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Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Enviado: 23 nov 2011, 14:17
por ruicvt

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Enviado: 23 nov 2011, 15:52
por mjr
Vão rolar cabeças na Renault... :o

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Enviado: 23 nov 2011, 22:25
por ruimegas
Que mau :o :shock:

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Enviado: 24 nov 2011, 01:01
por ruicvt
Quer dizer, não é propriamente "mau".
A concepção da célula de segurança está relativamente bem concebida (não obstante uma deformação suspeita na base do pilar A e o valor alto das pressões no tronco no "pole test"). O problema principal reside na especificação do airbag do condutor que não impediu o contacto do "dummy" com o volante.
Pode ser um erro do fornecedor externo, ou dos parâmetros definidos pela Renault...

Apesar disso, os valores estão longe de serem considerados perigosos para os ocupantes.

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Enviado: 24 nov 2011, 09:49
por Filipe
Não me digas que estás comprador dum Fluence :?: :?

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Enviado: 24 nov 2011, 11:46
por ruicvt
:lol:

Felizmente tenho o discernimento de conseguir fazer análises quase sempre imparciais, independentemente se vou comprar um determinado modelo ou não.

Já agora, não. Nem que pudesse, nunca compraria o Fluence ZE ;)

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Enviado: 24 nov 2011, 13:30
por mjr
Penso que a explicação se deve de facto ao mau projecto do airbag, mas também deve ter algo a ver com o peso extra das baterias que provocou mais deformação nos pilares frontais pela maior inércia. Não há dados da versão CI do Fluence para comparar?

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Enviado: 24 nov 2011, 13:59
por ruicvt
Existe um teste da Kncap (Coreia Sul) ao Samsung SM3 que utiliza a mesma plataforma, mas os dados não são fiáveis.

O Fluence é, no fundo, um Megane MkIII com mala. Usa a mesma base. Deveriam ter resultados semelhantes. Mas não o têm...

Contudo é verdade que o acréscimo de 300kg sujeita toda a estrutura a um esforço suplementar. Residirá aí o cerne da questão e a não adaptação do airbag à superior desaceleração que tal incremento provoca.

Se bem que as marcas deveriam ter esta margem acautelada, dado que esses 300kg a mais podem ser traduzidos em pessoas e bagagens...

Uma última explicação puramente especulativa, tem a ver com o facto de o Fluence ser um modelo feito para mercados "emergentes", fabricado na Turquia.. terá a mesma exigência? Teoricamente, sim... mas...

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Enviado: 24 nov 2011, 19:32
por ruimegas
Eu acrescentaria mesmo que a componente do motor eléctrico e seus componentes "enfraqueceram" a estrutura de embate e o seu habitáculo em comparação com o versão de combustão.