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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 05 mai 2015, 15:08
por alexmol
rdias Escreveu:Dizia velocidade instantânea.... Consumo instantâneo também é esquisito... Pois dizia aos 100.... Deve ser uma média qualquer....
Onde é que dizia velocidade instantânea ??

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 05 mai 2015, 15:11
por alexmol
rdias Escreveu:No zoe que percebo... Aparece potência instantânea.... Em kW ... Que é a potência utilizada... Media de consumo em kWh/ 100... Não percebi bem aquele valor...
No Fluence existem os seguintes paineis informativos:
:arrow: Potência instantânea , em kW
:arrow: Velocidade média, em km/h
:arrow: Consumo médio, em kWh/100km mas que devido a razões que desconheço aparece legendado como "Velocidade média"
:arrow: Distância percorrida, em km
:arrow: Consumo acumulado, em kWh

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 05 mai 2015, 15:21
por alexmol
mjr Escreveu:Bons dados alexmol. A bateria parece estar ótima, tendo em conta que já tem algum tempo.
A mim não me parece nada óptima!

Todos os dados que encontrei sobre a bateria do Fluence, que supostamente é muito parecida à do Leaf, indicam 22kWh de capacidade utilizável. São usados termos como "in-car energy" ou "energie embarquê", ver neste folheto por exemplo, na página 19: http://www.renault.be/fr/e-brochure/fluence-ze/

Se dos 4 aos 99% gastou 20.7kWh da tomada, dos 0 aos 100% gastaria 21.8kWh.
Tendo em conta uma eficiência média de carregamento de 90% significa que para carregar dos 0 aos 100% a bateria receberá 19.6kWh.

Onde estão os 22kWh apregoados ?

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 05 mai 2015, 15:59
por VETL
alexmol Escreveu:Tendo em conta uma eficiência média de carregamento de 90% significa que para carregar dos 0 aos 100% a bateria receberá 19.6kWh.

Onde estão os 22kWh apregoados ?
Essa diferença foi-se no tempo decorrido desde a data de fabrico até agora, mesmo que o carro nada tenha andado...
8-)

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 05 mai 2015, 16:09
por mjr
Alexmol, acredita, são bons valores... O meu em 8 meses baixou de 25,2kW.h da tomada em novo para 22,86kW.h. A degradação da química das nossas baterias é brutal no primeiro ano, quer se ande muito ou pouco com o carro. Parece que nos Leaf mk2 a química é melhor a esse respeito.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 05 mai 2015, 22:13
por alexmol
mjr Escreveu:Alexmol, acredita, são bons valores... O meu em 8 meses baixou de 25,2kW.h da tomada em novo para 22,86kW.h. A degradação da química das nossas baterias é brutal no primeiro ano, quer se ande muito ou pouco com o carro. Parece que nos Leaf mk2 a química é melhor a esse respeito.
Pois como nunca andei num Fluence novo vou ter mesmo que acreditar :D

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 05 mai 2015, 22:17
por alexmol
1-Abr-2015
Imagem

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 05 mai 2015, 22:29
por alexmol
5-Abr-2015

Utilizando um Arduino com shield CAN-BUS (já utilizado no Prius 2G) propus-me a desenvolver um Fluence Spy.

Tem sido uma trabalheira com montes de dados em bruto para descodificar.

Eis o que já consegui descodificar até ao momento:

Aceleração/Regeneração pedida ao motor
Posição pedal acelerador
Posição acelerador virtual (depois de passar no cruise control)
Variação da velocidade instantânea (aceleração)
Pedal travão pressionado
Posição da manete PRND
Consumo/regeneração actuais em kW
Direcção do volante
Variação da direcção do volante (guinadas)
Acelerómetros X-Y-Z
Cabo de carga inserido/fora
Está a carregar/não está
SOC em %
Tempo até final da carga em minutos
Autonomia em km
Média kWh/100km do mostrador
Velocidade individual de cada roda
Posição da chave
Indicação GO (ready)
Travão de mão actuado
Contador de minutos perpétuo (será da bateria ou do carro ?)
Odómetro
Contactor principal bateria ligado/desligado
Consumo de potência extra motor (Ar condicionado, carregador bateria 12V, etc.)
Estado do proximity pilot (ficha de carregamento)
Corrente disponibilizada pelo EVSE
Tensão bateria 12V
Potência consumidores 12V

Ao contrário do Prius, até agora não encontrei a posição do pedal do travão (apenas pressionado ou não) o que confirma que a regeneração é totalmente regulada pelo pedal do acelerador. Quando se liberta o travão é pedida uma pequena potência ao motor para fazer o creep.

As temperaturas dos diversos componentes vão dar mais algum trabalho a descobrir pois não são coisas que variem de forma rápida, que se descobrem comparando com a velocidade e posição do pedal do acelerador por exemplo.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 05 mai 2015, 22:34
por alexmol
11-Abr-2015

Descobri um valor no can-bus que parece ser a estimativa de energia restante no pack.

Este valor, dividido pelo SoC actual, dá valores praticamente estáveis que rondam os 19kWh.

A confirmar-se significa que o pack tem 19/22=86% da capacidade original.

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Enviado: 06 mai 2015, 00:40
por Filipe
Bom trabalho. 8-)