Documentário - Fábrica Tesla Motors

RJSC
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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por RJSC » 29 jan 2013, 22:41

vgomes Escreveu:O creep dá muito jeito. Para alem de dar jeito é a meu ver uma segurança. Deve-se sempre travar mesmo qd estamos parados. até porque podem nos bater por tras.
O nosso leaf tem 45 000 por isso falo por experiencia. O carro anterior nao tinha creep.
Num carro electrico ponto de embraiagem até para os mais pequenos desniveis sem creep é um pesadelo. Descai logo muito.

Já vi muitos toques por deixar descair o carro, (falta de jeito e de atenção) e tb pessoas que batem no da frente pq lhes bateram por tras.

O que a Tesla fez foi exactamente o contrário, PÔS o creep no model S, e fe-lo por exigencia dos clientes. O roadster nao tem nem por opcao.
Alias do roadstrer para o S a tesla optou por muita coisa que o Leaf já tem desde o primeiro momento: Creep; Sem mudanças (o 1º roadster tinha 2) , Arrefecimento por agua do inversor

Gosto muito do Model S, mas nao gosto nada do preço nem do carro nem das revisoes.O carro ideal claro que nunca vai existir pois é impossivel agradar a trodos.

Qt a regeneração os seus modos e como os activar o meu preferido é o Fisker Karma com patilhas no volante ao jeito da formula 1

http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcia ... fault.aspx
em ingles
http://www.techfever.net/2012/09/tesla- ... reep-mode/
Então assim já percebo melhor a coisa...
A Tesla teve juízo, e o "povão" Americano que nunca viu outra coisa na vida senão combustão com transmissão hidráulica é que começou a reclamar que não era como o carro de combustão.
O americano típico se pega num carro manual é uma desgraça...
Na América, quem conduz um manual é logo um "Bad Ass"...

Boa estava a moto que levei para o encontro VE de Vila do Conde a partir de Gaia:
Um punho no lugar do Normal para acelerar, e outro do outro lado do guiador que se enrola ao contrário para regenerar.
Enrola-se o punho direito acelera, larga-se, vai embalada, enrola-se o punho esquerdo em sentido contrário ao do direito trava com intensidade proporcional ao que se enrola.

Uma coisa semelhante num carro só uma patilha para puxar no volante e travar com intensidade proporcional.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por RJSC » 29 jan 2013, 22:53

O primeiro Roadster tinha mudanças para não perder em velocidade de ponta para a concorrência de combustão e só as tiraram porque não havia caixa que aguentasse o binário e acabavam todas por partir em pouco tempo.
Assim colocaram só uma engrenagem que aguenta o binário mas a velocidade de ponta ficou limitada a 200 km/h enquanto que o vizinho com o Porshe 911 de combustão chega aos 300 km/h.

Em condução dentro dos limites legais não é preciso para nada e em circuitos de competição cheios de curvas também não há tempo de atingir essa velocidade, mas em pistas longas tinha dado jeito para envergonhar a concorrência de combustão em todos os aspetos, desde a aceleração à velocidade de topo.

O pessoal diz que 140 km/h no Leaf é pouco mas a não ser que tenham por hábito ir para a pista correr ao fim-de-semana deviam era estar caladinhos pois estão a admitir que andam a velocidade ilegais nas estradas públicas...
Quer isto dizer que num carro para circular nos dia a dia nas estradas Portuguesas, uma velocidade chega.
Só os alemães que têm algumas auto-estradas sem limite de velocidade é que se podem queixar que precisam de mais velocidade de ponta.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por mjr » 29 jan 2013, 23:08

Alguns esclarecimentos:

- o Leaf permite bem mais que 30kW de regeneração. Já vi mais de 40kW a entrar na bateria. No entanto só permite estes valores para estados de carga mais baixos, pelo menos abaixo de 50%.
- Em D também é possível conseguir os mesmos níveis de regeneração que em ECO através do travão.
- Em ECO a aceleração máxima não é alterada, o que temos é um remapeamento da resposta. Eu agora prefiro andar em ECO pois é mais fácil o controlo da velocidade.
- Passar de D ou ECO para N rapidamente é muito fácil. Basta colocar em R. Acima de 10km/h o carro não muda para R mas sim para N.
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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por vgomes » 29 jan 2013, 23:19

Das motas que experimentei, para alem da CI que levo parao trabalho todos os dias :D, o melhor sistema é o da vectrix. é tambem o mais intuitivo.
Só que está pantenteado ;) e por isso mais ninguem tem.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por vgomes » 29 jan 2013, 23:25

RJSC Escreveu:O problema de descair resolve-se de maneira muito muito fácil sem o creep:
Aplicar motor apenas e só para impedir o carro de andar para trás quando em Drive e nunca o fazer andar para a frente com o pedal livre.

O verdadeiro "hill holder". Porque "hill holder" é para o carro não andar para trás nas subidas, não é para o mandar contra o muro à frente quando se larga o travão... :lol:
Olhe que tem mesmo que experimentar uma semaninha... vai ver que isso é só falta de habito. E a gente ao que é bom habitua-se depressa, ao 3º dia já está!
Hill holder como explicou é outra coisa. Esta versao do leaf nao tem, alias se a inclinação for grande o carro descai na mesma. Para ano descair terá que se usar o travao de maop electrico (que destrava sozinho qd se acelera e se tem o cinto posto)
o creep torna qq lomba em que se deixe um roda, qq passeio, uma minima inclinação, etc uma coisa que nem se pensa, simplesmente anda-se com o carro e pronto.
São muito mais as vantagens que as desvantagens.
E nao vejo uma unica desvantagem, nem uma, em se habituar a travar qd quer que o carro... esteja parado. é mesmo porque tem um outro habito que acontece o que referiu no outro post. Como disse agora, vai ver que se habitua logo e até nos CI nao se perde nada em travar qd o carro está parado.
Última edição por vgomes em 29 jan 2013, 23:28, editado 1 vez no total.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por RJSC » 29 jan 2013, 23:27

vgomes Escreveu:Das motas que experimentei, para alem da CI que levo parao trabalho todos os dias :D, o melhor sistema é o da vectrix. é tambem o mais intuitivo.
Só que está pantenteado ;) e por isso mais ninguem tem.
Ah seu traidor! :lol:
Todos os dias a andar de mota CI?

Eu se fosse motard de andar todos os dias já tinha VE, pois as motas elétricas têm um custo facilmente comportável.
O pior é que depois com a chuva e ao fim de semana para levar o avião de aeromodelismo que é quando faço mais quilómetros acabava por fazer o dobro dos kms de carro que de mota e assim não.
Assim guardo os 5000€/10000€ das motas VE que me agradam para juntar até comprar um VE de 4 rodas.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por vgomes » 29 jan 2013, 23:34

RJSC Escreveu:
vgomes Escreveu:Das motas que experimentei, para alem da CI que levo parao trabalho todos os dias :D, o melhor sistema é o da vectrix. é tambem o mais intuitivo.
Só que está pantenteado ;) e por isso mais ninguem tem.
Ah seu traidor! :lol:
Todos os dias a andar de mota CI?

Eu se fosse motard de andar todos os dias já tinha VE, pois as motas elétricas têm um custo facilmente comportável.
O pior é que depois com a chuva e ao fim de semana para levar o avião de aeromodelismo que é quando faço mais quilómetros acabava por fazer o dobro dos kms de carro que de mota e assim não.
Assim guardo os 5000€/10000€ da motas VE que me agradam para juntar até comprar um VE de 4 rodas.
Como tenho por escrito a nega para porem uma ficha no meu lugar de estacionamento no emprego, a unica mota electrica com autonomia a velocidades de AE que eu tinha que adquirir, vai ser para cima de 20 000€, qd disponivel para venda: http://www.brammo.com/store/empulse

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por RJSC » 29 jan 2013, 23:44

Se não te importasses de ir a 90 km/h (velocidade máxima) há upgrades a motas Jonway de 5kW que se fazem por cá que permitem 70 km de autonomia sempre a 90 km/h por uns 7000€ com moto usada de baterias de chumbo + upgrade
Foi numa dessas que andei, e participei no upgrade para colocar o punho de travagem regenerativa.

Também alguém por Lisboa encomendou e comprou uma Ecoway com 6 kW de potência com 7.2 kWh de capacidade de baterias que deve dar 100 km a 90 km/h.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por mikexilva » 29 jan 2013, 23:48

mjr Escreveu:Alguns esclarecimentos:

- o Leaf permite bem mais que 30kW de regeneração. Já vi mais de 40kW a entrar na bateria. No entanto só permite estes valores para estados de carga mais baixos, pelo menos abaixo de 50%.
- Em D também é possível conseguir os mesmos níveis de regeneração que em ECO através do travão.
- Em ECO a aceleração máxima não é alterada, o que temos é um remapeamento da resposta. Eu agora prefiro andar em ECO pois é mais fácil o controlo da velocidade.
- Passar de D ou ECO para N rapidamente é muito fácil. Basta colocar em R. Acima de 10km/h o carro não muda para R mas sim para N.
Não sabia dessa de meter a marcha-a-trás a mais de 10km/h entrava automaticamente em "ponto morto" mas deve ser uma proteção ;)
.. mas será que o computador de bordo não envia de imediato um SOS para o datacenter da Nissan a dizer "HELP!! estão a tentar matar-me" ? :P

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por Filipe » 30 jan 2013, 01:33

Era o que faltava aos Ferraris em que o Samora Machel metia a " R " ( Rapidissima ) e partiam logo a caixa de velocidades. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

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