Página 2 de 9

Perda de capacidade do i3

Enviado: 24 mai 2016, 15:18
por mjr
Este tópico junta alguns posts sobre o tema que estavam no DB do João, para continuar aqui a discussão sobre o tema.

Volt, para minimizar o erro das estimativas precisamos que o início de carga seja com o mínimo possível de SOC e o fim de carga com o máximo. Consegues filtrar os dados para só mostrar estimativas de capacidade quando o SOC de início, por exemplo, é menos que 10% e o SOC de fim maior que 90%? Perfeito seria inícios de carga muito perto de 0% de SOC e fins de carga a 100% de SOC.

Re: Perda de capacidade do i3

Enviado: 25 mai 2016, 17:15
por Volt
Sim. Mas fiz ainda outra coisa...

Primeiro coloquei uma segunda série com apenas os carregamentos superiores a 90%. Pontos e linha roxos (SOC 90o). A linha de tendência ficou igual (a tendência mantém-se como esperado), embora com valores inferiores.
Depois fiz o mesmo mas sem contabilizar as contagens do contador antigo. A linha de tendência melhorou imenso, como esperava. Pontos e linha mais escuros (SOC 90c).
Capture.PNG
Capture.PNG (119.81 KiB) Visto 6720 vezes
Depois quis fazer mais, pois os carregamentos de 90% são poucos (apenas 25 com o contador actual), daí que fiz um novo gráfico com estas linhas de SOC 90 e mais uma de 70. Podemos ver a tendência para os 100 mil km.
Capture2.PNG
Capture2.PNG (50.76 KiB) Visto 6720 vezes
Esta linha de SOC 70 diz que em 100 mil km vamos dos 22 kWh aos 16 kWh para carregar 100% do i3. Ora, isto é uma extrapolação. O real mesmo, é verificar que aos +/- 27 mil km estava com 20,5 kWh e aos +/- 50 mil com 19 kWh.

:-).

Re: Perda de capacidade do i3

Enviado: 25 mai 2016, 17:55
por mjr
Muito interessante mesmo!

Com esses dados, e considerando que em novo seriam os 22kW.h, daria com o SOC70 (mais favorável) 28% de degradação ao fim de 100k km (quantos anos até aos 100k desde novo?). Parece-me exagerado. Será real?

Re: Perda de capacidade do i3

Enviado: 27 mai 2016, 02:18
por Volt
A minha média no i3 vai em 2800 km mensais. Tem vindo a baixar (e assim vai continuar pois é Verão, tempo de férias e de dar uso a outros veículos), mas deverei fazer os 100 mil antes do Verão de 2018. Antes de fazer 4 anos.

Re: Perda de capacidade do i3

Enviado: 27 mai 2016, 12:07
por mjr
A garantia da bateria é de 8 anos ou 100k km, certo?

Tem aqui um teste feito nos EUA a um i3 e que em 3 meses e meio perdeu 3% de capacidade (total, não útil):

https://avt.inl.gov/sites/default/files ... yi5486.pdf

É pena ainda só terem uma medição, na próxima já dará para ter uma ideia mais concreta da degradação. Extrapolando para 12 meses daria 10% de degradação no primeiro ano, o que é basicamente igual ao Leaf mk1 no primeiro ano.

É quase certo que a BMW vai começar a libertar capacidade para evitar problemas com garantias. Há até indicações de que já o fez, pelo menos parcialmente. Mesmo assim, os 8 anos para quem faz poucos km podem dar direito a bateria nova.

Re: Perda de capacidade do i3

Enviado: 27 mai 2016, 13:41
por Volt
mjr Escreveu:A garantia da bateria é de 8 anos ou 100k km, certo?
160 mil, se bem me recordo.

Re: Perda de capacidade do i3

Enviado: 28 mai 2016, 18:42
por zeuz
mjr Escreveu:A garantia da bateria é de 8 anos ou 100k km, certo?
Não estarás a fazer confusão com 100k milhas? :geek:

Re: Perda de capacidade do i3

Enviado: 28 mai 2016, 19:01
por mjr
Só se a BMW também estiver a fazer confusão :-P
image.png
image.png (136.64 KiB) Visto 6583 vezes

Re: Perda de capacidade do i3

Enviado: 29 mai 2016, 03:07
por zeuz
(Y)

Geralmente falasse em 100k milhas / 160k km, daí a pergunta. ;)

Re: Perda de capacidade do i3

Enviado: 09 mai 2018, 15:11
por Spin
Volt Escreveu:A minha média no i3 vai em 2800 km mensais. Tem vindo a baixar (e assim vai continuar pois é Verão, tempo de férias e de dar uso a outros veículos), mas deverei fazer os 100 mil antes do Verão de 2018. Antes de fazer 4 anos.
Boas Volt,

Como estamos quase à bica do Verão, será que a previsão de maio de 2016 se concretiza? :think: