1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por Arad79 » 09 mai 2021, 16:03

Podem substituir apenas alguns módulos até a bateria apresentar mais de 70% da sua capacidade.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por rimsilva » 09 mai 2021, 18:12

mjr Escreveu:
09 mai 2021, 10:39
Conheço um i3 Rex que já trocou a bateria pela garantia em Portugal.

Tem de os chatear a sério, mostrando o tal menu, de preferência por escrito (e-mail), para ficar registado. Essa de "não temos maneira de medir a degradação" seria hilariante se não fosse triste. Enfim... basicamente disseram que sim, temos uma garantia de capacidade mas nunca a podemos exercer porque não podemos medir a degradação.
Esse REX é seguramente o mesmo que deu origem a este tópico.
Arad79 Escreveu:
09 mai 2021, 16:03
Podem substituir apenas alguns módulos até a bateria apresentar mais de 70% da sua capacidade.
Essa é uma solução académica, que na prática nunca deve ter acontecido porque só em caso de defeito do VE em novo é que deverá acontecer, ao fim de 5/6 de desgaste, tem sido trocados todos os módulos.
Spin Escreveu:
09 mai 2021, 15:41
Obrigado pelas vossas sugestões.
Ontem fiz duas medições do menu 13.08 com um soc de 13%, a Batt.Kapa.max=12.7kWh depois de carregar com um soc de 99%,a Batt.Kapa.max =12.8kWh. Tive o cuidado de registar fotos para memória futura.
Pela resposta do concessionário, nem vou insistir.
Acho que o mais adequado é enviar email à Bmw Portugal e ver qual será a sua atitude.
Um dos aspetos que me assombrou foi, qual o valor a considerar da capacidade útil da bateria no período de garantia? Por isso fiz 2 cenários. O primeiro diz respeito à capacidade total do pack que são 22kWh e se este fosse esse o critério de cálculo, todas as capacidades inferiores a 15,4kWh (22kWhx0,7) teriam de ser substituídas. O segundo cenário tem em consideração o buffer, assim, considerei os 18,8kWh de capacidade disponível, cujo resultado dá para que todas as capacidades inferiores a 13,16kWh, o pack teria de ser substituído. Como os valores registados no menu 13.08 são inferiores a qualquer um deles vou expor o problema à Bmw.
Essa situação do concessionário deve ser reportado à BMW Portugal, porque não está preparado para dar assistência aos VEs. Qual é o concessionário? Por acaso a situação que referi neste tópico da troca de bateria foi na margem sul também, na Santogal de Setubal.

A garantia é um direito que todos têm e a BMW neste caso que aqui relatei foi exemplar.

O que interessa para fins de garantia são os 70% sobre os 18,8 kWh, no entanto o que está indicado no menu que referiu é meramente uma referência, não garante nada.

A BMW irá realizar os procedimentos necessários e com isso a capacidade da bateria vai aumentar e o mais provavel é que fique acima dos 70%, foi precisamente isso que aconteceu com este REX, que no final que tinha 72%.

Apesar disso, a BMW acabou por trocar todos os modulos da bateria.
Última edição por rimsilva em 10 mai 2021, 09:54, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por mjr » 09 mai 2021, 22:13

Sim, é o do Volt :-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por Spin » 11 mai 2021, 20:05

rimsilva Escreveu:
09 mai 2021, 18:12


Essa situação do concessionário deve ser reportado à BMW Portugal, porque não está preparado para dar assistência aos VEs. Qual é o concessionário? Por acaso a situação que referi neste tópico da troca de bateria foi na margem sul também, na Santogal de Setubal.

A garantia é um direito que todos têm e a BMW neste caso que aqui relatei foi exemplar.

O que interessa para fins de garantia são os 70% sobre os 18,8 kWh, no entanto o que está indicado no menu que referiu é meramente uma referência, não garante nada.

A BMW irá realizar os procedimentos necessários e com isso a capacidade da bateria vai aumentar e o mais provavel é que fique acima dos 70%, foi precisamente isso que aconteceu com este REX, que no final que tinha 72%.

Apesar disso, a BMW acabou por trocar todos os modulos da bateria.
Boas RimSilva,
O concessionário foi onde o I3 fez a revisão na Amora e não é a Santogal. Sim vou reportar à BMW Portugal.
Quanto à garantia continuo com dúvidas no cálculo dos 70% porque a Bmw anuncia que a bateria é de 22kWh. Outra estranheza é dizerem que a capacidade útil da bateria é de 18,8 kWh, a ser assim, temos 3,2 kWh de capacidade inútil que não serve para nada? Ora a ser verdade que o cálculo é sobre a capacidade útil x 70%, então bastaria às marcas limitarem por software a capacidade inútil da bateria para uns 25% da capacidade total e não haveria nenhuma troca do pack em garantia.
Noutras paragens da net há relatos de users que conseguem chegar ao posto de carregamento com -10% no display da autonomia. Afinal a capacidade inútil serve para alguma coisa e degradasse da mesma maneira que a capacidade útil, logo deve entrar também na equação. Julgo eu, mas posso estar errado :D .

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por mjr » 11 mai 2021, 21:17

Também conheço quem tenha ficado apeado num i3 com 5% de bateria no ecrã...

Tudo depende da capacidade que o BMS estimar da bateria, se sobre estimar vai parar antes de chegar a zero. Se subestimar vai parar depois de chegar a zero.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por rimsilva » 12 mai 2021, 10:49

Spin Escreveu:
11 mai 2021, 20:05
rimsilva Escreveu:
09 mai 2021, 18:12


Essa situação do concessionário deve ser reportado à BMW Portugal, porque não está preparado para dar assistência aos VEs. Qual é o concessionário? Por acaso a situação que referi neste tópico da troca de bateria foi na margem sul também, na Santogal de Setubal.

A garantia é um direito que todos têm e a BMW neste caso que aqui relatei foi exemplar.

O que interessa para fins de garantia são os 70% sobre os 18,8 kWh, no entanto o que está indicado no menu que referiu é meramente uma referência, não garante nada.

A BMW irá realizar os procedimentos necessários e com isso a capacidade da bateria vai aumentar e o mais provavel é que fique acima dos 70%, foi precisamente isso que aconteceu com este REX, que no final que tinha 72%.

Apesar disso, a BMW acabou por trocar todos os modulos da bateria.
Boas RimSilva,
O concessionário foi onde o I3 fez a revisão na Amora e não é a Santogal. Sim vou reportar à BMW Portugal.
Quanto à garantia continuo com dúvidas no cálculo dos 70% porque a Bmw anuncia que a bateria é de 22kWh. Outra estranheza é dizerem que a capacidade útil da bateria é de 18,8 kWh, a ser assim, temos 3,2 kWh de capacidade inútil que não serve para nada? Ora a ser verdade que o cálculo é sobre a capacidade útil x 70%, então bastaria às marcas limitarem por software a capacidade inútil da bateria para uns 25% da capacidade total e não haveria nenhuma troca do pack em garantia.
Noutras paragens da net há relatos de users que conseguem chegar ao posto de carregamento com -10% no display da autonomia. Afinal a capacidade inútil serve para alguma coisa e degradasse da mesma maneira que a capacidade útil, logo deve entrar também na equação. Julgo eu, mas posso estar errado :D .
Bem, vou tentar ser o mais claro possivel, a bateria do i3 de 1ª geração é de 60Ah, o que correspende a uma capacidade de 22 kWh bruta e 18,8 kWh (também se encontra 18,2 kWh na net) útil anunciada (em tempos essa informação esteve disponivel no site da BMW, mas depois de surgirem com os novos modelos deixou de estar, tenho de procurar essa informação escrita).
A garantia parte destes parametros, para calculo dos 70%.

Adicionalmente a capacidade util REAL é superior as esses tais "18,8 kWh", no meu DB tenho lá vários registos de valores acima dos 19 kWh.

Nunca vi -10% no display da autonomia de um i3, o que normalmente acontece é que por volta dos 1% (salvo erro), desaparece os km de autonomia e surge no ecrá a informação "--", isso vi eu muitas vezes e também julgo que está ilustrado no meu DB.

De qualquer forma, em minha opinião, não vale a pena estar a criar "cenários" é levar o carro ao concessionário e esperar pelos resultados, como disse anteriormento o i3 do Volt na primeira leitura estava a baixo dos 70%, depois ficou acima dos 70% e mesmo assim a BMW trocou a bateria.

Depois de saber o que aconteceu com este i3, eu não hesitava e levava o meu ao concessionário de Setubal.
mjr Escreveu:
11 mai 2021, 21:17
Também conheço quem tenha ficado apeado num i3 com 5% de bateria no ecrã...

Tudo depende da capacidade que o BMS estimar da bateria, se sobre estimar vai parar antes de chegar a zero. Se subestimar vai parar depois de chegar a zero.
Só se compreende se for um i3 já com algum tempo e alguma degradação/falta de calibração.

O meu durante os primeiros 2 anos funcionava que nem um relógio Suiço... era até esgotar a bateria e só uma vez tive de empurrar 5 metros porque o lugar de carregamento estava ocupado por um fumarento e eu caí no erro de desligar o carro...

Agora a história é outra, ainda recentemente cheguei a casa depois de fazer uns bons km em AE a andar bem e depois de parar ao portão de casa com 22% de bateria, em 2 ou 3 minutos e 100 metros perdeu 5%.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por Spin » 13 mai 2021, 08:11

rimsilva Escreveu:
09 mai 2021, 18:12


Nunca vi -10% no display da autonomia de um i3, o que normalmente acontece é que por volta dos 1% (salvo erro), desaparece os km de autonomia e surge no ecrá a informação "--", isso vi eu muitas vezes e também julgo que está ilustrado no meu DB.
Os -10% de autonomia não eram de nenhum I3, mas sim de outra marca de bev. Serviu unicamente para tentar demonstrar a utilidade da "capacidade inúltil".

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por LFN » 16 mai 2021, 01:43

A capacidade inútil é mesmo inútil, serve apenas para proteção da bateria e aumentar a sua longevidade.

Nos carros que andam abaixo dos 0% de SOC há duas possibilidades: BMS descalibrado por não serem feitas cargas completas a 100% há algum tempo, ou a existência de um buffer reservado pela marca para dar alguma segurança adicional em situações de uso da reserva. Em alguns modelos de combustão o ponteiro também desce do zero...

Responder

Voltar para “BMW i3”