5-Abr-2015
Utilizando um Arduino com shield CAN-BUS (
já utilizado no Prius 2G) propus-me a desenvolver um Fluence Spy.
Tem sido uma trabalheira com montes de dados em bruto para descodificar.
Eis o que já consegui descodificar até ao momento:
Aceleração/Regeneração pedida ao motor
Posição pedal acelerador
Posição acelerador virtual (depois de passar no cruise control)
Variação da velocidade instantânea (aceleração)
Pedal travão pressionado
Posição da manete PRND
Consumo/regeneração actuais em kW
Direcção do volante
Variação da direcção do volante (guinadas)
Acelerómetros X-Y-Z
Cabo de carga inserido/fora
Está a carregar/não está
SOC em %
Tempo até final da carga em minutos
Autonomia em km
Média kWh/100km do mostrador
Velocidade individual de cada roda
Posição da chave
Indicação GO (ready)
Travão de mão actuado
Contador de minutos perpétuo (será da bateria ou do carro ?)
Odómetro
Contactor principal bateria ligado/desligado
Consumo de potência extra motor (Ar condicionado, carregador bateria 12V, etc.)
Estado do proximity pilot (ficha de carregamento)
Corrente disponibilizada pelo EVSE
Tensão bateria 12V
Potência consumidores 12V
Ao contrário do Prius, até agora não encontrei a posição do pedal do travão (apenas pressionado ou não) o que confirma que a regeneração é totalmente regulada pelo pedal do acelerador. Quando se liberta o travão é pedida uma pequena potência ao motor para fazer o creep.
As temperaturas dos diversos componentes vão dar mais algum trabalho a descobrir pois não são coisas que variem de forma rápida, que se descobrem comparando com a velocidade e posição do pedal do acelerador por exemplo.