João Gonçalves! :whistle:

Dia 22-07-2016, em princípio, já deverá repousar na minha garagem... Can't wait!!! ;)

Abraço a toda comunidade EV, e em especial aos irmãos "BMW i".

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 14 jul 2016, 18:10
por BrunoAlves
Bem vindo e parabéns pela compra ;)

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 14 jul 2016, 18:30
por mjr
Bem vindo e parabéns! O do João leva um bom avanço, mas parece que vai ter um concorrente à altura ;-)

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 14 jul 2016, 19:39
por Fil
Bem vindo e muitos parabéns pelo VE! A andar assim vai compensar e de que maneira. Fotos e descrições mais pormenorizadas são bem vindas ;)

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 14 jul 2016, 19:57
por djs
Bem-vindo à família i3.

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 14 jul 2016, 22:09
por snowman
Daqui Snowman: BMW i3 REX desde 19 de Junho de 2015, 26 000km...

Bem vindo!

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 15 jul 2016, 15:24
por Volt
Bem-vindo.

Assim compensa bem :-). Eu também faço (mais de) 40 mil km por ano, grande parte deles eléctricos.
Se fizéssemos 40 mil km anuais a gasolina, gastaríamos alguns 4 mil euros anuais só em combustível! :-O.

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 15 jul 2016, 15:39
por rimsilva
Parabéns pela compra e bons km's... sobretudo limpos! :)

Bem concorrência ao João Gonçalves será praticamente impossivel, porque 40.000km em BEV é obra... em REX eu diria que será relativamente fácil...

No meu caso (que é BEV) na melhor das hipoteses deve ficar por 22.000/24.000km no 1º ano, poderia esticar um pouco mais com idas a Lisboa e nas férias, mas sem mais postos rápidos, já me chegou a aventura que tive em Abril. :)

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 15 jul 2016, 18:03
por almeidajac
Olá a todos, irmãos/irmãs VE's!

Concordo, 40000km/ano em puro elétrico, é um feito notável ali para o João! Vou poder carregar o veículo na empresa onde trabalho :dance: , portanto, conseguiria fazer o percurso casa-trabalho-casa (88km + 88km) na boa, mas... confesso que tive algum receio. :roll:

Ponderantes na decisão para compra de VE:
1. gastar 400€ mensais em diesel+manutenção+pneus+iuc, só do ponto de vista financeiro, é um desperdício absurdo!!!
2. do ponto de vista ambiental, sempre me interessei pelo tópico das energias renováveis, sustentabilidade. Depois do VE, certamente virá painéis FV, energia solar, etc. quando mudar de apartamento para uma casa (looking forward!).

Ponderantes na decisão para compra de VE+extensor:
3. rede nacional de carregadores elétricos é minúscula aqui para o norte, principalmente na região do percurso que faço diariamente.
4.a) mesmo que a rede fosse boa, ter que parar 30min para prosseguir com a viagem para casa ou trabalho, não é prático.
4.b) ressalva: ter que parar 30min (ou um pouco mais) para abastecer eletrões no decurso de uma viagem mais longa (em lazer, não em trabalho), isso não me importaria.
5. conforto/paz de espírito - 120/150km de autonomia eletrica é de facto muito pouca, para quem faz 40.000km/ano. Atenção que apenas me meti na compra de um VE porque a minha empresa me vai permitir carregar lá - senão, não compraria.
6. daqui a 5/10 anos, penso que os VE+extensor, tal com o BMW i3 REX poderão deixar de existir, quando um pack de baterias aguentar +300km, tal como os Tesla Model 3. Estive mesmo para comprar o BMW i3 de 94Ah, mas depois pensei nos ponderantes 3. e 4.a.

Ponderantes na decisão para compra do BMW i3 60Ah REX:
7. veículos eletricos com extensores de autonomia, convenhamos que a escolha passou a ficar limitada.
8. gosto de BMW's, confesso.
9. a compra de um veículo, seja VE ou não, não tem que ser puramente financeira - nunca é, nunca foi, e não vai ser agora que vai passar a ser. Senão, só comprávamos bicicletas (para percursos citadinos, é o mais económico que há) ou então Dacias Logans a GPL, ou qualquer outro veículo cujo custo de aquisição fosse o mais barato. É como comprar móveis lá para casa, se tudo tivesse que ter um racional financeiro, então toda a gente ia ao IKEA (que eu gosto bastante) ou mais barato.
10. sim, o Nissan Leaf é mais barato que o BMW i3, mas não tem extensor de autonomia (ver argumentos 3 a 6).
11. e não é um BMW - engenheiro como sou, convenhamos que o nível tecnológico não é de todo comparável com o Leaf, e isso eu valorizo - outros podem não valorizar, mas eu valorizo.
11.a) estrutura do habitáculo c/ fibra de carbono, o que permite uma maior longevidade do mesmo, daqui a 5-10 anos (sim eu espero que dure tanto tempo, com um pack de baterias novas) não vou ver pontos de ferrugem na carroçaria do carro; e eu espero que a poupança gerada em 4 anos me permita comprar um pack de baterias novo e com maior autonomia;
11.b) arrefecimento ativo das baterias, isto é, o i3 tem um ar condicionado só para as baterias (battery preconditioning), prolongando o tempo de vida das mesmas;
11.c) as baterias estão sobre uma bandeja de alumínio, removivel de uma forma prática (portanto, económica) num serviço BMW (claro), com 8 módulos de baterias, facilmente substituidas, módulo a módulo se necessário, ou se for o pack inteiro, depois poder utilizar essas baterias gastas no n/ sistema foto-voltaico em casa (estilo o sistema Power Wall da Tesla) - muito inteligente. Penso que o Leaf não permite isso, ás tantas, para já.
12. comprei-o como semi-novo, uma viatura de serviço/demonstração da BMW, com 4300km, portanto bem mais barato que um carro novo em folha. Se o comprasse novo em folha, o custo do capital seria maior, e aí, a rentabilização do carro (aqui, mais uma vez, só estou a falar do ponto de vista financeiro) aconteceria muito mais tarde.

Concluindo, a compra foi justificada 75% do ponto de vista financeiro e 25% emocional. Na realidade, penso que as pessoas compram carros 75% emocional e 25% financeiro - parece que não, mas acredito que sim, senão, volto ao meu argumento 9. - toda a gente compraria bicicletas para andar na cidade ou viaturas estilo "papa-reformas"! :D

Mas visto estar a utilizar um fórum do NissanLeaf, posso adiantar... se não pudesse comprar o BMW i3 REX ou BMW i3 (BEV), eu compraria o Nissan Leaf 30KWh ;) Pronto, para verem que não sou fanático com os BMW's.

Bem, mais uma semanita e já terei o meu VE comigo! Abraço!

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 16 jul 2016, 08:55
por joaocfgoncalves
Bem vindo, e Parabéns.

Não terei um concorrente, terei mais um amigo eléctrico, que nos vai contar mais aventuras...

Pelo que percebi, bem perto do meu i3, nada como um encontro de troca de "electrões" lá pelos lados das "almôndegas"...

Avaliando o seu percurso, tem a vantagem de estar com desníveis inferiores a 100m/altura. Por isso sem stress, e provavelmente sem uso do REX.

Na necessidade, tem um PCL em Leça disponível de 32A ( para ja 16A).

Mais uma vez uma escolha inteligente, a escolha de um VE.