ricardojoaocmatos Escreveu: ↑18 jun 2020, 16:03
Enfim... peço mais uma vez desculpas à sua esposa mas foi mesmo por desconhecimento.
Pronto, foi mesmo.
Bem, nada disso! A primeira coisa que tenho a dizer é que fico muito contente de saber que foi sem querer! É que a minha mulher ganhou um bocado receio, e agora evita afastar-se do carro. Cheguei a pensar em falar disso aqui no fórum. Ter agora a certeza que foi sem querer deixa-nos de novo em paz com a humanidade...
É que à partida, isso nunca devia ter acontecido.
Para fazer um carregamento rápido no Leaf, vai usar a ficha Chademo, não é? Ora, o posto nem deixa usá-la uma vez que a outra ficha DC, a CCS, está em uso. A opção Chademo nem aparece no ecrã.
Se calhar o que aconteceu foi como não lhe apareceu a ficha Chademo no ecrã, optou pela AC43, não foi? E o posto foi abaixo, terá sido isto? Nesse caso, nenhum dos dois carros ficou a carregar?
O posto ir abaixo também nunca deverá acontecer se estiver correctamente instalado (embora hajam alguns postos que são conhecidos por isso, e eu não tenho essa informação daquele)... Ainda para mais, o Leaf na tomada AC43 só vai puxar 6.6kW... são feijões... tipicamente em viagem não vale a pena usar essa ficha.
Aliás, já muitas vezes ali carreguei com um Zoe ao lado a carregar também.
A outra hipótese é aquele botão de emergência (vermelho, grande, vê-se bem, não há confusão)... que também desliga o posto...
E depois quando voltou para o Algarve cruzou-se outra vez com a minha mulher, não foi? Só que desta vez foi ela que teve de esperar.
Bom, a infraestrutura é uma desgraça, com a quantidade de carros eléctricos que já existem. Existem vários postos pendentes de certificação já instalados. Há muitos postos planeados. Porém, dá-me a sensação de que quando esses estiverem a funcionar também já serão também insuficientes. Isto está a precisar mesmo de dar um salto grande.
A primeira coisa que lhe digo, é o que digo à minha mulher. É mais importante do que nunca escolher uma hora para fazer a viagem que tenha pouca gente. Voltar do Algarve para Lisboa domingo ao final da tarde... já era de prever.
Depois, tenho ideia de que quando a encontrou a primeira vez, o lado de lá da auto estrada estava livre. Nestes casos, trânsito pendular para o Algarve, dirija-se à bomba de gasolina e peça para passar para o lado de lá. Leva o carro para o pé dos contentores do lixo, umas construções brancas, passa, depois tem um portão que é comandado à distância pela bomba de gasolina, há uma estradinha que passa por cima da auto estrada e do lado de lá é a mesma coisa. Eles têm é de estar avisados. Há sítios onde não deixam, ou parece que lhes custa, mas ali em Aljustrel são simpáticos.
Depois, há as hipóteses mais alternativas, ir pelo interior, devagar, evitar carregamentos... Afinal o Leaf de 40 ainda tem muita bateria. Uma vez fui com o Ioniq de Alcochete a Faro sem carregar (265km a 75km/h).