Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Responder
Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Mensagem por ruicvt » 23 nov 2011, 14:17


Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Mensagem por mjr » 23 nov 2011, 15:52

Vão rolar cabeças na Renault... :o
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Mensagem por ruimegas » 23 nov 2011, 22:25

Que mau :o :shock:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Mensagem por ruicvt » 24 nov 2011, 01:01

Quer dizer, não é propriamente "mau".
A concepção da célula de segurança está relativamente bem concebida (não obstante uma deformação suspeita na base do pilar A e o valor alto das pressões no tronco no "pole test"). O problema principal reside na especificação do airbag do condutor que não impediu o contacto do "dummy" com o volante.
Pode ser um erro do fornecedor externo, ou dos parâmetros definidos pela Renault...

Apesar disso, os valores estão longe de serem considerados perigosos para os ocupantes.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Mensagem por Filipe » 24 nov 2011, 09:49

Não me digas que estás comprador dum Fluence :?: :?
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Mensagem por ruicvt » 24 nov 2011, 11:46

:lol:

Felizmente tenho o discernimento de conseguir fazer análises quase sempre imparciais, independentemente se vou comprar um determinado modelo ou não.

Já agora, não. Nem que pudesse, nunca compraria o Fluence ZE ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Mensagem por mjr » 24 nov 2011, 13:30

Penso que a explicação se deve de facto ao mau projecto do airbag, mas também deve ter algo a ver com o peso extra das baterias que provocou mais deformação nos pilares frontais pela maior inércia. Não há dados da versão CI do Fluence para comparar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Mensagem por ruicvt » 24 nov 2011, 13:59

Existe um teste da Kncap (Coreia Sul) ao Samsung SM3 que utiliza a mesma plataforma, mas os dados não são fiáveis.

O Fluence é, no fundo, um Megane MkIII com mala. Usa a mesma base. Deveriam ter resultados semelhantes. Mas não o têm...

Contudo é verdade que o acréscimo de 300kg sujeita toda a estrutura a um esforço suplementar. Residirá aí o cerne da questão e a não adaptação do airbag à superior desaceleração que tal incremento provoca.

Se bem que as marcas deveriam ter esta margem acautelada, dado que esses 300kg a mais podem ser traduzidos em pessoas e bagagens...

Uma última explicação puramente especulativa, tem a ver com o facto de o Fluence ser um modelo feito para mercados "emergentes", fabricado na Turquia.. terá a mesma exigência? Teoricamente, sim... mas...

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Fluence - 4 Estrelas Euroncap

Mensagem por ruimegas » 24 nov 2011, 19:32

Eu acrescentaria mesmo que a componente do motor eléctrico e seus componentes "enfraqueceram" a estrutura de embate e o seu habitáculo em comparação com o versão de combustão.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”