Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
GMLFO
Mensagens: 7
Registado: 29 mar 2024, 00:25
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por GMLFO » 29 mar 2024, 11:13

Olá a todos!

É a primeira vez que participo no Fórum.

Resolvi aderir ao mundo dos eletrificados, embora ainda esteja muito indeciso da opção a tomar.

O meu diesel já tem 10 anos (Fiat 500X), pelo que está na hora de renovar a frota.

Para terem noção, 95% das minhas deslocações diárias são feitas no IC2, sem grandes pára-arranca, andando maioritariamente num intervalo entre os 70 e os 90kms/h, só abrandando em dois troços curtos de localidades. Faço uma média de 70 kms diários de segunda a sexta e tenho casa particular com garagem (o que dá para montar wallbox).

Comecei por pensar num full-hybrid (Yaris ou clio), mas, embora ainda não tenha feito um test drive com estes carros, tenho visto diversos vídeos e lido artigos, sendo que me parece que, de acordo com a condução que faço, irei tirar pouco partido de um full-bybrid. Continuaria a fazer médias de 4L/100 e pouco partido retiraria da condução elétrica porque a taxa de regeneração seria diminuta (embora confesse gostar particularmente do novo Hyaris).

Os plug-in já se encaixariam mais no tipo de trajeto e quilometragem que faço. Com autonomia elétrica a rondar os 60kms é perfeito para os 70kms diários que faço. Mas estes, em muitos casos, são mais caros que elétricos.

Tendo garagem particular, então um EV parece-me ser uma opção mais adaptada.

Estando a apontar para um orçamento máximo na casa dos 35.000/ 40.000 euros (já muito puxado - idealmente na casa dos 30.000/ 35.000), tenho estado atento aos modelos que vão sendo anunciados e perspetivados.

Logo à partida vislumbro os seguintes:

- R5;
- ID2;
- KIA EV3 (ou EV2 se entretanto houver novidades);
- Toyota BZ2X;
- Cupra Raval;
- Ioniq 2;
- Panda Elétrico.

O âmbito da procura é neste segmento.

Coloquei de fora o E208 e o Corsa porque me parecem caros demais para aquilo que aparentam ser (a não ser que venham a ter redução de preço com a montagem de baterias LFP).

Cheguei a um ponto em que quase me convenci pelo R5. Gostei muito do que vi. É um carro utilitário (não preciso de um carro grande). Terá um preço a rondar os 30.000 euros (versão de lançamento). E tem muito "conteúdo" de infotainement, etc... Fiz, inclusivamente, um teste drive com o Megane (que gostei) para me ambientar a um Renault Elétrico.

Sucede que, entretanto, comecei a ler mais sobre baterias e reparei que o R5 terá uma bateria NMC... Embora acredite que serão raros os casos de situações em que ocorrem explosões nas baterias, parece certo que as baterias LFP são mais seguras, para além de terem maior longevidade. Confesso que fico com um pé atrás em avançar para a compra de um carro com bateria NMC, ainda para mais quando grandes marcas estão a aderir às baterias LFP (via CATL).

O meu interesse pelo R5 esmoreceu face ao acima indicado.

Assim sendo, irei monitorizar a evolução da adesão das marcas às baterias LFP (para além da Tesla e BYD).

Mas escolher um carro com bateria LFP traz outro problema. Pelo que me parece, estão a ser/ serão colocadas em modelos de entrada. Ou seja, poderá vir a acontecer os carros de entrada com bateria LFP depois estarem despidos de extras e de componentes do sistema de navegação/ infoentretenimento que tornem esses carros desinteressantes. Reparei nisso, por exemplo, no MG4. Só o modelo de entrada tem esta bateria, mas depois no equipamento incluído fica muito aquém das versões seguintes (nem sequer falo da versão mais equipada). Isto também não quero...

Confesso que será complicado vir a tomar uma decisão.

Entre os modelos acima indicados, qual vos parecem os mais adequados? Existirão outros dentro daquela "família" que poderei considerar (confesso não ser fã da Tesla - é minimalismo a mais para mim - e não gosto do Dolphin).

E quanto à questão das baterias NMC? Haverá, efetivamente, razões para grandes preocupações? Terá a Renault algum mecanismo que esteja implementado que reduza o risco de danificação/ explosão daquelas baterias, considerando a forma como defenderam inequivocamente a manutenção da aposta nas mesmas (e que só mudarão diretamente para as baterias de sódio)?

Obrigado a todos!

cfvp
Mensagens: 1646
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por cfvp » 29 mar 2024, 18:21

Bem-vindo.

No teu caso um 100% elétrico faz todo o sentido, a poupança vai ser muita. E se colocares painés fotovoltaicos ainda mais.

Sobre as baterias acho que não te deves preocupar muito com o facto de ser LFP ou NMC ou outra química qualquer. Só se for por uma razão ecológica. Há prós e contras de ter LFP, assim como NMC ou outra química. Seja como for todas as baterias de hoje em dia são muito seguras.

Confesso que não fazia ideia de muitos os carros que referes. Nenhum deles já está no mercado, certo? Qual é o prazo para a compra do carro?
De qualquer forma, podes acrescentar o Citroen eC3. Na verdade qualquer elétrico daria para o teu caso, mas há uns mais aliciantes do que outros. Se eu fosse a comprar um novo agora, com esse orçamento, olharia para os seguintes:
- Renault Megane.
- MG4.
- Tesla Model 3.
- BYD Dolphin.
- Kia eNiro.
- Hyundai Kauai.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por mafgod » 29 mar 2024, 19:54

100% elétrico faz todo o sentido.
Wallbox, nem tanto, mas depois pede aqui conselhos.

Sobre o que tens em mente e no plafond, Model 3 sem pensar duas vezes.
O fato de ser minimalista é só na aparência, tem tudo o que os outros tem e mais :-)

Tenho dois Leafs (24 e 40) e um Y e, o minimalismo da Tesla dá 10 a 0 ao que tenho nos outros dois :-)
Faz um test drive e verás :-)

cfvp
Mensagens: 1646
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por cfvp » 29 mar 2024, 20:54

mafgod Escreveu:
29 mar 2024, 19:54
100% elétrico faz todo o sentido.
Wallbox, nem tanto, mas depois pede aqui conselhos.

Sobre o que tens em mente e no plafond, Model 3 sem pensar duas vezes.
O fato de ser minimalista é só na aparência, tem tudo o que os outros tem e mais :-)

Tenho dois Leafs (24 e 40) e um Y e, o minimalismo da Tesla dá 10 a 0 ao que tenho nos outros dois :-)
Faz um test drive e verás :-)
O problema do Tesla Model 3 mais recente é que eles retiraram as manetes dos piscas. Para mim isso é muito mau e perigoso. Para além disso também retiraram os sensores de estacionamento, outra estupidez. Outra coisa são os limpa-vidros automáticos, que funcionam mal segundo vários relatos que já vi. Claro que depois noutros aspectos é excelente, só que eu pessoalmente não sei se iria para um Tesla com estes "problemas".
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

GMLFO
Mensagens: 7
Registado: 29 mar 2024, 00:25
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por GMLFO » 29 mar 2024, 23:49

cfvp Escreveu:
29 mar 2024, 18:21
Bem-vindo.

No teu caso um 100% elétrico faz todo o sentido, a poupança vai ser muita. E se colocares painés fotovoltaicos ainda mais.

Sobre as baterias acho que não te deves preocupar muito com o facto de ser LFP ou NMC ou outra química qualquer. Só se for por uma razão ecológica. Há prós e contras de ter LFP, assim como NMC ou outra química. Seja como for todas as baterias de hoje em dia são muito seguras.

Confesso que não fazia ideia de muitos os carros que referes. Nenhum deles já está no mercado, certo? Qual é o prazo para a compra do carro?
De qualquer forma, podes acrescentar o Citroen eC3. Na verdade qualquer elétrico daria para o teu caso, mas há uns mais aliciantes do que outros. Se eu fosse a comprar um novo agora, com esse orçamento, olharia para os seguintes:
- Renault Megane.
- MG4.
- Tesla Model 3.
- BYD Dolphin.
- Kia eNiro.
- Hyundai Kauai.
Obrigado! Sim os modelos que referi ainda não saíram. A maioria saírá no final do ano e em 2025. Vou estudar melhor o Huyndai Kauai. O Megane fiz test drive e gostei. A cena das patilhas para a regeneração é fantástica. ;)

GMLFO
Mensagens: 7
Registado: 29 mar 2024, 00:25
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por GMLFO » 29 mar 2024, 23:50

mafgod Escreveu:
29 mar 2024, 19:54
100% elétrico faz todo o sentido.
Wallbox, nem tanto, mas depois pede aqui conselhos.

Sobre o que tens em mente e no plafond, Model 3 sem pensar duas vezes.
O fato de ser minimalista é só na aparência, tem tudo o que os outros tem e mais :-)

Tenho dois Leafs (24 e 40) e um Y e, o minimalismo da Tesla dá 10 a 0 ao que tenho nos outros dois :-)
Faz um test drive e verás :-)
Porque não a Wallbox? Só tenho lido vantagens sobre a sua utilização. O que me está a escapar? :?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por mafgod » 30 mar 2024, 19:05

Podes conseguir o mesmo com um cabo portátil :)

civic
Mensagens: 1593
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por civic » 31 mar 2024, 10:27

GMLFO Escreveu:
29 mar 2024, 23:50


Porque não a Wallbox? Só tenho lido vantagens sobre a sua utilização. O que me está a escapar? :?
A Wallbox não é mais do que um EVSE portátil mas fixado na parede a preço exorbitante, ou seja, é igual em tudo e perde a vantagem da portabilidade e preço. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1593
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por civic » 31 mar 2024, 10:37

mafgod Escreveu:
29 mar 2024, 19:54
100% elétrico faz todo o sentido.
Wallbox, nem tanto, mas depois pede aqui conselhos.

Sobre o que tens em mente e no plafond, Model 3 sem pensar duas vezes.
O fato de ser minimalista é só na aparência, tem tudo o que os outros tem e mais :-)

Tenho dois Leafs (24 e 40) e um Y e, o minimalismo da Tesla dá 10 a 0 ao que tenho nos outros dois :-)
Faz um test drive e verás :-)
O problema é se te acontece algo como isto, o tablet simplesmente deixa de funcionar e o carro continua, como sabes a que velocidade vais? Alguns comandos,... Não haverá algo de ilegal num carro assim?

https://www.facebook.com/groups/clube.t ... 004635925/
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação, candidato a adquirir primeiro EV e muitas dúvidas

Mensagem por mafgod » 31 mar 2024, 12:33

Num carro com os controlos normais, o velocímetro também pode avariar:)
No Tesla ainda podes ver a velocidade com a APP lol

Responder

Voltar para “Apresentações”