Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por VETL » 28 dez 2015, 17:38

Nelio Escreveu:...A questão é mesmo essa. Poupas pouco, tendo em conta se carregares sempre em casa. e gastas para poderes por mais capacidade em casa etc... no final de contas poupaste em combustível para gastares em baterias + acessórios...
Então acrescenta aí:

1. Carrego em casa sempre que necessário sem qualquer custo adicional em acessórios (meti apenas uma tomada e um contador - está logo no início do meu DB - coisas que também dão jeito numa garagem para outros fins e que nem faria sentido não ter).
Mas como tenho mobi.e perto, raramente o faço em casa.
Também não necessitei de alterar a potência. Ainda podia ter mais 2 VE lá a carregar a 16A.
Portanto gastos em acessórios e potência adicional é zero. Mas podem lá meter o valor que queiram pois ele será sempre ridículo face à poupança.

2. A bateria está mais que paga mas o carro continua a andar. E serve perfeitamente para o dia-a-dia. Aliás a minha média chega quase aos 100Km/dia e ainda os faço sem ver o aviso de bateria fraca e sem cargas intermédias, portanto ainda sobra. Com estes factos acho que também temos que esquecer essa cena de "gastar em baterias"...

Estamos de acordo numa coisa: Os VE deviam baixar mais um pouco o seu preço.
Quanto à questão da poupança que é enorme, se metermos impostos e manutenção nessas contas, passa a ser brutal.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 28 dez 2015, 19:09

São bons argumentos. :)

Ultima vez que fiz 100km com Megane? Tem 2 semanas. Eu adoro conduzir por isso às vezes dou um passeio grande e faço facilmente esses 100km. Faço isso umas 2 ou 3 vezes por mês.
Pode ser sim psicológico mas eu nunca irei comprar um eletrico que não tenha no mínimo 200km de autonomia. Aí teria de me preocupar com carregamentos 1 vez por semana.
Tudo tem de descer de preço. Baterias, carros etc.
a questão é que para fazer os tais 30km/ dia um híbrido fa-los todos com o motor elétrico. E durante o fim de semana vou descansado dar os meus passeios. Claro que pago IUC e revisões. Mas não irei gastar mais do que os 5 ou 6 mil€ ao fim de por exemplo 7 ou 8 anos que irei ter um carro.

P.S. Peguei ainda a pouco na Megane e adivinhem. Ficou a um fio de ir a baixo porque me esqueci de carregar na embraiagem e na saída de um semáforo queria arrancar em ponto morto. Faltava meter a velocidade e baralhei os pedais. Heheh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por VETL » 28 dez 2015, 19:16

Nelio Escreveu:...a questão é que para fazer os tais 30km/ dia um híbrido fa-los todos com o motor elétrico. E durante o fim de semana vou descansado dar os meus passeios. Claro que pago IUC e revisões. Mas não irei gastar mais do que os 5 ou 6 mil€ ao fim de por exemplo 7 ou 8 anos que irei ter um carro
Aqui acho que tens um erro grosseiro enorme.
Os híbridos atuais para fazer esses km gastam a bateria toda - ciclos completos e por mais que não queiras admitir, vais mais depressa dar esses 5 ou 6k euros (se não for muito mais) na bateria do híbrido...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 28 dez 2015, 19:20

A toyota há bem pouco tempo disse que consegue dar garantia de 10 anos nas baterias. Mas se um carro pode ter a garantia de 5 anos baterias incluídas a história muda logo. Inclusive nos elétricos.

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 28 dez 2015, 19:26

Tendo carregamento rápido em casa, autonomia de 200km no mínimo e algum tipo de garantia aceitável nas baterias.... Era sem dúvida aceitável ter um eletrico como único carro em casa.
As coisas teem de ser rápidas e práticas para o utilizador não ter maçada.
Bem que eu disse ao Mariano que a minha opinião não ia ser mto bem aceite por cá. :)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Orlando » 28 dez 2015, 19:29

Nelio Escreveu:Tudo tem de descer de preço. Baterias, carros etc.
a questão é que para fazer os tais 30km/ dia um híbrido fa-los todos com o motor elétrico. E durante o fim de semana vou descansado dar os meus passeios. Claro que pago IUC e revisões. Mas não irei gastar mais do que os 5 ou 6 mil€ ao fim de por exemplo 7 ou 8 anos que irei ter um carro.
Acho que estão todos enganados.
Daqui 100 anos qdo lerem estas linhas, em que um possível comprador diz que andar num carro com energia limpa é caro, preferindo continuar a poluir e a hipotecar o futuro de todos a um custo muito reduzido, porque combustíveis fósseis eram baratos (sim para mim até 2 euros diesel é barato),; dizia eu, qdo ler estas linhas, ficará escandalizado com estes argumentos.
Mas o Nélio já deu um passo. Falta pouco. O que me afllige são os outros que acham que somos doidos por carregar todos os dias um carro que faz 100kms!
Para essa futura geração, que quase já existe, fica já registado, as minhas desculpas por não ter começado mais cedo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por VETL » 28 dez 2015, 19:35

O Leaf de 30Kwh já vem com 8 anos de garantia.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por VETL » 28 dez 2015, 19:54

MRider Escreveu:Vá não afugentem o rapaz hehe.

Ele tem alguma razão...
Ele tem razão em duas coisas:
1. O aluguer mata quaisquer contas que se façam; e
2. Os VE's necessitam de baixar um pouco o preço.

Felizmente há solução para as duas.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 28 dez 2015, 19:54

Não me afugentam :) sou de acordo que temos de mudar de hábitos. Só não estou de acordo com alugueres por um lado e preços das baterias por outro.
Sou de acordo com os elétricos especialmente pelo ambiente, mas toda a gente tem de admitir que as baterias ainda estão demasiado caras e a autonomia tem de subir para o dobro. Aí vai haver o boom de vendas.
Quanto mais pessoas investirem mais baratas irão ficar.

Ando dividido realmente entre híbrido e eletrico. Preços?
Yaris hybrid topo de gama 22mil.
Auris híbrido familiar 29mil

Mas como este meu investimento não é para já, ando de olho em tudo. Até nos desenvolvimentos da toyota nos carros a hidrogénio. Demora 3 minutos a "abastecer"

Nelio
Mensagens: 19
Registado: 26 dez 2015, 22:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Test Drive de 5 dias do ZOE. Opiniões.

Mensagem por Nelio » 28 dez 2015, 19:56

VETL Escreveu:
MRider Escreveu:Vá não afugentem o rapaz hehe.

Ele tem alguma razão...
Ele tem razão em duas coisas:
1. O aluguer mata quaisquer contas que se façam; e
2. Os VE's necessitam de baixar um pouco o preço.

Felizmente há solução para as duas.
Os ve's não são caros. As baterias é que são um absurdo.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”