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Re: Olá. Já agora preciso de ajuda

Enviado: 04 out 2020, 23:44
por BrunoAlves
Depende da ficha e do tempo de utilização.
Eu tenho na garagem, ao lado da CEE32, uma shucko das boas. Boas mesmo boas, horrivelmente mais cara que a CEE32. A 12A não passava de morno durante horas. A 16A ficava muito muito quente ao fim de 2h.

Tinha outra shucko ao lado do depósito de AQS que já lá estava, não fui eu que instalei. Chunga pelo que concluí. Com 7A que é o consumo da resistência, ao fim de meia dia de horas estava tudo em brasa. Literalmente. Depois troquei por uma melhor e já não aquece praticamente nada, mas lá está são 7A.

Actualmente os fornos de cozinha (que maioritariamente não consome mais de 10-12A) tem de ser ligados directamente ao quadro com fio de 4mm2. O forno trabalha no máximo 2h de cada vez e, nesse tempo, metade não consome. Um VE são horas e horas e horas sempre a topo. Não se pode facilitar!

Re: Olá. Já agora preciso de ajuda

Enviado: 05 out 2020, 01:46
por cfvp
Estou a ver, obrigado. Sem querer alongar muito o off-topic, estava a pensar em arranjar um EVSE para carregar a 13A numa shucko, mas não sei se valerá a pena ou se será boa ideia. Trocar uma shucko por uma CEE para carregar a 16A é complicado? Acho que para essa amperagem não precisaria de alterar mais nada, mas estaria no limite (no quadro tem a indicação de 16A, mas não sei se isso é suficiente).

Re: Olá. Já agora preciso de ajuda

Enviado: 05 out 2020, 08:05
por BrunoAlves
É preciso verificar se a cablagem até à tomada permite os 16A, mas em princípio não deve haver problema.

Uma boa shucko a 13A também não tem problema, vai aquecer um bocadinho, sim, mas sem problema de maior.
Se o EVSE tiver já a CEE16, então o ideal será ter a CEE na parede, em vez da shucko. As CEE são baratas ;)

Re: Olá. Já agora preciso de ajuda

Enviado: 05 out 2020, 12:22
por cfvp
Obrigado BrunoAlves. Só mais uma questão, a cablagem é fácil de verificar, assim como trocar a shucko por uma CEE?

Re: Olá. Já agora preciso de ajuda

Enviado: 05 out 2020, 12:23
por BrunoAlves
Trocar a tomada é muito fácil. Verificar a cablagem precisas de um paquímetro para medir o diâmetro da alma do condutor.

Re: Olá. Já agora preciso de ajuda

Enviado: 05 out 2020, 12:28
por Jorgesantos1971
Eu tenho a cablagem própria para 16A. Se colocar uma CEE tenho que comprar algum adaptador para o cabo que vem de origem do Leaf 40 Kwh?

Re: Olá. Já agora preciso de ajuda

Enviado: 05 out 2020, 12:33
por BrunoAlves
Sim, se colocares uma CEE precisas de um adaptador para shucko. Vais carregar na mesma a 10A ;)

Edit: por exemplo https://www.castroelectronica.pt/produc ... huko-femea

Re: Olá. Já agora preciso de ajuda

Enviado: 05 out 2020, 13:07
por frankesousa
Jorgesantos1971 Escreveu:
05 out 2020, 12:28
Eu tenho a cablagem própria para 16A. Se colocar uma CEE tenho que comprar algum adaptador para o cabo que vem de origem do Leaf 40 Kwh?
A solução que usei em casa foi instalar "na ponta do cabo" uma CEE 16A e ao lado uma Schuko, Assim não tenho de usar adaptador se quiser ligar o EVSE do carro ou um outro equipamento qualquer.

Claro que se usar os 16A da CEE e ligar mais coisas na Schuko vai disparar o disjuntor desse circuito, mas é para isso mesmo que o disjuntor lá está :-)

16A é o "valor ideal" para uso numa casa com com monofásico (certamente com 30A contratados).

Re: Olá. Já agora preciso de ajuda

Enviado: 06 out 2020, 10:51
por pemifer
Se a instalação elétrica não for ilegal terá cabo de 2.5mm nos circuitos de tomada.
É suposto um circuito de tomada aguentar 16A.
É seguro carregar a 14A em shucko.
A substituição de uma tomada shucko por uma CEE 16A é direta, é tirar uma e por a outra.
Uma CEE 16A custa uns 6€, é um "investimento" que vale muito a pena.
A titulo de curiosidade, já carreguei a 16A e derreti a ficha CEE 16A, tinha um mau contato, e carreguei a 16A em shucko sem aquecimento no Parque do Trabalhador em Ourique. São tomadas Shucko mesmo boas!

Uma adaptador CEE 16A - Shucko é coisa para custar 12€. Eu uso um todos os dias uma vez que uso o EVSE de origem da Nissan que carrega a 10A.
O EVSE de origem da Nissan é de potência/intensidade fixa.
A solução para carregar mais rápido é utilizar um EVSE regulável uma vez que o carregador do carro permite isso. Permite carregar de 6A a 28A.

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