Experiências com o meu i3 - RD

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 05 ago 2016, 14:08

Registo aqui o segundo “round” da “aventura” Lisboa – V.N de Gaia (o trajeto de ida, não o tenho registado, porque a pressa leva ao esquecimento do registo …)
A viagem de ida acaba por ter sempre melhores resultados, pelo relevo do trajeto, o tempo de carregamento em Aveiras e a temperatura (aqui é mais uma questão de conforto).
1º Registo na chegada a Aveiras, o transito para sair de Lisboa é sempre um entrave, apesar de ter rolado bem acima dos limites de velocidade na AE, a média é bem baixa e atrasou-me na chegada a Aveiras.

Imagem

A partida foi muuuiiitttoooo demorada, tive de esperar uns 15min para um leaf chegar aos 80%, já sabia que teria de estar mais tempo a carregar (porque cometi o erro de sair de Lisboa sem ter a carga a 100%)… Para piorar ainda a situação, chegou um outlander para carregar e eu acabei por deixar (eram “apenas” 20min) e eu já estava a carregar depois dos 80%, o resultado foi 1h30m de paragem em Aveiras… Já sabia que ía ser uma jornada longa… por isso acabei por me mentalizar disso mesmo e não stressar.
Chegada a Pombal, 1h13min depois, 121km percorridos, média 99,45km/h. Já deu para subir a média da viagem para 96,2km/h.

Imagem

Depois de 55min a carregar e 99% de carga, veio a parte dolorosa… 139km até casa em 1h41min, média de 82,57km/h.

Imagem

Para comparar (sobretudo devido à altitude), o percurso de ida para Lisboa teve uma média 4,5km/h superior.

Imagem

Dá próxima vez vou tentar incluir um (ou mais graficos) por "segmento" (Gaia-Pombal / Pombal-Aveiras) para verificar a altitude e assim comparar até percurso de ida e volta.

Ao total foram 3h33min de viagem, tenho a noção que no minimo será necessário mais 1 PCR (em Esterreja), sendo que o ideal para fazer 2 paragens, necessitava de 2 novos postos, 1 na Mealhada e outro em Santarém.

Esperemos que seja para um futuro próximo.
Última edição por rimsilva em 05 ago 2016, 22:39, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por BrunoAlves » 05 ago 2016, 15:44

Bom relato ;)

3h33m Lisboa-Porto é só a viagem, certo? A isso somas o tempo de paragem?
O tempo de deslocação é o normal para uma viagem tão grande, com 2 paragens para café e abastecimento + café. À excepção do tempo de carga elevado, parece-me normalíssimo ;)
rimsilva Escreveu:(...) no minimo será necessário mais 1 PCR (em Esterreja), sendo que o ideal para fazer 2 paragens, necessitava de 2 novos postos, 1 na Mealhada e outro em Santarém.
Andar um pouco mais devagar é mais eficiente do que teres de fazer mais paragens para recarregar ;)
Os postos que fazem falta são mais para não "desperdiçar" uma paragem com pouca energia gasta: para ti Aveiras, para quem vem do Porto provavelmente Mealhada, para mim Leiria.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por Fil » 05 ago 2016, 17:31

Viagem muito interessante e bem relatada. Este tipo de informações são essenciais para quem pretende fazer o mesmo, e assim fica a saber com o que pode contar.

Continue com os bons relatos!

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 05 ago 2016, 23:13

margarett Escreveu:Bom relato ;)

3h33m Lisboa-Porto é só a viagem, certo? A isso somas o tempo de paragem?
O tempo de deslocação é o normal para uma viagem tão grande, com 2 paragens para café e abastecimento + café. À excepção do tempo de carga elevado, parece-me normalíssimo ;)
Sim, 3.33m de viagem, as 3 imagens são o registro do trajecto de Lisboa (Marquês) até casa.

A saída está registada como 17h33 e chegada 23h36, foram 6h!

Das 2h30 de paragem, a carregar estive 1h50 (se tivesse saído de Lisboa com 100%, não precisava de tanto tempo), o resto foram os "contratempos" que referi.
Andar um pouco mais devagar é mais eficiente do que teres de fazer mais paragens para recarregar ;)
Neste caso como vou em trabalho tenho a preocupação de chegar o mais cedo possível a Lisboa, no regresso já estou mais à vontade, mas mesmo assim tento evitar chegar no dia seguinte :)

Percebo a ideia e na maior parte das ocasiões é o que faço, mas andar mais devagar do que o que ando (sobretudo para fazer os 139km) até é perigoso, em determinados momentos os camiões aproximam-se demais.

Com estes níveis de autonomia, e com cargas tão demoradas dos 80% aos 100%, acabamos por demorar o mesmo tempo a carregar ~1h30, para 2 ou 3 paragens.

No entanto, com 3 paragens, os trajetos são mais curtos, permitindo melhores médias.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por BrunoAlves » 06 ago 2016, 01:12

Isso é verdade. E aliás, se pudéssemos parar mais vezes não precisávamos de tanto tempo a carregar porque metade do tempo de carga (nos Leaf pelo menos) é a potências muito mais baixas que os 50kW que o posto permite.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por santanamos » 06 ago 2016, 01:22

Gostava de demorar 6h também quando for de férias, mas não estou nada optimista!

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 10 ago 2016, 07:45

Chegada a Pombal

Imagem
Imagem

Quase que tinha um ataque do coração... Posto desligado!

Mas já está a "papar" do outro lado... :)
Última edição por rimsilva em 10 ago 2016, 11:33, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por BrunoAlves » 10 ago 2016, 08:11

Tens de redimensionar as fotos, não se vê nadita :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 10 ago 2016, 08:17

Só quando tiver no PC.. A aplicação móvel do imgur não me dá um link diferente (ou pelo menos não encontro, pelo browser de smartphone a mesma história), é só o tempo de chegar a Lisboa.

Avatar do Utilizador
almeidajac
Proprietário i3
Mensagens: 33
Registado: 14 jul 2016, 14:20
Data de fabrico: 31 out 2015
Capacidade bateria: 60Ah

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por almeidajac » 10 ago 2016, 11:36

Viva, pessoal, recomendo utilizarem a aplicação Geo Tracker para Android (não sei se tem para iOS) para registarem o declive do percurso, assim como outros dados. Seria útil para comparar trajetos ida-volta, e afins. Aqui vai um exemplo de uma viagem que fiz recentemente https://postimg.cc/image/45lsx7ilj/. Podem também ver o meu DB http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=54&t=5288.

Responder

Voltar para “BMW i3”