Nissan leaf usado

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por mjr » 25 jul 2016, 14:09

Quais são as necessidades de autonomia, e o trajeto que o veículo terá de realizar?

Relembro que a perda de capacidade da bateria é gradual, e por isso a utilidade do veículo depende muito da necessidade de autonomia diária e possibilidades de carga intermédia. No meu caso, por exemplo, a bateria pode ficar bem abaixo de 50% da capacidade inicial e ainda será útil.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2016, 14:14

PMendez Escreveu:O meu receio não é a autonomia recente, que chega e sobra, o meu objectivo é usar um veículo não poluente económico e confortável que corresponda as necessidades do dia a dia. Tentar abrir as mentes de toda a gente que me rodeia, com as mensagens que tenho passado é um passo atrás não adquirir um VE.
Fantástica atitude :)

De qualquer forma, conforme fores gastando tempo por aqui, irás aprender melhor como funciona a degradação das baterias dos nossos carros e, sobretudo, o que fazer para a ir abrandando.
É inegável que, com esse carro e daqui a 10 anos, não conseguirás fazer mais de... sei lá, 50kms numa carga, provavelmente menos. Mas se as tuas viagens normais num sentido não forem maiores que isso e puderes carregar no destino (ex: no trabalho) o teu carro continuará a servir-te e, nessa altura, praticamente já se pagou!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por Essiemme » 25 jul 2016, 14:19

Compadre PMendez, (também sou alentejano mas da zona norte...)

Posso adiantar que o meu Leaf está a chegar aos 146.000 KMs e já perdeu 4 barras de capacidade (pode ver fotos no meu Diário de Bordo).
Quando sou eu a usa-lo, faço cerca de 140 KMs por dia, sendo que carrego no destino porque me é possível.

O que quero dizer com isto é que, mesmo com a bateria pelos 60% de capacidade inicial, é possível cobrir até as necessidades, diria eu, mais extremas.

Espero tranquiliza-lo a sí e aos outros que por aqui passam. A degradação é real mas, claro está, o seu impacto dependerá muito do modo como as pessoas a mentalizam.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por zeuz » 25 jul 2016, 14:51

PMendez Escreveu:Sou de Moura, Alentejo.
Bem-vindo!

Se vais utilizar o carro (quase) exclusivamente nessa zona, aconselhou-te a tentares chegar a um Leaf mk2, pois a bateria sofreu alterações que permitem maior resistência à degradação por calor (*). A longo prazo a diferença no valor irá compensar (pelo menos na minha opinião).

Outra alternativa, se o espaço não for um problema, serão os Citroën C-zero/Peugeot iOn/Mitsubishi iMiEV - conhecidos por tri-gémeos - porque é possível direccionar o ar do ar-condicionado para a bateria de tracção, o que permite baixar a sua temperatura. Os preços começam nos 8.000€, em França, aos quais há que depois somar os custos da importação.


(*) corrijam-me se estiver errado, sff
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por ICEM4N » 25 jul 2016, 15:02

Essiemme Escreveu:Compadre PMendez, (também sou alentejano mas da zona norte...)

Posso adiantar que o meu Leaf está a chegar aos 146.000 KMs e já perdeu 4 barras de capacidade (pode ver fotos no meu Diário de Bordo).
Quando sou eu a usa-lo, faço cerca de 140 KMs por dia, sendo que carrego no destino porque me é possível.

O que quero dizer com isto é que, mesmo com a bateria pelos 60% de capacidade inicial, é possível cobrir até as necessidades, diria eu, mais extremas.

Espero tranquiliza-lo a sí e aos outros que por aqui passam. A degradação é real mas, claro está, o seu impacto dependerá muito do modo como as pessoas a mentalizam.

sm
:geek:
Aqui esta um dos melhores relatos que temos no forum. Grande degradacao mas essa degradacao às vezes é psicologica ou entao nao é tao redutora quanto parece.
Esse carro certamente vai durar mais que 30.000km e 2 ou 3 anos no entanto parece-me um pouco puxado para os anos e para os km que apresenta. Existem melhores solucoes se optar pela importacao..
O meu ion faz 120km com relativa facilidade, mas enquanto fizer pelo menos 40km serve perfeitamente para o que lhe é pedido.
C
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

PMendez
Mensagens: 12
Registado: 23 jul 2016, 09:57
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por PMendez » 25 jul 2016, 16:11

E pá não esperava tanta resposta em tão pouco tempo, eu não vou comprar já já o carro, (quero conhecer todos os riscos) mas pelo que consta a refrigeração foi melhorada numa versão mais recente, carro muito pequeno já não consta, tenho um polo e sinto os joelhos nas costas, o opel ampera que há á venda por volta dos 16000e, mais custos anuais mas autonomia + garantida para viagens longas é uma possibilidade. Não consigo encontrar muito feedback. Coloco então o mk2 em 1o.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2016, 16:15

pelo que consta a refrigeração foi melhorada numa versão mais recente
Não, a refrigeração é igual. Foi melhorada a química das baterias.
Podes ler aqui um MK2 dos primeiros que perdeu a primeira das 12 barras de capacidade aos 70.000kms!
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 390#p74332

Se não tens pressa, então lê com calma, vai perguntando e nós fazemos o possível por irmos respondendo.
Até porque se mantém o fórum animado :D
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

PMendez
Mensagens: 12
Registado: 23 jul 2016, 09:57
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por PMendez » 25 jul 2016, 16:35

Já agora mais uma questão. A perca de capacidade reflete-se de forma propocional na potencia nominal,vou nem se nota?

Obrigado por a vossa colaboração.

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por labutess » 25 jul 2016, 16:36

O mk2 do Apr
Perdeu a 1 barra aos 38....km

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por VETL » 25 jul 2016, 16:43

PMendez Escreveu:Já agora mais uma questão. A perca de capacidade reflete-se de forma propocional na potencia nominal,vou nem se nota?

Obrigado por a vossa colaboração.
Nota-se apenas no tamanho do "depósito". Ou seja, cada vez vai tendo menos energia armazenada.
No que se refere à potência, é possível ter sempre os 80kW à disposição.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Apresentações”