Página 2 de 5

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 16 jul 2016, 17:58
por mjr
Pelo que vejo os 40k km por ano são só para o casa trabalho casa. E no fim de semana fica parado? ;)
11.c) as baterias estão sobre uma bandeja de alumínio, removivel de uma forma prática (portanto, económica) num serviço BMW (claro), com 8 módulos de baterias, facilmente substituidas, módulo a módulo se necessário, ou se for o pack inteiro, depois poder utilizar essas baterias gastas no n/ sistema foto-voltaico em casa (estilo o sistema Power Wall da Tesla) - muito inteligente. Penso que o Leaf não permite isso, ás tantas, para já.
A Nissan já tem produto e preço:

http://insideevs.com/nissan-introduces- ... installed/

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 16 jul 2016, 20:10
por Fil
Muitos parabéns pelo veículo! Admito no entanto, que não compreendo alguns dos pontos ; se a viagem é de 88 klms para cada lado, e carrega nos dois lados, para que serve o rex? Carregar a meio para? Vai ter horas mais que suficientes para carregar ;)
Com os argumentos que apresentou é claramente psicológico, a não ser que faça muitas viagens de 200 klms ou superiores e não possa/queira (exista) parar os tais 30 minutos para carregar num pcr.

O mais importante é comprar um ve, a marca é menos relevante para a maioria dos foristas, aqui apreciam-se todas as marcas e modelos de ve's.

Muitos e bons klms eléctricos :)

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 17 jul 2016, 01:56
por rimsilva
Fil Escreveu:Muitos parabéns pelo veículo! Admito no entanto, que não compreendo alguns dos pontos ; se a viagem é de 88 klms para cada lado, e carrega nos dois lados, para que serve o rex? Carregar a meio para? Vai ter horas mais que suficientes para carregar ;)
Com os argumentos que apresentou é claramente psicológico, a não ser que faça muitas viagens de 200 klms ou superiores e não possa/queira (exista) parar os tais 30 minutos para carregar num pcr.

O mais importante é comprar um ve, a marca é menos relevante para a maioria dos foristas, aqui apreciam-se todas as marcas e modelos de ve's.

Muitos e bons klms eléctricos :)
Por acaso ía dizer o mesmo em relação aos Kms :) 88km pode carregar bem no pedal e até com o ar condicionado ligado!! :)

A questão dos foristas, das marcas, da BMW, do preço, do preço /qualidade e etc... Não é bem assim, mas é uma minoria é certo...

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 18 jul 2016, 15:31
por almeidajac
Olá pessoal, obrigado pelo feedback, já esperava reações aos meus argumentos/pontos de vista...! :)

joaocfgoncalves - obrigado pela disponibilidade, e retribuo da mesma forma (e estendo a todos), caso pretenda vir para os meus lados!

mjr - claro, ao fim de semana, vou andar com a viatura, e de vez em quando fazer umas viagens longas, mas a contar com as férias, dias em que trabalho a partir de casa, etc. a média ronda os 40.000 km/ano. Quanto ao powerwall da Nissan, de facto, como tinha referido, desconhecia, mas agora fico a saber! Para mim, este vai ser o futuro das casas inteligentes, ter o seu próprio conjunto de baterias (expandiveis) e carregá-las com a energia mais barata ou gratuita (solar, bi-horario, tri-horario, etc.).

Fil - exatamente, eu refiro isso no meu post - é nitidamente psicologico. Meti na cabeça que se comprasse a versão 60Ah (mais barata), então seria REX, se fosse para a versão 94Ah, então não compraria a versão REX, e ponderaria a sério o Nissan Leaf 30KWh. Eu tenho na mente que o REX é para não usar; e eu sei - se é para não usar, então a melhor maneira de se não usar, é não ter, mas pronto, disse bem - é psicológico. :?

rimsilva - espero bem que sim, pois de manhã, ando sempre um bocado atrasado, e gostaria bem de poder carregar no pedal sem nunca ter de precisar de ativar o REX, pois como disse acima, a intenção é nunca ter que o usar para rentabilizar ao máximo a viatura.

Abraço "elétrico"!

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 19 jul 2016, 14:29
por Volt
O REx é uma espécie de reserva enorme. É óptimo não ter de usar, mas o facto de estar lá, retira o famoso "range anxiety" quase por completo. Digo quase, pois já fiquei sem gasolina algumas vezes... :whistle:

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 29 jul 2016, 12:32
por almeidajac
Perdoem-me só agora dar feedback, mas somente na segunda-feira ao final do dia é que recebi o meu i3-rex! Ainda não tirei fotos dele, e vou tentar fazer isso durante o fds, mas para já posso colocar esta foto da app da BMW i Remote:

Imagemimage hosting over 10mb

Excelente não é? Só tem uma coisa, de manhã faço os tais 88km sempre a abrir (120km/h) em autoestrada, modo ECO PRO com ar-condicionado ligado a 22º, sem nunca ativar o REX, e chego a empresa com para aí uns 20km de autonomia eletrica. Carrego (atualmente com o carregador portátil, dentro de dias, vai ser com um carregador da Lugenergy wallbox de 32A). Depois, ao final do dia, faço para aí uns 40km AE a 110km/h, ECO PRO com ar-condicionado ligado a 22º, e os restantes 48km em nacionais (N13). E este screenshot foi retirado hoje de manhã, ou seja, com o histórico da última viagem de ontem a tarde, com um consumo muito baixo.

Conclusão: está a corresponder as minhas expectativas!

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 29 jul 2016, 14:17
por mjr
Não consigo ver a imagem. Consultar http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 8586#p8586. Eu aconselho anexar o ficheiro, é mais simples.

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 29 jul 2016, 16:13
por almeidajac
mjr Escreveu:Não consigo ver a imagem. Consultar http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 8586#p8586. Eu aconselho anexar o ficheiro, é mais simples.
Olá, e assim, já conseguem ver?

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 29 jul 2016, 16:37
por sparrow
já se vê bem!

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Enviado: 29 jul 2016, 16:44
por rimsilva
almeidajac Escreveu:Perdoem-me só agora dar feedback, mas somente na segunda-feira ao final do dia é que recebi o meu i3-rex! Ainda não tirei fotos dele, e vou tentar fazer isso durante o fds, mas para já posso colocar esta foto da app da BMW i Remote:

Excelente não é? Só tem uma coisa, de manhã faço os tais 88km sempre a abrir (120km/h) em autoestrada, modo ECO PRO com ar-condicionado ligado a 22º, sem nunca ativar o REX, e chego a empresa com para aí uns 20km de autonomia eletrica. Carrego (atualmente com o carregador portátil, dentro de dias, vai ser com um carregador da Lugenergy wallbox de 32A). Depois, ao final do dia, faço para aí uns 40km AE a 110km/h, ECO PRO com ar-condicionado ligado a 22º, e os restantes 48km em nacionais (N13). E este screenshot foi retirado hoje de manhã, ou seja, com o histórico da última viagem de ontem a tarde, com um consumo muito baixo.

Conclusão: está a corresponder as minhas expectativas!
Esses são valores esperados, confirma o que referi no meu post mais acima, para um perfil de trajeto desse tipo o REX não seria necessário. "Sempre a abrir 120km/h" é a média dos 88km? Ou é a velocidade a que conduziu na viagem? É bastante diferente...

O problema está para distancias um pouco superiores, no meu DB tem lá alguns dados com a 1º viagem a VN Gaia-Lisboa que fiz em AE e confirmada com outra esta semana.

Eu diria que o i3 é confortável em AE para 100/110km, obviamente que também é muito importante saber qual o percurso que estamos a falar, é "duro" VN Gaia-Lisboa, mas ainda é mais duro Lisboa-VN Gaia.

Num outros tópico já fiz esta referência, Saí de Pombal com 98% de Bateria, com 177km de autonomia, Quando cheguei a Aveiras (121km) já só tinha 2km de autonomia, isto com uma média de 100km (sem A/C)