Página 3 de 6

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 10 jan 2022, 13:31
por Next76
cfvp Escreveu:
10 jan 2022, 12:06
Tenho ideias de ir um dia a Troia, mais concretamente à praia.
Deixo foto de pôr do sol em Troia - TOP!!!

WhatsApp Image 2022-01-08 at troia.jpeg
cfvp Escreveu:
10 jan 2022, 12:06
Uma pergunta, há alguma razão para saires a 86%? Nestas viagens maiores é aconselhável sair com 100%. :)
É verdade devia ter saído com uma % maior e efetivamente tinha carregado até aos 97%, mas durante a manhã, andámos às compras e quando saímos já só tínhamos 86%, mas se visse que não conseguia chegar a casa, tinha pensado carregar em Alcácer do Sal, num parque à entrada ASL-90003 que carrega a 22kW e em poucos minutos carregava (14 min - 10% - 2,88€, dados da app Miio). :dance:

Até estivemos lá parados a dar uma volta e a comprar as especialidades da doçaria a pinhoada alentejana, típica da região de Alcácer do Sal, que aconselho aos mais gulosos :mrgreen:





Votos de bons quilómetros a todos :clap: .

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 10 jan 2022, 13:40
por Next76
BrunoAlves Escreveu:
09 jan 2022, 01:22

São os mesmos que dizem que quem não mete mudanças e não gosta "do ronco" não percebe nada de carros 🤷🏻‍♂️
BrunoAlves tenho uma dúvida é possível determinar até que % se quer carregar um carro?

Parece que já vi, que existem carros em que se define até qual a % de bateria que queremos carregar, no entanto no ZOE ainda não vi a forma de o fazer.

Ou então se existem EVSE que o façam, posso estar a dizer algo errado :?:


Mas acho que era útil, uma vez que, normalmente pelo que dizem os entendidos, a bateria deve estar entre os 20% e os 80%, seria mais fácil programar algo para carregar até aos 80%, ou quando fosse fazer uma viagem carregar até aos 98% ou 100%.





Votos de bons quilómetros a todos :clap: .

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 10 jan 2022, 15:33
por BrunoAlves
Next76 Escreveu:
10 jan 2022, 13:40
é possível determinar até que % se quer carregar um carro?
Depende do carro. No Zoe acho que não dá, por exemplo nos Leaf antigos dava para escolher 80-100% mas nos novos também já não dá :?
Next76 Escreveu:
10 jan 2022, 13:40
Ou então se existem EVSE que o façam, posso estar a dizer algo errado
Aqui é um pouco mais complicado. A resposta mais simples é dizer que o EVSE não tem como fazer isso.
Alguns (poucos) EVSE, como o do nosso Apr, permitem que definas qual a % de carga que o carro tem quando inicias a carga e qual a % de carga com que queres terminar. O EVSE então faz umas contas e arranca e pára o carregamento a uma hora tal que o teu objectivo de carga seja +- cumprido ;)

Depois há ainda a hipótese ultra-geek :geek: de ter um home assistant qualquer, que controle o EVSE e que aceda ao carro através de uma API (como se se fosse a nossa app do telemóvel) e faça esta gestão. Obviamente que isto só funciona em casa.

O motivo porque isto acontece é que não existe comunicação digital entre o EVSE e o carro. O EVSE não sabe nada do carro, a não ser se ele está lá ou não, e se pretende ou não carregar. Isto é feito com electrónica básica, não há comunicação digital (como há num PCR e carregamento DC - em AC43 também não há, é igual a um EVSE mas com muita potência disponível)

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 11 jan 2022, 10:04
por Next76
BrunoAlves Escreveu:
10 jan 2022, 15:33
Aqui é um pouco mais complicado. A resposta mais simples é dizer que o EVSE não tem como fazer isso.
Alguns (poucos) EVSE, como o do nosso Apr, permitem que definas qual a % de carga que o carro tem quando inicias a carga e qual a % de carga com que queres terminar. O EVSE então faz umas contas e arranca e pára o carregamento a uma hora tal que o teu objectivo de carga seja +- cumprido ;)
Obrigado pela informação BrunoAlves.
BrunoAlves Escreveu:
10 jan 2022, 15:33
Depois há ainda a hipótese ultra-geek :geek: de ter um home assistant qualquer, que controle o EVSE e que aceda ao carro através de uma API (como se se fosse a nossa app do telemóvel) e faça esta gestão. Obviamente que isto só funciona em casa.
Não me parece que seja este o meu caminho "ultra-geek" :geek: :lol:

BrunoAlves Escreveu:
10 jan 2022, 15:33
O motivo porque isto acontece é que não existe comunicação digital entre o EVSE e o carro. O EVSE não sabe nada do carro, a não ser se ele está lá ou não, e se pretende ou não carregar. Isto é feito com electrónica básica, não há comunicação digital (como há num PCR e carregamento DC - em AC43 também não há, é igual a um EVSE mas com muita potência disponível)

Foi o que eu pensei que o EVSE não iria saber nada sobre a bateria do carro, mas às vezes existem coisas para lá do nosso conhecimento :idea:

Para já, quando o coloco à carga ou demora imenso tempo que ainda está a carregar quando me levanto ou programo para desligar entre 3 a 6 horas antes, para que respetivamente, finalize com aproximadamente 90% ou 80% de carga de bateria.






Votos de bons quilómetros a todos :clap: .

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 11 jan 2022, 15:47
por cfvp
Next76 Escreveu:
10 jan 2022, 13:31
Deixo foto de pôr do sol em Troia - TOP!!!
Bonita! :D

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 13 jan 2022, 11:21
por Next76
Dia 12-01-2021

Viagem para o trabalho (Évora-Setúbal-Évora)

Pois é ontem lá fui até ao serviço ;)

Saída com bateria 87%, apenas 1 pessoa, chegada a setúbal com 100Km cumpridos, média 61Km/h, bateria a 54% e consumo 16kWh/100.
Chegada com bateria 18% com 200Km cumpridos, média 62,5Km/h e consumo 16,4kWh/100.

A verdade é que não tenho conseguido reduzir os consumos, andam sempre entre as 15 e os 17. Sendo que os valores que o site da Renault apresenta não ficam muito longe do que realmente tenho conseguido fazer (sendo que as jantes de 17" não devem ajudar - mas ficam muito mais bonitas que as 16" :mrgreen: )
https://www.renault.pt/veiculos-eletric ... mento.html

Mas no essencial: fica a nota que cumpre com nota muito positiva um dos principais pontos de compra deste veículo (fazer a viagem ida e volta de Évora - Setúbal), que sem preocupações faz a viagem não precisando carregar sem ser em casa (logo é só poupar :dance: )

Outra nota é que ao não ficarmos dependentes semanalmente ao preço que as gasolineiras nos querem impingir, estamos mais disponíveis para dar uns passeios com a família a visitar o que o nosso Portugal têm de bonito. 8-)

Votos de bons quilómetros a todos :clap: .

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 13 jan 2022, 13:26
por cfvp
Espetáculo. :clap:

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 14 jan 2022, 12:38
por nc76
Next76 Escreveu:
13 jan 2022, 11:21

A verdade é que não tenho conseguido reduzir os consumos, andam sempre entre as 15 e os 17. Sendo que os valores que o site da Renault apresenta não ficam muito longe do que realmente tenho conseguido fazer (sendo que as jantes de 17" não devem ajudar - mas ficam muito mais bonitas que as 16" :mrgreen: )
https://www.renault.pt/veiculos-eletric ... mento.html
Gosto muito e sou culpado do mesmo num Mokka-e com umas jantes de 18". :D

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 17 jan 2022, 13:46
por Next76
nc76 Escreveu:
14 jan 2022, 12:38

Gosto muito e sou culpado do mesmo num Mokka-e com umas jantes de 18". :D
Considero que por comprar um elétrico não temos que abdicar de algo mais bonito para ser mais eficiente 8-) , claro que se puder conjugar as duas coisas será melhor.

Na minha humilde opinião, quando compramos algo que seja porque gostamos e que nos sirva, porque o contrário não me faz sentido.

Como diz o ditado "a vida são dois dias e um é para acelerar no carro elétrico" :mrgreen:




Votos de bons quilómetros a todos :clap: .

Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135

Enviado: 20 mar 2022, 12:59
por Next76
Dia 15-03-2022

Viagem para o trabalho (Évora-Setúbal-Évora)

Saída com bateria 97%, apenas 1 pessoa, chegada a setúbal com 100Km cumpridos, média 60Km/h, bateria a 68% e consumo 13,1kWh/100.
Chegada com bateria 39% com 198Km cumpridos, média 61Km/h e consumo 14,1kWh/100 e com autonomia para mais 141Km.

Já consegui baixar um pouco os consumos, pelo que autonomia vai aumentando, claro que é necessário tentar manter velocidades um pouco mais baixas e não abusar do acelerador.


WhatsApp Image 2022-03-15.jpeg


Votos de bons quilómetros a todos :clap: .