Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

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marcopns
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por marcopns » 28 mar 2015, 21:15

Porque aproveitar a inércia do carro é mais eficiente que a regeneração e carga da bateria.
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mjr
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por mjr » 28 mar 2015, 21:53

Aproveitar a inércia em descida só é mais eficiente quando queremos minimizar o tempo de viagem. Aliás a lógica é simples, se numa descida de 10km estivermos a regenerar carregamos a bateria, se estiver em N ela fica igual ao início (na verdade é descarregada, pois o inversor gasta energia para colocar o campo elétrico sincronizado com o motor). Para os mesmos 10km ficamos com mais energia na bateria quando regeneramos. Naturalmente que demora mais tempo se for a regenerar.

A energia cinética extra que teremos no fim da descida no caso de estarmos em N é completamente desprezável, no caso de descidas minimamente decentes. Em descidas curtas pode ser melhor, mas tenho sérias dúvidas.

Onde andar em N é melhor é por exemplo num semáforo, onde calmamente colocamos em N para ele parar sozinho ao chegar ao semáforo. Mas num VE é difícil acertar pois em plano ele anda muitos metros quando em N.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 28 mar 2015, 22:27

No i3 em modo conforto ele pára em D, mas em ECO PRO ele pára até antes do semáforo, em ECO PRO + ele pára quase ao levantar o pedal.

Prefiro levar o carro sempre em D, porque em N ele vai diminuir a velocidade em descida por força do ar, já que o atrito do chão é menor. Se assim é, porque não levar em D e aproveitar os electrões que entra para usar mais tarde? É certa a sua ligieira diminuição de velocidade (modo conforto) mas é grande a sua regeneração em ECO PRO +. Um ligueiro toque no pedal e ele volta a ganhar velocidade para logo depois regenera, cerca de 20 a 50kW no instante que levanta o pedal.

Vou fazer um video para perceberem o quanto o i3 regenera.
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por ogadiv » 29 mar 2015, 10:30

Eu utilizo o N quando não tenho preocupação com a autonomia, não vou andar a empastelar só para meter uns electrões. Nessa logica nunca passaria os 100 kmh para não gastar mais. Por exemplo ha zonas se for em D tenho de dar um cheirinho de acelerador para ir mais rápido, se for em N vai embalado. Mas obviamente quando a preocupação é fazer 300km como é o caso de hoje, já o modo de condução é diferente.

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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Orlando » 29 mar 2015, 10:38

mjr Escreveu:Aproveitar a inércia em descida só é mais eficiente quando queremos minimizar o tempo de viagem. Aliás a lógica é simples, se numa descida de 10km estivermos a regenerar carregamos a bateria, se estiver em N ela fica igual ao início (na verdade é descarregada, pois o inversor gasta energia para colocar o campo elétrico sincronizado com o motor). Para os mesmos 10km ficamos com mais energia na bateria quando regeneramos. Naturalmente que demora mais tempo se for a regenerar.

A energia cinética extra que teremos no fim da descida no caso de estarmos em N é completamente desprezável, no caso de descidas minimamente decentes. Em descidas curtas pode ser melhor, mas tenho sérias dúvidas.

Onde andar em N é melhor é por exemplo num semáforo, onde calmamente colocamos em N para ele parar sozinho ao chegar ao semáforo. Mas num VE é difícil acertar pois em plano ele anda muitos metros quando em N.
Mas se em N embalas o carro, ao colocar em D, terás maior regeneração?
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Essiemme » 29 mar 2015, 12:35

joaocfgoncalves Escreveu:No i3 em modo conforto ele pára em D, mas em ECO PRO ele pára até antes do semáforo, em ECO PRO + ele pára quase ao levantar o pedal.

Prefiro levar o carro sempre em D, porque em N ele vai diminuir a velocidade em descida por força do ar, já que o atrito do chão é menor. Se assim é, porque não levar em D e aproveitar os electrões que entra para usar mais tarde? É certa a sua ligieira diminuição de velocidade (modo conforto) mas é grande a sua regeneração em ECO PRO +. Um ligueiro toque no pedal e ele volta a ganhar velocidade para logo depois regenera, cerca de 20 a 50kW no instante que levanta o pedal.

Vou fazer um video para perceberem o quanto o i3 regenera.
Esta foi a funcionalidade que mais gostei do I3, quando o experimentei.

Para mim, é fabuloso ter um gerador tão potente embutido no carro.

Depois do último update no meu Leaf, fiquei sem 50% de gerador... grunf :x

sm
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+ de 222.800 KMs
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Orlando » 29 mar 2015, 13:29

Qto maior a regeneração, maior a agressividade para as baterias....não há mundos perfeitos!
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por snowman » 30 mar 2015, 10:17

Bom dia João!

Agora que já li o seu DB todinho… Pela terceira vez…E tendo feito já 3 test drives ao i3… aqui ficam algumas questões (cada vez menos, não se assustem) e testemunhos.

O último test drive foi feito em via rápida e AE (Av. República, A5 Continente da Amadora e volta; A5 de novo até Oeiras e volta). À vontade qb...Num sábado e o trânsito um pouco surreal…como de costume… Cruise control, acelerações (à la i3) nas subidas alguma regeneração nas descidas…
Fiz estimadamente 54 Km e recuperei 24. ECO PRO +...Ainda estou pouco habituado, ganhei e perdi estrelas, mas no modo mais económico a condução para os recém-elétricos fica mais confortável até dominar completamente o carro.

Descobri um esclarecimento muito interessante da BMW aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=vEpKa2c ... qrc495HlIW

Particular atenção a duas funções do espelho retrovisor direito, a estacionar e a mudar de direção, para a direita… A chave memoriza comportamentos, até 3 e assim informa da autonomia expectável, conforme o utilizador…

Duas questões: Muito provavelmente vou a Leiria e volto. Mesmo, mesmo a seguir à entrega do carro. É um Batismo profissional e de longo curso pouco convencional, imagino.
Como tenho REX, a preocupação é menor, mas dá-me a ideia pelos relatos que ainda vou recuperar bastantes eletrões e usar relativamente pouco o extensor. No local de trabalho vou tentar carregar o carro, ainda por lá fico umas 5 horas, antes de regressar…

A minha estimativa para esta viagem é de proceder do seguinte modo:
Velocidade de Cruzeiro a 110 Km/h, ECO PRO + REX a 60% provocado a 60% de Autonomia restante.
Para um caloiro como eu em, ECO PRO + a condução é mais suave até dominar o pé e as travagens em regeneração.

Que lhe parece? Algum conselho adicional? Venho à noite e a gastar luz...


Outro pormenor que me chamou a atenção. No DB li que as jantes de série não são elegíveis no modelo com REX. Percebi bem? Não obstante foi o que pedi na BMW e não me foi recusado…


Cumprimentos.

Fil
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Fil » 30 mar 2015, 12:49

Pela auto estrada não fiz Leiria - Lisboa, mas pela nacional faz-se na maior sempre dentro dos limites de velocidade. Chego sempre com 35/40% de bateria.

snowman
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Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por snowman » 30 mar 2015, 14:24

Fil Escreveu:Pela auto estrada não fiz Leiria - Lisboa, mas pela nacional faz-se na maior sempre dentro dos limites de velocidade. Chego sempre com 35/40% de bateria.
Fantástico. Talvez um pouco demorado, dentro dos limites de velocidade, mas a electrões é impressionante. Parabéns.
Depois direi da minha experiência. Obrigado.
Abraço.

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