Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Fil » 22 mar 2015, 00:40

Acho que a única diferença, é que temos de fazer ok depois de ligar o cabo.

Mafonso
Proprietário Leaf
Mensagens: 77
Registado: 18 ago 2014, 02:48
Data de fabrico: 01 mai 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Mafonso » 23 mar 2015, 12:08

RJSC Escreveu:
Mafonso Escreveu:Pena o visor do posto de carregamento estar avariado, tem de se memorizar os passos.
Podem indicar os passos?
É que até hoje só utilizei os da Efacec, desse modelo da magnum cap não sei como são os menus.

Sim..., primeiro é; passar cartão (sinal sonoro), marcar código, tecla 1(escolher carregar), número do posto, OK, ligar cabo e novamente OK...
para terminar, passar cartão (sinal sonoro), tecla 1(terminar carregamento), OK.

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 27 mar 2015, 01:47

Viagem de Guimarães a S.João da Pesqueira, coisa de "loucos" surgia no meu pensamento inicial, porque pontos de carga nos montes vinhateiros parecia coisa impossível...

Mas o impossível, tornou-se possível com muita facilidade. Saída de Guimarães até S. João da Pesqueira, passando por Felgueiras, Lixa, Amarante e Régua, percurso com acentuadas subidas e descidas.
Carga a 100%, 120km de autonomia e 109km para percorrer segundo o Navigator, percorrido a uma velocidade de 50 a 60 km/h um dia solarengo com algum vento. Subida máxima 800m, com descida bem proveitosa, em modo ECO PRO + recupero cerca de 30km, que me diverti ao acelerar no percurso à beira rio entre a Régua e o Pinhão. O final do percurso fez-se com a subida até à Pesqueira, chegando ao 21º encontro de VE com 10km de autonomia, (se não fosse o abuso abeira rio chegava com mais)

Carga a 100% com a ajuda do amigo pafi, pois pernoitar nestas terras só mesmo com uma ficha "amiga" da mobilidade eléctrica.

No dia seguinte, visita ao miradouro para apreciar a paisagem e a barragem, almoço e retorno a casa. Visita de reconhecimento do Pinhão, Régua e subida até Vila Real. Aqui mais descansado, pois os postos de carga são mais abundantes. Lanche ajantarado até aguardar a carga de 65km de autonomia, remarco no Navigator o destino de casa e ai surge a ansiedade. Destino 95, autonomia 65, e com uma elevação aos 1070m estando Vila Real cerca dos 600m, faltam me 30km na bateria, LOUCURA...

Continuando em modo ECO PRO +, Inicio a subida a 50km/h por ser o limite mínimo permitido, e a autonomia vai caindo aos poucos. Chegado ao topo, o meu desejo é que se revele a maior característica deste veiculo a sua REGENERAÇÂO. Km a Km recupera vantagem, e nas fortes descidas o seu factor faz-se sentir.

Ainda a mais de 40km de casa a diferença de percurso para percorrer e a autonomia existente é zero. Começo a levar vantagem a cada km que desço, e à chegada a casa a boa notícia de ainda ter bateria para mais 13km... Finalizando com uma regeneração de 43km... Fantástico.

Na verdade, os percursos são diferentes, um mais lento e mais curto, com alguma regeneração. O outro mais longo, rápido e com a sua máxima regeneração.

Cada km que percorro, mais reconheço o carro e mais ele me reconhece.

A mobilidade eléctrica é uma realidade e não tem limitações. Um dia, teremos a rede bem distribuída e certamente vão sorrir ao pensar que não podíamos visitar terras montanhosas...

334km percorridos, com 1 carga e 1/4. (no i3 não tem arvores, tem estradas lisas)

Imagem

Imagem

Imagem
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por lmmr74 » 27 mar 2015, 11:35

joaocfgoncalves Escreveu:Cada km que percorro, mais reconheço o carro e mais ele me reconhece.
Eu partilho dessa opinião, cada vez me habituo mais às características e nuances do meu carro, conseguindo ser cada vez mais eficiente e fazer mais km's.

edurod
Mensagens: 27
Registado: 30 jan 2014, 15:33

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por edurod » 27 mar 2015, 12:50

pois é o carro é muito fixe, tive a oportunidade de o experimentar e...... gostei.
e já agora muito obrigado ao João por me ter deixado meter as unhas no dele em S.J.P.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Orlando » 27 mar 2015, 13:20

3Kwh recuperados???? Muito bom!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por galt » 28 mar 2015, 11:41

Gr média.
Abastecer o carro qd está em andamento é algo estranho para a maioria dos condutores de CI.
Mas provaste a todos os céticos que é possível 3000W.

Obrigado pelo teu relato.
Continua a provar q é possivel andar de VE por zonas montanhosas.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Orlando » 28 mar 2015, 13:02

Penso que o modo B do Leaf poderá chegar a esses valores, alguém confirma?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por ogadiv » 28 mar 2015, 20:43

Eu a descer o Marão carrego 10% a 15% a bateria, e tenho zonas que vou em N ... Não LIGO mto aos km. de autonomia que ele me dá no cimo da montanha e depois no fim da descida. Na próxima posso ver atos kWh ele carregou, mas em % foi o que referi.

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 28 mar 2015, 21:05

Conduzir um VE em N, não entendo a lógica. Será para pode andar mais rápido? A maior característica destes carros é mesmo o facto de poder meter electrões na bateria, por isso para quê conduzir em N?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “BMW i3”