Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 05 mai 2015, 15:08

rdias Escreveu:Dizia velocidade instantânea.... Consumo instantâneo também é esquisito... Pois dizia aos 100.... Deve ser uma média qualquer....
Onde é que dizia velocidade instantânea ??
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 05 mai 2015, 15:11

rdias Escreveu:No zoe que percebo... Aparece potência instantânea.... Em kW ... Que é a potência utilizada... Media de consumo em kWh/ 100... Não percebi bem aquele valor...
No Fluence existem os seguintes paineis informativos:
:arrow: Potência instantânea , em kW
:arrow: Velocidade média, em km/h
:arrow: Consumo médio, em kWh/100km mas que devido a razões que desconheço aparece legendado como "Velocidade média"
:arrow: Distância percorrida, em km
:arrow: Consumo acumulado, em kWh
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 05 mai 2015, 15:21

mjr Escreveu:Bons dados alexmol. A bateria parece estar ótima, tendo em conta que já tem algum tempo.
A mim não me parece nada óptima!

Todos os dados que encontrei sobre a bateria do Fluence, que supostamente é muito parecida à do Leaf, indicam 22kWh de capacidade utilizável. São usados termos como "in-car energy" ou "energie embarquê", ver neste folheto por exemplo, na página 19: http://www.renault.be/fr/e-brochure/fluence-ze/

Se dos 4 aos 99% gastou 20.7kWh da tomada, dos 0 aos 100% gastaria 21.8kWh.
Tendo em conta uma eficiência média de carregamento de 90% significa que para carregar dos 0 aos 100% a bateria receberá 19.6kWh.

Onde estão os 22kWh apregoados ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 05 mai 2015, 15:59

alexmol Escreveu:Tendo em conta uma eficiência média de carregamento de 90% significa que para carregar dos 0 aos 100% a bateria receberá 19.6kWh.

Onde estão os 22kWh apregoados ?
Essa diferença foi-se no tempo decorrido desde a data de fabrico até agora, mesmo que o carro nada tenha andado...
8-)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 05 mai 2015, 16:09

Alexmol, acredita, são bons valores... O meu em 8 meses baixou de 25,2kW.h da tomada em novo para 22,86kW.h. A degradação da química das nossas baterias é brutal no primeiro ano, quer se ande muito ou pouco com o carro. Parece que nos Leaf mk2 a química é melhor a esse respeito.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 05 mai 2015, 22:13

mjr Escreveu:Alexmol, acredita, são bons valores... O meu em 8 meses baixou de 25,2kW.h da tomada em novo para 22,86kW.h. A degradação da química das nossas baterias é brutal no primeiro ano, quer se ande muito ou pouco com o carro. Parece que nos Leaf mk2 a química é melhor a esse respeito.
Pois como nunca andei num Fluence novo vou ter mesmo que acreditar :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 05 mai 2015, 22:17

1-Abr-2015
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 05 mai 2015, 22:29

5-Abr-2015

Utilizando um Arduino com shield CAN-BUS (já utilizado no Prius 2G) propus-me a desenvolver um Fluence Spy.

Tem sido uma trabalheira com montes de dados em bruto para descodificar.

Eis o que já consegui descodificar até ao momento:

Aceleração/Regeneração pedida ao motor
Posição pedal acelerador
Posição acelerador virtual (depois de passar no cruise control)
Variação da velocidade instantânea (aceleração)
Pedal travão pressionado
Posição da manete PRND
Consumo/regeneração actuais em kW
Direcção do volante
Variação da direcção do volante (guinadas)
Acelerómetros X-Y-Z
Cabo de carga inserido/fora
Está a carregar/não está
SOC em %
Tempo até final da carga em minutos
Autonomia em km
Média kWh/100km do mostrador
Velocidade individual de cada roda
Posição da chave
Indicação GO (ready)
Travão de mão actuado
Contador de minutos perpétuo (será da bateria ou do carro ?)
Odómetro
Contactor principal bateria ligado/desligado
Consumo de potência extra motor (Ar condicionado, carregador bateria 12V, etc.)
Estado do proximity pilot (ficha de carregamento)
Corrente disponibilizada pelo EVSE
Tensão bateria 12V
Potência consumidores 12V

Ao contrário do Prius, até agora não encontrei a posição do pedal do travão (apenas pressionado ou não) o que confirma que a regeneração é totalmente regulada pelo pedal do acelerador. Quando se liberta o travão é pedida uma pequena potência ao motor para fazer o creep.

As temperaturas dos diversos componentes vão dar mais algum trabalho a descobrir pois não são coisas que variem de forma rápida, que se descobrem comparando com a velocidade e posição do pedal do acelerador por exemplo.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 05 mai 2015, 22:34

11-Abr-2015

Descobri um valor no can-bus que parece ser a estimativa de energia restante no pack.

Este valor, dividido pelo SoC actual, dá valores praticamente estáveis que rondam os 19kWh.

A confirmar-se significa que o pack tem 19/22=86% da capacidade original.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Filipe » 06 mai 2015, 00:40

Bom trabalho. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”