rdias Escreveu:
Fil, 3600 € ao ano, é um numero bonito, mas para inglês ver.
Apresentem sempre os custos de aquisição. Nem que seja tipo... ia comprar um bmw serie 1 e comprei um i3. Ia comprar um megane e comprei um i3. baseado nisto, aqui estão as minhas estimativas de poupança e break even.
Semelhante ao que o Alex fez e chegou ao break even de 35000 kms ano.
Uma coisa mais matemática
O ideal até seria na venda do VE após a utilização . Aí até seriam contas mais realistas.
Viva rdias, estava a ver que ninguém me 'pedia' a minha tabela Excel com todas as contas e mais algumas, incluindo os famosos custos de aquisição, que tanta gente se esquece de considerar. Mas posso lhe dizer que a fase de fazer contas para frente, contas para trás, para os lados, para cima e para baixo, deve ter demorado uns bons 6 meses
![Doh! :doh:](./images/smilies/eusa/doh.gif)
e só dava comigo a pensar: "como é que eu, a fazer 40.000 km/ano, não consigo encontrar 'justificação económica' para comprar um VE - se eu não consigo, como é que os outros foristas, que fazem menos, conseguem!".
O tal (o meu) ficheiro tem umas dezenas de colunas e linhas, mas resume-se a isto:
upload image online
- alguns presupostos básicos:
- duração total viatura 7 anos, antes de investir numas baterias novas
- carregamento gratuito na empresa
- carregamento em casa a 0.20€/kWh
- o tal carro "diesel novo" teria um custo de 23.200€, que na realidade iria ser um Mini One Diesel para aí com 20 a 30.000 km (promoção na altura).
- carro velho, uma BMW 320d 177cv, que só me tem dado chatices há 2 anos para trás.
- valor de retoma do i3 ao final dos 7 anos: 3.500€ (portanto, fui bastante conservador)
- valor de retoma do "diesel novo" ao final dos 7 anos: 6.000€ (foi o que deram pelo meu Toyota Avensis 2.2D-CAT, com 265.000km)
Portanto, em termos de marca (BMW), não é que me tenha deixado grande fã - simplesmente, como tinha decidido que queria um VE com REX, as opções tornaram-se muito limitadas. Como a poupança era grande, em vez de ir para um Leaf, Zoe, etc. (que não têm REX) que eram mais baratos (no custo total), tinha margem para uma viatura mais cara mas com REX.
Agora podemos perguntar - mas vais comparar um i3/rex com um mini one D semi-novo/usado, ou vais comparar aquele com aquele outro - como já se disse, era aquele que na altura estava inclinado e certamente compraria, por isso comparei com aquele (no final, porque ao longo dos 6 meses a lista de carros a comprar era bem extensiva
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon/eek.gif)
). E depois é matemática (que eu adoro) - se comparar com um carro mais caro, mais rapidamente chegava ao break-even, e nem era preciso ir para o Série 1. Se quisermos considerar ao final de 10 anos, ui, então aí a poupança é abismal, o que é que 3.600€ x 10 anos = 36.000€ não comprariam? Um VE para a minha mulher, talvez! Acho que 10 anos a fazer 40.000 km/ano não é realista sem ter que gastar algum dinheiro para manter a viatura, e isso é futurismo!
Eu também fiz a contas ao final de 6, 7, 8, 9 e 10 anos, mas a grandeza de ordem dos valores obtidos era de difícil leitura para o dia-a-dia; depois passei tudo para valores mensais, e aí começaram a fazer mais lógica.
Já se passou quase 1 mês desde que tenho o meu i3, e o que é certo é que já sinto a diferença na minha carteira - menos vazia! E isso é o que importa!
![Very Happy :D](./images/smilies/icon/biggrin.gif)