Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jfr2006 » 10 jan 2016, 12:32

Pois é...estava a reportar-me ao ultimo post relativo a isso que ele tinha colocado. Há poucos dias ele fez uma actualização dos valores.

Entretanto e um bocado dentro de parte da discussão que se fez já aqui, no outro dia quando fui atestar GPL, resolvi cronometrar todo o tempo do processo:

10 minutos desde o momento que parei o carro na bomba e o momento que entrei no carro para ir embora. E neste processo, 2 factores ajudaram:

1º - É um abastecimento GPL, logo em principio não apanho tanta fila como nas outras bombas de gasolina/gasóleo, por existência de menos veículos a GPL
2º - Estava pouca gente na bomba, de modo que foi acabar o abastecimento, dirigir-me à caixa e ser logo atendido (não tive de esperar por ninguém).

Portanto, numa situação mais concorrida, se calhar o tempo de subida subiria para os 15 minutos ou talvez um bocado mais. Em 15 minutos, quanto se carrega num carregamento rápido? 40%? 50% ?

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por marcopns » 10 jan 2016, 13:20

Ainda se coloca a duvida se a margem de segurança do pack já foi engolida pela degradação... na minha opinião ela continua a existir.

Cada caso é um caso. Eu não tenho bombas GPL perto. Para abastecer teria de percorrer 25km ida e volta, com perdas de tempo e custos.
15 minutos de pcr pode dar uns 12kwh ou 50% de carga num Leaf. Num supercharger são 30kwh. A maior diferença é que tu tens que te deslocar a um posto de gasolina/GPL para poder andar, já um Leaf pode passar a vida sem carregar num PCR. Mas estamos a discutir minutos, isso para mim é irrelevante. Para mim o abastecimento eléctrico é muito mais comodo e adapta-se na perfeição aos meus 25 000kms anuais, mas para outros pode não ser.

Também já obtive a confirmação que a Toyota não faz alterações dos HSD para GPL de forma oficial. Essa modificação implica sempre a perda de garantia do motor. A Toyota devia rever esta política. Um dos maiores problemas do GPL é que há poucos modelos adaptados de fábrica.
Quando incluímos veículos usados nas nossas escolhas as nossas contas mudam bastante, reduzes o investimento inicial e aumentas drasticamente e risco de avarias. Eu já senti isso na pele e o meu vizinho tambem que teve de pagar 5 000€ de reparação da carrinha importada BMW que partiu a corrente de distribuição.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jrochate » 10 jan 2016, 13:31

jfr2006 Escreveu:Portanto, numa situação mais concorrida, se calhar o tempo de subida subiria para os 15 minutos ou talvez um bocado mais. Em 15 minutos, quanto se carrega num carregamento rápido? 40%? 50% ?
40%, mas não é isso que está em causa (pelo menos na troca de ideias que me pareceu seguir o tópico)

Se é para comparar o fluxo de carregamento em litros / s ou kWh / s, então não há nada a pensar: combustível fóssil é mais rápido.

Porém a discussão referia-se ao tempo da nossa vida que perdemos a carregar, preocupação essa do OP, e a que na prática verdadeiramente interessa.

Acabaste de referir que o valor de 15 minutos é razoável em bomba, sendo esse o tempo que a pessoa perde exclusivamente no processo.
Repara que enquanto está a fazer essa operação, não pode fazer absolutamente mais nada. São 15 minutos da nossa vida que já não têm retorno.

No carregamento em casa, são 10 segundos. Depois o carro fica a carregar e usamos esse tempo longo de carregamento a fazer outras atividades.

Um EV precisa de 10 carregamentos, em comparação com um enchimento? Se for comparativamente com GPL nem chega a 10x. Serão 10 x 10seg = 1,6 minutos


Em suma, e na minha modesta opinião e experiência, ganhei mais tempo na minha vida com carregamento EV do que com gasolina.

NOTA: Após mais de meio milhão de km em CI, tenho um PHEV. Das poucas vezes que vou à bomba, tenho justamente a sensação de perda de tempo.
É demasiado moroso, sujo, desconfortável...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jfr2006 » 10 jan 2016, 13:40

Acho que fui interpretado ao contrário do que queria :lol:

O que eu queria dizer era exactamente o seguinte: ir à bomba implica pelo menos uma perca de 10~15 minutos, muito superior à opção de chegar a casa e ligar o carro na tomada ;)

E mesmo que numa viagem maior tenhamos de efectuar uma paragem para usar um carregamento rápido, num carro com CI, no tempo que demoramos a abastecer/pagar, etc, o EV carrega pelo menos 40 a 50%. Por isso, o tempo de espera num carregamento rápido não é assim tanto quanto o que parece, quando comparado com um abastecimento ;)

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jrochate » 10 jan 2016, 15:42

jfr2006 Escreveu:Acho que fui interpretado ao contrário do que queria :lol:
hehe :) Sorry...

Então ainda vou dar mais um empurrão à tua ideia.

Que o carregamento rápido em PCR seja 15 mins para 40%, são 15 minutos em que estás a andar para descontrair as pernas, a baloiçar os miúdos e a comer qq coisa.

O tipo que está na bomba a encher, APENAS faz isso: encher :)

Abrc.

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 10 jan 2016, 15:43

Volto a repetir, não desgostei da experiência e dava para o dia a dia normal. Só disse o que faltava para ser perfeito segundo a minha opinião. Faz sempre confusão a pouca autonomia e o facto de ter de por a carregar todos os dias ou de 2 em 2. Se é um factor psicológico? É eu sei mas existe.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jasmim » 10 jan 2016, 16:06

jrochate Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Acho que fui interpretado ao contrário do que queria :lol:
hehe :) Sorry...

Então ainda vou dar mais um empurrão à tua ideia.

Que o carregamento rápido em PCR seja 15 mins para 40%, são 15 minutos em que estás a andar para descontrair as pernas, a baloiçar os miúdos e a comer qq coisa.

O tipo que está na bomba a encher, APENAS faz isso: encher :)

Abrc.
E a inalar gases nocivos...
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por FullElectric » 10 jan 2016, 16:15

Nelio Escreveu:Volto a repetir, não desgostei da experiência e dava para o dia a dia normal. Só disse o que faltava para ser perfeito segundo a minha opinião. Faz sempre confusão a pouca autonomia e o facto de ter de por a carregar todos os dias ou de 2 em 2. Se é um factor psicológico? É eu sei mas existe.
Eu não ponho à carga de 2 em 2 dias, o meu carrega sempre que está estacionado. Onde pára fica a carregar, e isso acontece 3 a 4 vezes ao dia.
Fico é chateado quando tenho que estacionar em algum sítio onde não existe tomada por perto.
É uma questão de filosofia.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jasmim » 10 jan 2016, 16:24

Nelio Escreveu:Faz sempre confusão a pouca autonomia e o facto de ter de por a carregar todos os dias ou de 2 em 2. Se é um factor psicológico? É eu sei mas existe.
Todos nós já passámos por esse sentimento. Todos nós dizemos que passa num ápice.

Ainda me lembro quando quis dar o passo. Tinha uma honda Deauville. Quando a vendi, para comprar a Vectrix ponderei comprar uma Pan European para "aqueles" passeios mais longe. Hoje continuo com a vectrix e motas a combustão foram definitivamente esquecidas.
Se já estás bastante sensibilizado pela mobilidade elétrica, não hesites, avança. ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por pnunes » 10 jan 2016, 16:35

FullElectric Escreveu:
Nelio Escreveu:Volto a repetir, não desgostei da experiência e dava para o dia a dia normal. Só disse o que faltava para ser perfeito segundo a minha opinião. Faz sempre confusão a pouca autonomia e o facto de ter de por a carregar todos os dias ou de 2 em 2. Se é um factor psicológico? É eu sei mas existe.
Eu não ponho à carga de 2 em 2 dias, o meu carrega sempre que está estacionado. Onde pára fica a carregar, e isso acontece 3 a 4 vezes ao dia.
Fico é chateado quando tenho que estacionar em algum sítio onde não existe tomada por perto.
É uma questão de filosofia.
eu acho que é uma boa opção, sempre carregado, onde seja possivel.

e um pouco mais atrás, 15 minutos não são 40% de certeza, uma vez que os 80% se carregam em 20 minutos! mas é uma questão de se fazer um teste...eu já fiz muitos.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Responder

Voltar para “Renault Zoe”