Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jasmim » 28 dez 2015, 20:33

Nelio Escreveu:
Mas como este meu investimento não é para já, ando de olho em tudo. Até nos desenvolvimentos da toyota nos carros a hidrogénio. Demora 3 minutos a "abastecer"
E 3 minutos a gastar 50 eur para 450 km de autonomia...
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por marcopns » 28 dez 2015, 20:50

Um Auris HSD por 29 000€???
Ao fim de 100 000km já gastou cerca de 37 000€, 8000€ em gasolina e revisões. Eu preferia o Leaf 30kwh sem duvida que tem um custo inicial semelhante.

Lá atrás fiquei com a ideia que pretende carregar o carro 1 vez por semana. Um carro eléctrico deve ser carregado com mais frequencia. Abastecer em casa tem a vantagem de acordar sempre com o deposito cheio.

O carro a hidrogénio não é bem visto por cá, nem a posição da Toyota face aos eléctricos.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Fil » 28 dez 2015, 21:00

E meia dúzia de bombas pelo mundo fora. Hidrogénio é que nem daqui a 20 anos, ainda por cima a poluir... Gostava de acreditar, mas não vejo nada de especial.

Nélio, o problema não é tanto pelo lado das autonomias, mas sim pela falta de locais para carregar rapidamente, 30 minutos um carregamento é mais que aceitável, não demora muito menos na bomba de combustível. Claro que todos querem autonomias de 300 klms ou mais, mas são meia dúzia as vezes, que se vai utilizar tal autonomia. Se é para poupar, pensa-se nos 5% ou nos 95% ?

Híbridos? São maioritariamente mais caros que os VE's e para fazer 30 klms em eléctrico vai ter de andar bem devagar, ou escolher um híbrido mais caro do que os que anunciou. Com híbridos é que eu ponho sérias dúvidas se recupera alguma vez o investimento, mas faça as suas contas.

Já se compram bons Ve's entre os 15 e os 20 mil € com bateria incluída, até menos em alguns casos.

Que potência tem em casa? se tiver 30A que é o mais provável, não tem de mudar nada, carrega a 16A enquanto dorme e pode ter o veículo completamente descarregado, no dia seguinte estará a 100%.

O leaf de 30 kWh andará com autonomias por volta dos 200 klms.

Estive na Madeira durante 6 dias, fiz 800 klms, e a única coisa que fiz foi passear e ver o máximo possível. Tentei alugar um 100% eléctrico mas só tinham twizy's, se tivessem um leaf era o que tinha usado, e tinha chegado sem problemas, mesmo sem conhecer a zona. Há electricidade por todo o lado, basta para isso aproveitar ao máximo os períodos que o carro está parado.

Perco 1 minuto por dia a carregar o carro, mas nunca vou à bomba perder 15 ou 20 minutos, não é por aí.

Temos de colocar todos os factores ao barulho, senão as contas nunca vão ser justas. Acha que vai conseguir fazer 200€ de revisão regularmente? Eu tive um megane, e durante a garantia tiveram de substituir uns milhares em peças, foram várias as vezes que lá fui, imagino daí para a frente...

Não parta do principio que vai trocar a bateria porque isso dificilmente vai acontecer, e a acontecer depois dos 8 anos de garantia e 160 mil klms, ou 5 anos e 100 mil para os veículos mais antigos, é dinheiro para o lixo?
Não, não é, porque muito boa gentinha vai aproveitar a bateria, colocar painéis se não os tiver e gastar umas boas centenas a menos de electricidade. A bateria vai dar para muitos e bons anos, mesmo quando já não tiver utilidade no carro.
Consegue fazer isso com o turbo ou o óleo? Ou com a maf e egr? Temos de ver os dados todos ;)

Há aqui utilizadores que fazem 40 mil klms, outros até mais por ano, quantos deles trocaram a bateria? Quantos deles deixaram de poder usar o carro no seu dia a dia? Posso-lhe adiantar que é um número bem redondinho ;)
Deixaram de poder ir à terra com esse carro sem parar pelo meio? É verdade, acontece em alguns casos, mas param para almoçar/jantar e já lá chegam sem ir devagar.

A mobilidade eléctrica tem muito que avançar e não estamos satisfeitos com o que temos, falta muita coisa para ser perfeito, mas o que mais falta faz são postos rápidos por todo o lado, e 90% da conversa que estamos a ter já não fazia sentido ;)

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por lmlr » 28 dez 2015, 21:14

Há sempre a solução de manter a Megane e comprar um VE (novo ou usado). Facilmente vai constatar que a Megane dificilmente vai para a rua, como o meu Qashqai.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por VETL » 28 dez 2015, 21:48

Nelio Escreveu:Não me afugentam :) sou de acordo que temos de mudar de hábitos. Só não estou de acordo com alugueres por um lado e preços das baterias por outro.
Sou de acordo com os elétricos especialmente pelo ambiente, mas toda a gente tem de admitir que as baterias ainda estão demasiado caras e a autonomia tem de subir para o dobro. Aí vai haver o boom de vendas.
Quanto mais pessoas investirem mais baratas irão ficar.

Ando dividido realmente entre híbrido e eletrico. Preços?
Yaris hybrid topo de gama 22mil.
Auris híbrido familiar 29mil

Mas como este meu investimento não é para já, ando de olho em tudo. Até nos desenvolvimentos da toyota nos carros a hidrogénio. Demora 3 minutos a "abastecer"
Esses toyotas são muito bons mas carregam as baterias com o motor a combustão e fazem apenas 2 ou 3 Km em modo elétrico.
Esta filosofia é ridícula para quem quer mesmo um veículo económico.
Outro mito é as baterias serem caras. Se bem que elas de facto podiam baixar muito mais, não existem alternativas no mercado. São atualmente as baterias dos automóveis as mais baratas que existem.
Vão ao mercado comprar 22Kwh de baterias e vejam por quanto as compram. Depois de compararem com as do Leaf vemos se não terei razão nesta questão.

Mas saindo dos mitos eu esqueci-me de dar razão ao Nelio noutra questão: É o caso de se tratar de único veículo. Aí às vezes pode ser complicado nalguns casos como ele diz.
No entanto, na maioria dos cenários onde existe mais do que uma viatura, os argumentos contra os elétricos esfumam-se ao ridículo em 99% das situações...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Fil » 28 dez 2015, 22:01

E mesmo nessa urgência não arranja um carro facilmente? E nessa urgência também estava sem carga. Ou aluga, ou um amigo empresta numa grande urgência. E que urgência é essa? Ir ao hospital não será perto? E ir de ambulância poderá ser melhor e mais rápido.

Só em casos muito concretos percebo a necessidade, de resto, vamos ao psicológico outra vez. Tal como o lmlr referiu, quem tem carros a combustível fóssil em casa, só os vê a caírem de podre de falta de uso. E sempre a enterrar dinheiro, apesar da maioria dizer inicialmente que o eléctrico seria o segundo carro. Rapidamente percebem que é primeiríssimo e para 95% ou mais das situações. Tenho o leaf, ando por todo o lado, já tive urgências, e fui sempre de leaf. A não ser que se viva a 100 klms de um hospital (como há casos em Portugal). não consigo ver a urgência, e espero nunca ver ;)

Cada caso é um caso, mas não vale a pena inventar muito. Muitas pessoas me vieram com essa conversa. E urgências? Que urgências têm para fazer Lisboa-Algarve-Porto sem parar? E a 300 klms/h? Vão de avião, não inventem muito :D

Depois vem a pergunta, quantas vezes fizeram isso na vossa vida? Pois, nunca. Mas podem querer fazer, e quem tem eléctricos não pode :D São estes os argumentos.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Fil » 28 dez 2015, 22:02

MRider Escreveu:Pois no meu caso também será veículo único. Mas ainda assim vou arriscar :)

Vá eu sei não tenho 2 filhos :)
Parece-me que quando tu "arriscares" já existem veículos a ar :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Fil » 28 dez 2015, 22:17

Eu sei, estou-me a meter contigo ;) mas tens de admitir que teve alguma graça. Andas há meses nessa conversa. O que tem faltado? Não é economicamente viável ?

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por jfr2006 » 28 dez 2015, 22:36

VETL Escreveu: Esses toyotas são muito bons mas carregam as baterias com o motor a combustão e fazem apenas 2 ou 3 Km em modo elétrico.
Esta filosofia é ridícula para quem quer mesmo um veículo económico.
Estão aí um conjunto de pressupostos/afirmações erradas, mas isso seria discussão para outro tópico e não este.
Só referi isto, porque não podia deixar em branco isto ;)

Por exemplo, neste momento cada 100km no meu Prius ficam-me em 2,38€ ;)

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por marcopns » 28 dez 2015, 22:42

Mas o seu Prius é GPL... Na minha opinião é a melhor opção não plugin.

Essa modificação pode ser feita sem perder a garantia?
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Responder

Voltar para “Renault Zoe”