Apresentação Francisco

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
Fran
Mensagens: 4
Registado: 30 jul 2022, 14:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Odivelas

Apresentação Francisco

Mensagem por Fran » 02 ago 2022, 14:01

Olá a todos.

Encomendei na semana passada um EQB 250 que, segundo o concessionário, dever-me-á ser entregue em meados de Outubro.
Vivo em Lisboa e, embora tenha vindo a fazer poucos kms (menos de 15.000/ano), optei por um 100% elétrico uma vez que considero que a mobilidade elétrica é já o presente e não só o futuro.

Com esta aquisição deixarei também de utilizar o metro, cujo serviço deixa muito a desejar, e farei cerca de 20km diariamente (casa-trabalho-casa).

Vivo num prédio e estou neste momento a estudar as melhores alternativas para instalar um posto de carregamento no meu lugar de parqueamento.

Francisco

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação Francisco

Mensagem por BrunoAlves » 03 ago 2022, 10:18

Bem vindo!

Sobre o lugar de carregamento há algumas alternativas, a limitação poderá ser o custo de as implementar e a disponibilidade de potência no QSC (assumindo que não terás hipótese de ligar directamente à fracção, isso seria a solução ideal ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Apresentação Francisco

Mensagem por rimsilva » 03 ago 2022, 10:51

Bem vindo e boa sorte com o VE.

Parabéns pela decisão que foi sem duvida a escolha acertada, mesmo com "Poucos" km/ano, se teve necessidade de trocar de carro, o VE 100% é a melhor escolha que se pode fazer, ainda para mais quando se tem a possibilidade de ter um VE que permite gerir o dia-a-dia sem qualquer preocupação, terá autonomia para toda a semana seguramente.

Em relação ao posto de carregamento, só mesmo pelo conforto de chegar e ligar o cabo, porque para os km que vai fazer, bastava o EVSE que vem com o VE.
O meu conselho será evitar aumentos de potência exagerados, porque como disse não vai precisar e só irá aumentar a conta da luz.

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Apresentação Francisco

Mensagem por Next76 » 04 ago 2022, 11:43

Bem vindo.

Desejo que tenha sorte com a sua aquisição, mas considero que a mercedes já está com um know-how elevado no que toca aos EV's.

Sobre o posto de carregamento, não conhecendo particularmente sempre pode estudar esta opção para condomínios: Carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares com ligação à Rede Mobi.E - através do Fundo Ambiental.
https://www.fundoambiental.pt/apoios-20 ... gia-7.aspx



Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Apresentação Francisco

Mensagem por pemifer » 07 ago 2022, 19:20

Lamento estar a "desdizer" o que outro colega postou mas eu NÃO optaria por um posto com ligação à Mobi.e.
A Mobi.e é uma entidade que funciona de mal a pior, está cheia de gente burra e incompetente, se puser evitar, evite!
Imagine precisar de carregar, o posto não funcionar, você liga para a Mobi.e e dizem-lhe que é porque está a chover.
Depois, não esqueça que há taxas especificas, mais caras, para a mobilidade elétrica. De certeza absoluta que vai pagar mais!

Muita gente opta por wallbox. Eu NÃO optaria por wallbox. A wallbox não passa de um EVSE que está fixo a uma parede.
Claro que há wallbox com funcionalidades difíceis de encontrar em EVSE portáteis. Mas, normalmente, para as mesmas funcionalidades uma wallbox fica muito mais cara que um EVSE portátil.

O que aconselho: instale uma tomada.
Pode instalar uma tomada CE 16A com um circuito normal de tomada, é mais do que suficiente para 20km por dia.
Pode instalar uma tomada CE 32A com circuito especifico de 32A.
Se optar pela solução mais simples (tomada de 16A) e mais barata, foi o meu caso, apenas tem de ter o cuidado de carregar todos os dias.
Apesar de, AGORA, haver muita gente que acha que não é preciso, eu sou da velha guarda e continuo a não carregar diariamente o meu carro até 100%.
Carrego todos os dias até 70%. Assim, se precisar de fazer uma viagem no fim de semana consigo carregar até 100% numa noite. E não preciso de wallboxes ou EVSEs muito potentes.

Next76
Mensagens: 60
Registado: 06 dez 2021, 11:52
Data de fabrico: 15 dez 2021
Capacidade bateria: 52 KWh

Re: Apresentação Francisco

Mensagem por Next76 » 10 ago 2022, 09:47

Bom dia,
pemifer Escreveu:
07 ago 2022, 19:20
Lamento estar a "desdizer" o que outro colega postou mas eu NÃO optaria por um posto com ligação à Mobi.e.
A Mobi.e é uma entidade que funciona de mal a pior, está cheia de gente burra e incompetente, se puser evitar, evite!
Imagine precisar de carregar, o posto não funcionar, você liga para a Mobi.e e dizem-lhe que é porque está a chover.
Depois, não esqueça que há taxas especificas, mais caras, para a mobilidade elétrica. De certeza absoluta que vai pagar mais!
Tal como tinha indicado não conheço a solução dos carregadores com ligação à Mobi.e, mas já fica aqui a opinião do outro colega pemifer (a quem agradeço o esclarecimento), que terá melhor conhecimento destas questões.

Eu, tal como ele indica, também optei por instalar uma tomada CE 16A com um circuito normal de tomada dedicado, ligado diretamente ao quadro com disjuntores específicos para o carregamento de carro elétrico. Depois utilizo um EVSE portátil.

Efetivamente não carrego o carro todos os dias, mas considero a sugestão de carregar todos os dias, boa ideia, para sempre que necessário tenha o veículo disponível. Talvez por preguiça é que não o faço e porque tenho outro veículo a combustão.



Votos de bons quilómetros a todos :clap: .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive

Fran
Mensagens: 4
Registado: 30 jul 2022, 14:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Odivelas

Re: Apresentação Francisco

Mensagem por Fran » 10 ago 2022, 10:02

Realmente, a solução que estou a estudar é a instalação de uma tomada com ligação direta ao QSC. Ainda estou é a decidir se será se 16A ou 32A.
Obrigado a todos pelas sugestões!

Responder

Voltar para “Apresentações”