Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas
Enviado: 29 mar 2024, 11:13
Olá a todos!
É a primeira vez que participo no Fórum.
Resolvi aderir ao mundo dos eletrificados, embora ainda esteja muito indeciso da opção a tomar.
O meu diesel já tem 10 anos (Fiat 500X), pelo que está na hora de renovar a frota.
Para terem noção, 95% das minhas deslocações diárias são feitas no IC2, sem grandes pára-arranca, andando maioritariamente num intervalo entre os 70 e os 90kms/h, só abrandando em dois troços curtos de localidades. Faço uma média de 70 kms diários de segunda a sexta e tenho casa particular com garagem (o que dá para montar wallbox).
Comecei por pensar num full-hybrid (Yaris ou clio), mas, embora ainda não tenha feito um test drive com estes carros, tenho visto diversos vídeos e lido artigos, sendo que me parece que, de acordo com a condução que faço, irei tirar pouco partido de um full-bybrid. Continuaria a fazer médias de 4L/100 e pouco partido retiraria da condução elétrica porque a taxa de regeneração seria diminuta (embora confesse gostar particularmente do novo Hyaris).
Os plug-in já se encaixariam mais no tipo de trajeto e quilometragem que faço. Com autonomia elétrica a rondar os 60kms é perfeito para os 70kms diários que faço. Mas estes, em muitos casos, são mais caros que elétricos.
Tendo garagem particular, então um EV parece-me ser uma opção mais adaptada.
Estando a apontar para um orçamento máximo na casa dos 35.000/ 40.000 euros (já muito puxado - idealmente na casa dos 30.000/ 35.000), tenho estado atento aos modelos que vão sendo anunciados e perspetivados.
Logo à partida vislumbro os seguintes:
- R5;
- ID2;
- KIA EV3 (ou EV2 se entretanto houver novidades);
- Toyota BZ2X;
- Cupra Raval;
- Ioniq 2;
- Panda Elétrico.
O âmbito da procura é neste segmento.
Coloquei de fora o E208 e o Corsa porque me parecem caros demais para aquilo que aparentam ser (a não ser que venham a ter redução de preço com a montagem de baterias LFP).
Cheguei a um ponto em que quase me convenci pelo R5. Gostei muito do que vi. É um carro utilitário (não preciso de um carro grande). Terá um preço a rondar os 30.000 euros (versão de lançamento). E tem muito "conteúdo" de infotainement, etc... Fiz, inclusivamente, um teste drive com o Megane (que gostei) para me ambientar a um Renault Elétrico.
Sucede que, entretanto, comecei a ler mais sobre baterias e reparei que o R5 terá uma bateria NMC... Embora acredite que serão raros os casos de situações em que ocorrem explosões nas baterias, parece certo que as baterias LFP são mais seguras, para além de terem maior longevidade. Confesso que fico com um pé atrás em avançar para a compra de um carro com bateria NMC, ainda para mais quando grandes marcas estão a aderir às baterias LFP (via CATL).
O meu interesse pelo R5 esmoreceu face ao acima indicado.
Assim sendo, irei monitorizar a evolução da adesão das marcas às baterias LFP (para além da Tesla e BYD).
Mas escolher um carro com bateria LFP traz outro problema. Pelo que me parece, estão a ser/ serão colocadas em modelos de entrada. Ou seja, poderá vir a acontecer os carros de entrada com bateria LFP depois estarem despidos de extras e de componentes do sistema de navegação/ infoentretenimento que tornem esses carros desinteressantes. Reparei nisso, por exemplo, no MG4. Só o modelo de entrada tem esta bateria, mas depois no equipamento incluído fica muito aquém das versões seguintes (nem sequer falo da versão mais equipada). Isto também não quero...
Confesso que será complicado vir a tomar uma decisão.
Entre os modelos acima indicados, qual vos parecem os mais adequados? Existirão outros dentro daquela "família" que poderei considerar (confesso não ser fã da Tesla - é minimalismo a mais para mim - e não gosto do Dolphin).
E quanto à questão das baterias NMC? Haverá, efetivamente, razões para grandes preocupações? Terá a Renault algum mecanismo que esteja implementado que reduza o risco de danificação/ explosão daquelas baterias, considerando a forma como defenderam inequivocamente a manutenção da aposta nas mesmas (e que só mudarão diretamente para as baterias de sódio)?
Obrigado a todos!
É a primeira vez que participo no Fórum.
Resolvi aderir ao mundo dos eletrificados, embora ainda esteja muito indeciso da opção a tomar.
O meu diesel já tem 10 anos (Fiat 500X), pelo que está na hora de renovar a frota.
Para terem noção, 95% das minhas deslocações diárias são feitas no IC2, sem grandes pára-arranca, andando maioritariamente num intervalo entre os 70 e os 90kms/h, só abrandando em dois troços curtos de localidades. Faço uma média de 70 kms diários de segunda a sexta e tenho casa particular com garagem (o que dá para montar wallbox).
Comecei por pensar num full-hybrid (Yaris ou clio), mas, embora ainda não tenha feito um test drive com estes carros, tenho visto diversos vídeos e lido artigos, sendo que me parece que, de acordo com a condução que faço, irei tirar pouco partido de um full-bybrid. Continuaria a fazer médias de 4L/100 e pouco partido retiraria da condução elétrica porque a taxa de regeneração seria diminuta (embora confesse gostar particularmente do novo Hyaris).
Os plug-in já se encaixariam mais no tipo de trajeto e quilometragem que faço. Com autonomia elétrica a rondar os 60kms é perfeito para os 70kms diários que faço. Mas estes, em muitos casos, são mais caros que elétricos.
Tendo garagem particular, então um EV parece-me ser uma opção mais adaptada.
Estando a apontar para um orçamento máximo na casa dos 35.000/ 40.000 euros (já muito puxado - idealmente na casa dos 30.000/ 35.000), tenho estado atento aos modelos que vão sendo anunciados e perspetivados.
Logo à partida vislumbro os seguintes:
- R5;
- ID2;
- KIA EV3 (ou EV2 se entretanto houver novidades);
- Toyota BZ2X;
- Cupra Raval;
- Ioniq 2;
- Panda Elétrico.
O âmbito da procura é neste segmento.
Coloquei de fora o E208 e o Corsa porque me parecem caros demais para aquilo que aparentam ser (a não ser que venham a ter redução de preço com a montagem de baterias LFP).
Cheguei a um ponto em que quase me convenci pelo R5. Gostei muito do que vi. É um carro utilitário (não preciso de um carro grande). Terá um preço a rondar os 30.000 euros (versão de lançamento). E tem muito "conteúdo" de infotainement, etc... Fiz, inclusivamente, um teste drive com o Megane (que gostei) para me ambientar a um Renault Elétrico.
Sucede que, entretanto, comecei a ler mais sobre baterias e reparei que o R5 terá uma bateria NMC... Embora acredite que serão raros os casos de situações em que ocorrem explosões nas baterias, parece certo que as baterias LFP são mais seguras, para além de terem maior longevidade. Confesso que fico com um pé atrás em avançar para a compra de um carro com bateria NMC, ainda para mais quando grandes marcas estão a aderir às baterias LFP (via CATL).
O meu interesse pelo R5 esmoreceu face ao acima indicado.
Assim sendo, irei monitorizar a evolução da adesão das marcas às baterias LFP (para além da Tesla e BYD).
Mas escolher um carro com bateria LFP traz outro problema. Pelo que me parece, estão a ser/ serão colocadas em modelos de entrada. Ou seja, poderá vir a acontecer os carros de entrada com bateria LFP depois estarem despidos de extras e de componentes do sistema de navegação/ infoentretenimento que tornem esses carros desinteressantes. Reparei nisso, por exemplo, no MG4. Só o modelo de entrada tem esta bateria, mas depois no equipamento incluído fica muito aquém das versões seguintes (nem sequer falo da versão mais equipada). Isto também não quero...
Confesso que será complicado vir a tomar uma decisão.
Entre os modelos acima indicados, qual vos parecem os mais adequados? Existirão outros dentro daquela "família" que poderei considerar (confesso não ser fã da Tesla - é minimalismo a mais para mim - e não gosto do Dolphin).
E quanto à questão das baterias NMC? Haverá, efetivamente, razões para grandes preocupações? Terá a Renault algum mecanismo que esteja implementado que reduza o risco de danificação/ explosão daquelas baterias, considerando a forma como defenderam inequivocamente a manutenção da aposta nas mesmas (e que só mudarão diretamente para as baterias de sódio)?
Obrigado a todos!