Amador a estudar para aprendiz

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
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Arad79
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Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por Arad79 » 22 mar 2022, 20:26

outsol Escreveu:
22 mar 2022, 18:10
Arad79 Escreveu:
22 mar 2022, 17:08
Com o hábito, consegue ir ao Algarve com uma paragem de meia hora. Depois, não vai querer andar a sumo de dinossauro.
Epa isso era excelente era obra.
Faço-o de 94ah Rex... Sem usar o Rex. Faço uma paragem em Grândola. Vou sempre pela nacional, claro.

outsol
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Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por outsol » 22 mar 2022, 20:32

Arad79 Escreveu:
22 mar 2022, 20:26
outsol Escreveu:
22 mar 2022, 18:10
Arad79 Escreveu:
22 mar 2022, 17:08
Com o hábito, consegue ir ao Algarve com uma paragem de meia hora. Depois, não vai querer andar a sumo de dinossauro.
Epa isso era excelente era obra.
Faço-o de 94ah Rex... Sem usar o Rex. Faço uma paragem em Grândola. Vou sempre pela nacional, claro.
Excelente preformasse.

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rnlcarlov
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Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por rnlcarlov » 22 mar 2022, 21:42

outsol Escreveu:
22 mar 2022, 20:15
As dúvidas são muitos como é logico e normal, é um dia de cada vez. Mas há uma dúvida que eu gostava de ser esclarecida, e têm haver com o carregamento em casa numa Wallbox. Sendo que o i3 nas configurações permite um carregamento LENTO E OUTRO RAPIDO em CA, verifiquei que após fazer alteração para o mais rápido, que chegou a ir a 31 AMPERE ( TODA A INSTALAÇÃO FOI FEITA PARA SUPORTAR ) mas, não será prejudicial. No lento já cheguei a ver a 15A, 12A, 8A, até menos. Provavelmente isto já deve ter sido debatido aqui no clubeletricos, mas é sempre uma dúvida
Não há problema nenhum em carregar à velocidade máxima em AC. Até é mais eficiente do que cargas lentas pois o carro fica à carga menos tempo.

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rimsilva
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Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por rimsilva » 24 mar 2022, 10:42

outsol Escreveu:
22 mar 2022, 20:15
As dúvidas são muitos como é logico e normal, é um dia de cada vez. Mas há uma dúvida que eu gostava de ser esclarecida, e têm haver com o carregamento em casa numa Wallbox. Sendo que o i3 nas configurações permite um carregamento LENTO E OUTRO RAPIDO em CA, verifiquei que após fazer alteração para o mais rápido, que chegou a ir a 31 AMPERE ( TODA A INSTALAÇÃO FOI FEITA PARA SUPORTAR ) mas, não será prejudicial. No lento já cheguei a ver a 15A, 12A, 8A, até menos. Provavelmente isto já deve ter sido debatido aqui no clubeletricos, mas é sempre uma dúvida
Como já foi referido, não é prejudicial, até porque estando o i3 preparado para cargas rápidas, uma carga lenta desse tipo (32A monofásico) não tem mal nenhum.

No caso do i3 94Ah a potência máxima em AC até será superior (16A trifásico) mas como em casa não deve ter trifásico o seu i3 carrega a 32A monofásico.

No carregamento doméstico, como o EVSE que liga à tomada, o máximo será de 10/12A (EVSE original), podendo também carregar a 8A ou 6A (potência reduzida).

outsol
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Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por outsol » 24 mar 2022, 17:34

rimsilva Escreveu:
24 mar 2022, 10:42
outsol Escreveu:
22 mar 2022, 20:15
As dúvidas são muitos como é logico e normal, é um dia de cada vez. Mas há uma dúvida que eu gostava de ser esclarecida, e têm haver com o carregamento em casa numa Wallbox. Sendo que o i3 nas configurações permite um carregamento LENTO E OUTRO RAPIDO em CA, verifiquei que após fazer alteração para o mais rápido, que chegou a ir a 31 AMPERE ( TODA A INSTALAÇÃO FOI FEITA PARA SUPORTAR ) mas, não será prejudicial. No lento já cheguei a ver a 15A, 12A, 8A, até menos. Provavelmente isto já deve ter sido debatido aqui no clubeletricos, mas é sempre uma dúvida
Como já foi referido, não é prejudicial, até porque estando o i3 preparado para cargas rápidas, uma carga lenta desse tipo (32A monofásico) não tem mal nenhum.

No caso do i3 94Ah a potência máxima em AC até será superior (16A trifásico) mas como em casa não deve ter trifásico o seu i3 carrega a 32A monofásico.

No carregamento doméstico, como o EVSE que liga à tomada, o máximo será de 10/12A (EVSE original), podendo também carregar a 8A ou 6A (potência reduzida).
Excelente, por caso tenho carregado sempre no lento mas da próxima vez vou colocar no rápido.

outsol
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Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por outsol » 06 abr 2022, 05:48

rimsilva Escreveu:
22 mar 2022, 17:01
Parabéns por entrar neste novo "mundo" da mobilidade sustentável e boa sorte com o i3.

Sem duvida que 80km com um i3 94Ah é pacifico, até com um de 60Ah de 2016, com quase 120.000km, como o meu.

Falou algumas vezes no trânsito e na autonomia, mas isso é um receio sobretudo pelo hábito dos carros a combustão, um VE não perde praticamente nenhuma autonomia quando não está em andamento, salvo se estiver a usar e abusar do AC.

Outro aspecto importante, que deve dar mais atenção do que os km disponiveis, é a percentagem da bateria, com o tempo vai perceber que em função da %, consegue prever com algum rigor, os km que pode fazer se for a 50, 100km/h, etc...

Não tenha receio de não ter extensor, assim vai andar mais "atento" e poupar no combustível :lol: Se tiver duvidas estamos aqui para esclarecer e no dia que começar a sair da zona de conforto (autonomia) começe sempre por carregar o i3 com uma maior margem de segurança (20/30% de bateria).
Boas Silva, estava aqui a ler a sua msg e fiquei com uma dúvida com o seu comentário (começe sempre por carregar o i3 com uma maior margem de segurança (20/30% de bateria) posso ter percebido mal mas o que subentendi é que só devo carregar 20 a 30 % da bateria é isso ? É não na totalidade 100% da bateria. No meu caso que carrego em casa normalmente carrego todos os dias a noite horário económico, e normalmente fica sempre 100 % carregado. Já percebi até por outros amigos que tem electricos e outros que não que o facto de fazer carregamentos a 100 % pode ser prejudicial. Corresponde ou é mais um mito urbano, gostava de saber a sua opinião. Obrigado

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Arad79
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Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por Arad79 » 06 abr 2022, 09:17

Se carregar até 100% e andar com o carro pouco depois não faz mal nenhum. E no i3, a marca recomenda carregar até 100% sem problema. O buffer deve ser generoso.

outsol
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Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por outsol » 06 abr 2022, 16:39

Arad79 Escreveu:
06 abr 2022, 09:17
Se carregar até 100% e andar com o carro pouco depois não faz mal nenhum. E no i3, a marca recomenda carregar até 100% sem problema. O buffer deve ser generoso.
ok obrigado, à de facto algumas contradições em relação a esse tema :)

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rimsilva
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Re: Amador a estudar para aprendiz

Mensagem por rimsilva » 12 abr 2022, 11:00

outsol Escreveu:
06 abr 2022, 05:48
rimsilva Escreveu:
22 mar 2022, 17:01
Parabéns por entrar neste novo "mundo" da mobilidade sustentável e boa sorte com o i3.

Sem duvida que 80km com um i3 94Ah é pacifico, até com um de 60Ah de 2016, com quase 120.000km, como o meu.

Falou algumas vezes no trânsito e na autonomia, mas isso é um receio sobretudo pelo hábito dos carros a combustão, um VE não perde praticamente nenhuma autonomia quando não está em andamento, salvo se estiver a usar e abusar do AC.

Outro aspecto importante, que deve dar mais atenção do que os km disponiveis, é a percentagem da bateria, com o tempo vai perceber que em função da %, consegue prever com algum rigor, os km que pode fazer se for a 50, 100km/h, etc...

Não tenha receio de não ter extensor, assim vai andar mais "atento" e poupar no combustível :lol: Se tiver duvidas estamos aqui para esclarecer e no dia que começar a sair da zona de conforto (autonomia) começe sempre por carregar o i3 com uma maior margem de segurança (20/30% de bateria).
Boas Silva, estava aqui a ler a sua msg e fiquei com uma dúvida com o seu comentário (começe sempre por carregar o i3 com uma maior margem de segurança (20/30% de bateria) posso ter percebido mal mas o que subentendi é que só devo carregar 20 a 30 % da bateria é isso ? É não na totalidade 100% da bateria. No meu caso que carrego em casa normalmente carrego todos os dias a noite horário económico, e normalmente fica sempre 100 % carregado. Já percebi até por outros amigos que tem electricos e outros que não que o facto de fazer carregamentos a 100 % pode ser prejudicial. Corresponde ou é mais um mito urbano, gostava de saber a sua opinião. Obrigado
O meu comentário não foi nesse sentido.

O que eu quis dizer foi que fora de casa não deve deixar a % da bateria baixar dos 20/30% por uma questão de precausão e evitar alguma ansiedade, depois de estar mais à vontade e conhecer melhor o carro e os locais de carregamento, já poderá deixar a % baixar mais um pouco.

Relativamente aos carregamentos a 100% a BMW não coloca nenhum problema a isso bem pelo contrário, deve ler o manual de i3 com atenção para perceber os procedimentos recomendados.
No entanto isso não quer dizer que todos os carros devem carregar até aos 100%, depende de marca ou até modelo de VE.
A própria BMW mudou de pratica com modelos mais recentes, com baterias maiores e de outros fornecedores, penso que no caso do iX, o procedimento aconselhado já é diferente e é referido no manual do carro os carregamentos até aos 80%.

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