Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2991
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por Nonnus » 27 abr 2024, 19:20

cfvp Escreveu:
27 abr 2024, 12:08
Conheces algum sítio de confiança que venda semi-novos?
Não. Acabei de importar um sem o ver :o

Mas nada como procurar nos stands oficias das marcas, carros de serviço, ou retomas, são vendidos a preços mais baixos.

Compreendo que para muita gente pode fazer confusão comprar um carro nas condições que eu o fiz, mas é um risco "controlado" e a maneira de ter um carro com os 500km de autonomia a um preço acessível.

Pegando no exemplo do autor deste tópico em que o orçamento é de 35000€ se comprar um carro nas condições que eu comprei 22000€, ainda fica com 13000€ para caso aja alguma eventualidade desagradável, se não houver, tem um carro com 500km de autonomia por um bom preço.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

GMLFO
Mensagens: 9
Registado: 29 mar 2024, 00:25
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por GMLFO » 28 abr 2024, 10:38

civic Escreveu:
27 abr 2024, 12:06
Nonnus Escreveu:
27 abr 2024, 08:21
Existe aí alguma contra informação.

Ambos podem e devem ser carregados a 100%, a diferença é que uma química não deve estar no estado a 100% por muito tempo, enquanto a outra pode estar.

Quanto ao orçamento que tem disponível para comprar um carro com 500km de autonomia, em vez de comprar novo pense num semi novo e vai que chega e sobra.
Nem é tanto o "pode estar", a questão dos 100% é prejudicial nas duas quimicas, só que nas LFP nota-se menos porque o tempo esperado de vida é maior, alem de que com niveis de tensão muito proximos entre o maximo e o minimo requer idas a 100% para o BMS não se perder.

Imagem
Confesso que esta temática das baterias me causa muitas dúvidas. Mas agradeço as vossas explicações. ;)

Eu tenho-me baseado naquilo que tenho lido na net e visto em vídeos no youtube:

- NMC: não carregar mais do que 80% (preferencialmente) porque acima disso pode levar a um sobreaquecimento da bateria (principalmente se for carregada em carregadores rápidos, o que também aumenta os custos por demorar mais tempo a carregar). Estas baterias também suportam temperaturas mais baixas pelo que mais facilmente atingem um estado de sobreaquecimento e eventual fuga térmica. Mas também já li que caso sejam carregadas a 100%, o carro não deverá ficar parado por muito tempo.

- LFP: devem ser carregadas a 100%, pelo menos uma vez por semana, para não se perder a "referência" da autonomia que têm. É isto o BMS? Ou seja, o sistema de gerenciamento das baterias? Se não for, o que significa "perder o BMS"? Também tenho lido que os carros com LFP podem ficar parados com 100% de carga durante dias. Por outro lado, não sobreaquecem tanto e suportam melhor temperaturas mais elevadas, reduzindo o risco de fugas térmicas.

Acresce que as LFP têm mais ciclos de carga que uma NMC. Mais do dobro.

Este tema dos ciclos de carga é outra coisa que tenho estado a tentar perceber. No início, tinha a ideia que um ciclo de carga corresponderia a cada vez que carregasse o carro, independentemente da carga que fosse. Mas já percebi que não é isso, a não ser que a bateria esteja a 100% e vá aos 0% e carregue a 100%. Imaginando este cenário: gastarei 20% de bateria diariamente. Sabendo isso, carrego todos os dias dos 60% aos 80%. 5 dias a carregar 20%, por dia, corresponde a 100% de cargas acumuladas. Isto significa que ao fim de 5 dias a carregar 20% por dia completou-se um ciclo de carga?

Outra dúvida. Imaginando um carro com bateria NMC. Já percebi que não se deve carregar em corrente rápida ou super rápida em postos públicos, acima dos 80% porque irá aquecer demasiado a bateria em virtude de o tempo de carga ser bastante superior acima dos 80% (o que aumentará, ainda mais, o custo do carregamento). E se carregar, por exemplo, em casa dos 80 aos 100% a 3,7 ou 7,4 kwh? O facto de ser uma carga mais lenta ajudará a bateria a não aquecer tanto? Bem sei que demorará ainda mais tempo. Mas, por exemplo, ser for durante a noite para ter o carro pronto para sair para o trabalho de manhã (em que terei bastantes horas para o carro carregar) a bateria será afetada ou aquecerá demasiado por fazer carregamentos até 100% a 3,7 ou 7,4 kwh? Ou seja, o que é pior para uma bateria? Carregar dos 80% aos 100% em 3 horas a 3,7khw ou carregar na rede pública dos 80% aos 100% numa hora a 50kwh? O que afetará mais a bateria? Menor tempo de carregamento mas com potência mais elevada ou maior tempo de carregamento com potência mais baixa?

Finalmente (pelo menos para já) tenho mais uma questão, que se prende com algo que me preocupa particularmente. O facto de no meu dia a dia ter de deixar o carro estacionado em local sem sombra. Como vivo no distrito de Santarém, o verão é sempre particularmente quente. Isto significa que nos meses de junho a setembro, o mais provável é ter grande parte dos dias de deixar o carro ao sol com temperaturas entre os 30 e os 40 graus... Ainda serão 3 ou 4 meses seguidos... Isto não afetará particularmente carros com bateria NMC (que têm menor resistência ao sobreaquecimento), com maior risco de fuga térmica? Ou os carros atuais já possuem todos sistemas internos que permitem manter as temperaturas numa taxa de calor aceitável? Já li que há marcas que têm arrefecimento líquido das baterias.

Nota final: a minha ideia inicial foi esperar pelo R5 elétrico porque gostei bastante do que vi. Estava convencido em comprar o carro assim que saísse. Mas depois quando comecei a ler tudo sobre baterias NMC e LFP fiquei confuso. O R5 terá NMC. Daí ter começado a olhar para o que existe em LFP (sendo que entre os modelos existentes, aquele que mais me agrada é o Smart #3 embora já ultrapasse um pouco a faixa dos 35k na versão LFP - mas está muito bem recheado de funcionalidades).

Obrigado mais uma vez a todos!

PS: quanto a carros de serviço também tenho estado a ver. O site da Santogal tem uma oferta bastante alargada. Aliás, vai ser na Santogal que vou fazer o test drive do Smart#3 na próxima semana.

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por civic » 28 abr 2024, 12:09

Referes várias vezes o sobreaquecimento das NMC acima de 80%, estás a ver a coisa erradamente, nesse aspeto as NMC e as LFP são praticamente iguais, até será pior no caso das LFP que têm limites de tensão mais proximos, ou seja, o reduzires a velocidade em SoCs altos serve principalmente para não teres celulas desbalanceadas quando atingires os 100%, nada tem a ver com o aquecimento, a questão da temperatura nestes patameares é que é muito prejudicial andar nos 100% com temperaturas altas, isto para as 2 tecnologias, embora em escalas diferentes.
Outra coisa relacionada com a temperatura, tenho LFP na minha scooter à cerca de 12 anos, continuam impecáveis, só que no inverno a performance baixa radicalmente, dá a sensação que quanto mais andas mais aumenta a autonomia, pois as baterias vão aquecendo. :lol:
Os 100% (teoricos) numa NMC é prejudicial se ficar nesse estado durante muito tempo, pois como esta quimica é muito ativa provoca reações dentro da bateria, o carregar a 100% e arrancar de seguida não tem qualquer problema, isto nada tem a ver com aquecimentos, alem de que a bateria nunca atinge os 100% na realidade.

Outra coisa bem diferente entre as duas tecnologias é a performance, uma NMC carrega e descarrega bem mais rapido que uma LFP, uma maneira facil de perceber as 2 tecnologias é idealizar que as NMC têm uma atividade química muito mais energica do que as LFP que por si só se autolimitam, por isso duram mais, diria que usando umas NMC ao mesmo ritmo de umas LFP e a longevidade não será muito diferente.

Essa coisa dos ciclos tem muito que se lhe diga, e não é tudo preto e branco, existem muitas variaveis, mas a ideia é que 1 ciclo será 0 a 100%, nenhum EV o faz, pois para preservar as baterias as marcas limitam os ciclos completos e nunca deixam chegar aos extremos, mas imagina que uma determinada bateria faz 1000ciclos completos, se forem meios ciclos fará uns 3000ciclos, se forem 1/4 de ciclo fariam 8000ciclos e por aí fora, estes valores são apenas figurativos, mas a ideia é que quanto menores forem os ciclos mais duram as baterias.
Claro que as duas tecnologias têm evoluido imenso, o que que as aproximam em algumas coisas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

EVUber
Mensagens: 85
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por EVUber » 28 abr 2024, 22:53

GMLFO Escreveu:
27 abr 2024, 06:16
A boa autonomia é relativa. Carro com NMC com autonomia de 400 kms é o mesmo que carro com LFP de 320 kms. O primeiro deve em grande medida não ser carregado em mais de 80%. O segundo já não tem tanto essa limitação.

À presente data, carros com autonomia de 500 a 600kms não são para o meu bolso...
LFP Vs NCM

Estamos ca para desbravar mitos, principalmente sobre as NCM :D

A minha vai em primeiro com 275.000, terei perdido 20km de autonomia ou 3,8%

890 dias de uso...
talvez uns 600 dias a carregar a 100%, no geral vai até 20%, em casos excepcionais (poucos) vai a 10%

Sei que não sou caso isolado, existe outro E-Niro que ja passou dos 300.000km.

Imagem
Imagem

EVUber
Mensagens: 85
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por EVUber » 28 abr 2024, 22:59

Tens este checo, um papa-km depois de fazer +160.000km no E-niro, ja vai em poucos meses com 48.000km no EV6, este tem a bateria NMC 8111

Tragam os estudos todos que quiserem, mas o que se vai notando é que as LFP vão apresentado degradação superior as NCM 622 e NCM 8111

https://www.youtube.com/watch?v=jHBLOLP-YDU

Em relação ao Smart....sugiro que leias bastante, pois começaram com o pe-esquerdo....ja estão a voltar ao estaleiro...

EVUber
Mensagens: 85
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por EVUber » 28 abr 2024, 23:33

GMLFO Escreveu:
28 abr 2024, 10:38
civic Escreveu:
27 abr 2024, 12:06
Nonnus Escreveu:
27 abr 2024, 08:21
Existe aí alguma contra informação.

Ambos podem e devem ser carregados a 100%, a diferença é que uma química não deve estar no estado a 100% por muito tempo, enquanto a outra pode estar.

Quanto ao orçamento que tem disponível para comprar um carro com 500km de autonomia, em vez de comprar novo pense num semi novo e vai que chega e sobra.
Nem é tanto o "pode estar", a questão dos 100% é prejudicial nas duas quimicas, só que nas LFP nota-se menos porque o tempo esperado de vida é maior, alem de que com niveis de tensão muito proximos entre o maximo e o minimo requer idas a 100% para o BMS não se perder.

Imagem
Confesso que esta temática das baterias me causa muitas dúvidas. Mas agradeço as vossas explicações. ;)

Eu tenho-me baseado naquilo que tenho lido na net e visto em vídeos no youtube:

- NMC: não carregar mais do que 80% (preferencialmente) porque acima disso pode levar a um sobreaquecimento da bateria (principalmente se for carregada em carregadores rápidos, o que também aumenta os custos por demorar mais tempo a carregar). Estas baterias também suportam temperaturas mais baixas pelo que mais facilmente atingem um estado de sobreaquecimento e eventual fuga térmica. Mas também já li que caso sejam carregadas a 100%, o carro não deverá ficar parado por muito tempo.

- LFP: devem ser carregadas a 100%, pelo menos uma vez por semana, para não se perder a "referência" da autonomia que têm. É isto o BMS? Ou seja, o sistema de gerenciamento das baterias? Se não for, o que significa "perder o BMS"? Também tenho lido que os carros com LFP podem ficar parados com 100% de carga durante dias. Por outro lado, não sobreaquecem tanto e suportam melhor temperaturas mais elevadas, reduzindo o risco de fugas térmicas.

Acresce que as LFP têm mais ciclos de carga que uma NMC. Mais do dobro.

Este tema dos ciclos de carga é outra coisa que tenho estado a tentar perceber. No início, tinha a ideia que um ciclo de carga corresponderia a cada vez que carregasse o carro, independentemente da carga que fosse. Mas já percebi que não é isso, a não ser que a bateria esteja a 100% e vá aos 0% e carregue a 100%. Imaginando este cenário: gastarei 20% de bateria diariamente. Sabendo isso, carrego todos os dias dos 60% aos 80%. 5 dias a carregar 20%, por dia, corresponde a 100% de cargas acumuladas. Isto significa que ao fim de 5 dias a carregar 20% por dia completou-se um ciclo de carga?

Outra dúvida. Imaginando um carro com bateria NMC. Já percebi que não se deve carregar em corrente rápida ou super rápida em postos públicos, acima dos 80% porque irá aquecer demasiado a bateria em virtude de o tempo de carga ser bastante superior acima dos 80% (o que aumentará, ainda mais, o custo do carregamento). E se carregar, por exemplo, em casa dos 80 aos 100% a 3,7 ou 7,4 kwh? O facto de ser uma carga mais lenta ajudará a bateria a não aquecer tanto? Bem sei que demorará ainda mais tempo. Mas, por exemplo, ser for durante a noite para ter o carro pronto para sair para o trabalho de manhã (em que terei bastantes horas para o carro carregar) a bateria será afetada ou aquecerá demasiado por fazer carregamentos até 100% a 3,7 ou 7,4 kwh? Ou seja, o que é pior para uma bateria? Carregar dos 80% aos 100% em 3 horas a 3,7khw ou carregar na rede pública dos 80% aos 100% numa hora a 50kwh? O que afetará mais a bateria? Menor tempo de carregamento mas com potência mais elevada ou maior tempo de carregamento com potência mais baixa?

Finalmente (pelo menos para já) tenho mais uma questão, que se prende com algo que me preocupa particularmente. O facto de no meu dia a dia ter de deixar o carro estacionado em local sem sombra. Como vivo no distrito de Santarém, o verão é sempre particularmente quente. Isto significa que nos meses de junho a setembro, o mais provável é ter grande parte dos dias de deixar o carro ao sol com temperaturas entre os 30 e os 40 graus... Ainda serão 3 ou 4 meses seguidos... Isto não afetará particularmente carros com bateria NMC (que têm menor resistência ao sobreaquecimento), com maior risco de fuga térmica? Ou os carros atuais já possuem todos sistemas internos que permitem manter as temperaturas numa taxa de calor aceitável? Já li que há marcas que têm arrefecimento líquido das baterias.

Nota final: a minha ideia inicial foi esperar pelo R5 elétrico porque gostei bastante do que vi. Estava convencido em comprar o carro assim que saísse. Mas depois quando comecei a ler tudo sobre baterias NMC e LFP fiquei confuso. O R5 terá NMC. Daí ter começado a olhar para o que existe em LFP (sendo que entre os modelos existentes, aquele que mais me agrada é o Smart #3 embora já ultrapasse um pouco a faixa dos 35k na versão LFP - mas está muito bem recheado de funcionalidades).

Obrigado mais uma vez a todos!

PS: quanto a carros de serviço também tenho estado a ver. O site da Santogal tem uma oferta bastante alargada. Aliás, vai ser na Santogal que vou fazer o test drive do Smart#3 na próxima semana.

A temperatura media das NCM 622 no e-niro é 15 graus no inverno e 30 graus no verão, nos restantes meses anda nos 22 a 25 graus que é aonde se nota mais autonomia..
Acima dos 35 graus as ventoinhas disparam (apenas aconteceu 1 vez) aconselho a nao abusar nas altas temperaturas com o carro, seja a circular ou a carregar...
Muitos dias seguidos com temperaturas frias, nota-se um acréscimo da degradação, aqui aconselho umas cargas rápidas de vez em quando para evitar uma aglomeração da cristalização.

Mas no caso das NCM622 fabricada pela sk innovation, creio utilizam pequenas propriedades de alguns componentes que evitam certas reações químicas para maior longevidade.

Tens também o caso das NCM dos BMW i3 feitas pelas panasonic que boa conta deram de si....e a Toyota + Panasonic continuaram por esse caminho..

Ainda hoje vi a publicação no facebook de um Peugeot E-208 (NCM ) com 250.000km com bateria de 50kWh

Se fossem tudo linear, os fabricantes que utilizam LFP, davam garantias superiores de 1 milhão de KM (a espera isso é a toyota NCM :) ) com um mercado tão competitivo oferecer garantia superior ao vizinho é bem melhor que perder "ainda mais" dinheiro na vendas do eléctrico..

https://www.linkedin.com/pulse/battery- ... hn-chen-1c

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por civic » 29 abr 2024, 08:19

Tudo o que se pode falar em termos de baterias é de condições iguais, ir buscar casos isolados para tentar tirar alguma ilação é errado, pois cada caso é um caso, não vamos generalizar só porque conhecemos alguém...
Uma LFP faz mais ciclos do que uma NMC nas mesmas condições, isto é um facto, pode é nem sequer conseguir andar em algumas condições que uma NMC anda. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

GMLFO
Mensagens: 9
Registado: 29 mar 2024, 00:25
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por GMLFO » 30 abr 2024, 18:52

Boa tarde a todos!

Hoje passei no stand da Peugeot para ver o E308 e o vendedor disse-me algo que me surpreendeu.

Informou-me que o E308 pode ser sempre carregado a 100% porque o carro já vem limitado de fábrica a 80%. Ou seja, quando se carrega "a 100%" estamos, no fundo, a carregar 80% da bateria. Pelo que, não é necessário limitar no carro o carregamento a 80%. Se assim fosse, estaríamos, no fundo, a carregar 60% da bateria. E também me indicou que a autonomia anunciada é sobre os "tais 80% já limitados de fábrica".

Disse que é algo dos novos Peugeot... Desconhecia totalmente que era assim...

Também me indicou que o sistema sofisticado de gerenciamento das baterias, incluindo o sistema líquido de refrigeração, ajuda no controlo de temperatura da bateria para evitar sobreaquecimento, sistema líquido de refrigeração este que não necessita de ser mudado.

Como estava perto do stand da Hyundai, aproveitei também para dar uma olhadela no Kauai e resolvi pedir proposta.

Vantagens do Peugeot:
- Esteticamente, gosto muito do carro, principalmente na cor verde;
- Será mais barato que o Kauai;
- Oferecem a Wallbox (que já vi que tem custo aproximado de 600 euros);
- Preços de primeira proposta (ainda me enviarão a proposta final com condições revistas e avaliação da retoma):
» ALLURE: 42.000 (com pack vision e drive assist)
» GT: 44.000 (com pack vision e drive assist)

Vantagens do Kauai 64kwh:
- Maior autonomia (cerca de mais 100 kms WLTP);
- 7 anos de garantia do carro e oferta de 7 anos em assistência em viagem e em checkups ao carro;
- Preços de primeira proposta (ainda me enviarão a proposta final com condições revistas e avaliação da retoma):
» Começou por falar em 48.000. Mais no fim da conversa, passou para 46.400. Irão enviar proposta formal sendo que disse que iriam ver a possibilidade de oferecerem uma vantagem adicional entre 2.000 e 3.000 (incluindo em preço de carro e na avaliação da retoma).

Agora estou a aguardar pelas propostas formais.

Admitindo que entre as duas propostas distará uma diferença global (incluindo aquilo que terei das retomas) na ordem dos 1.000/ 2.000 euros (mais caro no Hyundai) então, nesse caso, irei contra-negociar e pedir à Hyundai que me ofereça uma wallbox.

A ser aceite a oferta da Wallbox, nos termos supra, é bem possível que pense no Kauai.

Num cenário de ofertas que coloquem o Kauai com 2.000 euros de diferença (e com oferta de wallbox) o que vos parece? Valerá a pena o esforço financeiro, pelas vantagens acima indicadas? O carro justificará esse investimento?

Como, entretanto, tive uma ajuda familiar na compra que me permite ter alguma folga adicional face aos 35.000 euros que tinha pensado inicialmente, tenho estes dois modelos em mente neste momento. São dois carros que gosto particularmente.

Obrigado mais uma vez

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por civic » 30 abr 2024, 19:28

Não conheço esses carros, mas posso dar a minha opinião, duvidava muito desse vendedor da Peugeot que mais parece um vendedor de banha da cobra, não acredito nesses 80% e atualmente todos os EVs têm arrefecimento das baterias, e claro que dizer que nunca é mudado o liquido, ...É daquelas coisas, num CI se quiseres nunca mudas o oleo. :lol:
Quanto à Wallbox, ainda a semana passada dei menos de 80€ por um EVSE de 16A, não sei se precisarás de mais potência de carregamento, mas 600€ daria para uns 3 EVSE de 32A, é fazer as contas do que precisas. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1651
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por cfvp » 30 abr 2024, 19:53

Sinceramente essas 2 propostas parecem-me caras demais. O Hyundai é segmento B, absurdo o preço, na minha opinião. E o Peugeot tem bateria de 50kWh, o que acho pouco para um carro desse valor. E a velocidade de carregamento deixa a desejar nos 2.

Estou a comparar o preço com por exemplo, o Tesla Model 3 que está por €40mil e o MG4 por €34mil (versão Luxury). Provavelmente haverão outros.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Apresentações”