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Apresentação Paulo

Enviado: 26 mar 2015, 23:41
por pbaptista
Boa noite!

Ainda não tenho um carro elétrico mas já esteve mais longe. :)

Desde que saíram os primeiros carros eléctricos que tenho analisado do ponto de vista económico a viabilidade de adquirir um, no entanto a maquina de calcular não tem colaborado. ;)

Este ano, com o incentivo do Estado e a campanha da Nissan, a maquina de calcular ficou mais amiga mas outros factores tornaram incerto a necessidade de um segundo carro além disso as duvidas sobre a autonomia (foi ao tentar esclarecer essas duvidas que acabei por descobrir este fórum) ser suficiente para o que necessito levaram para já a suspender a aquisição mas vou estar mais atento aos desenvolvimentos da tecnologia.

Há algumas semanas que acompanho os comentários de alguns membros e verifiquei a preocupação com a autonomia tendo em conta factores como a velocidade, temperatura e e a geografia dos percursos que efectuam, algo que para mim provoca alguma apreensão, já que com um carro "normal" isso não é algo a ter em conta.
Por isso a 1ª duvida que tenho é , fazendo um percurso de auto estrada, a uma velocidade média de 130 km/hora, qual é a espectativa de autonomia de um Leaf?

2ª Duvida, perguntei na Nissan mas "refugiram-se" a responder, qual é a vossa espectativa do nº de km percorridos ou ao fim de quanto tempo (nº de anos) é necessário trocar de baterias?

Por ultimo quero dar os parabéns aos pioneiros na aquisição de veículos eléctricos para utilização no dia a dia. :)

Obrigado pela vossa atenção.

Paulo

Re: Apresentação Paulo

Enviado: 27 mar 2015, 08:41
por Orlando
Bem vindo ao fórum,
os cuidados que temos são os mesmos que tínhamos com os consumos de um CI.
A 130kmh, dou te um concelho, compra um Tesla :D . Num Leaf não deves fazer mais de 100km, isso se for plano.

Re: Apresentação Paulo

Enviado: 27 mar 2015, 09:15
por mjr
Bem vindo Paulo!

A 120km/h não esperes fazer mais de 100km, e aos 85km já estarás a ouvir o aviso de bateria fraca. Isto para uma bateria nova.

Para o nosso clima ainda não há dados sobre os mk2. Os mk1 têm em média a perda de 15% de capacidade aos 2 anos e meio e perda de 20% de capacidade aos 3 anos e meio. Isto em média para cerca de 20 mil km por ano. Quem fizer mais km por ano terá maior degradação, mas o fator principal é o tempo. E a temperatura, especialmente o tempo passado com o pack acima de 30C.

Os mk2 parecem ser mais resistentes à degradação.

Re: Apresentação Paulo

Enviado: 28 mar 2015, 01:15
por Fil
Bem vindo Paulo!

Tenho a mesma experiência dos colegas foristas, a essa velocidade não vai ser fácil superar os 100klms, no entanto é possível em alguns percursos/dias. Necessita regularmente de fazer mais de 100 klms sem carga intermédia?

Temos aqui foristas com mais de 100 mil klms com a bateria de origem, e continuam a fazer mais de 100 klms, a velocidades na ordem dos 75/80 klm/h. Como a maioria das pessoas não precisam de fazer mais que 50 klms diários, o carro vai ser sempre útil, e interessa mais 95% das viagens do que os 5% restantes, nessas aluga-se um carro ou vai-se de avião, a poupança dos eléctricos paga isso e as férias todas (quanto mais klms maior é a poupança).

Re: Apresentação Paulo

Enviado: 29 mar 2015, 19:19
por cromero
Orlando Escreveu:Bem vindo ao fórum,
os cuidados que temos são os mesmos que tínhamos com os consumos de um CI.
A 130kmh, dou te um concelho, compra um Tesla :D . Num Leaf não deves fazer mais de 100km, isso se for plano.
Duvido muito que faça 100 kms a uma média de 130... duvido muito

Re: Apresentação Paulo

Enviado: 29 mar 2015, 20:44
por Fil
Eu já fiz 120 klms a 120 klm/h.

Re: Apresentação Paulo

Enviado: 29 mar 2015, 22:54
por pbaptista
Obrigado a todos pelas boas vindas e pelas informações. ;)

Tenho dois perfis de utilização possiveis, um em que a autonomia não é problema, são cerca de 40/60km diarios, com trajetos de +/- 15km, por vezes 25 km (ida e volta) ou seja, posso sempre carregar ao fim de 15/25km, neste caso mesmo com uma degradação enorme penso que consigo utilizar o carro sem necessitar de trocar as baterias, aqui o fator importante é a durabilidade das baterias (mesmo com degradação) , 5 anos parece-me que é garantido, mas 10 ou mesmo 15 anos, será possivel? e o nº de Km? 15 anos daria cerca de 300 mil km, será viavel?

outro perfil de utilização é fazer 200k por dia, casa-trabalho-casa, com 95% em auto estrada (A8), subidas e descidas acentuadas, aqui se o carro tivesse uma autonomia de 120 km (a 130km/hora)poderia tentar carregar no trabalho (não sei o que é necessário para carregar um VE). A velocidade é relevante por causa da duração da viagem.

No 1º perfil, a utilização de um VE em detrimento do que tenho permitiria poupar cerca de +/-1500 €/ano, ou seja o carro (e baterias) teria que durar cerca de 15 anos para ficar igual ao valor de aquisição. Aqui a incerteza é se eu vou manter este perfil de utilização durante 15 anos, não sei, depende de fatores que não controlo.

No 2º perfil, a poupança para os gastos atuais (vou de transportes publicos), seria cerca de 1000€/ano, no entanto ganhava 1h30 por dia (a diferença entre ir de transporte publico ou de carro). Em termos de km, significa fazer cerca de 55 mil km/ano. A questão é, as baterias duram 250 mil km? É que mesmo que durem 250 mil km, o que eu poupei durante os 5 anos, gasto a comprar um novo pack de baterias. Por isso estaria a trocar o valor de aquisição do VE por mais tempo livre.

Sugestões? :)

Re: Apresentação Paulo

Enviado: 30 mar 2015, 00:42
por Fil
A 130 klm/h faz uns 80 klms num percurso como a A8, com uma bateria com pelo menos 20kWh, mas no limite.

Re: Apresentação Paulo

Enviado: 30 mar 2015, 01:07
por Fil
Já o fiz a 120, mas não havia vento, e com margem, ainda tenho 20 kWh, mas com muito vento e chuva piora. Sem leaf spy nem pensar, e é preciso alguma experiência.

Re: Apresentação Paulo

Enviado: 30 mar 2015, 01:22
por Fil
Pois, ao fim de um tempo, só com arrefecimento de baterias e com melhor química, ou então mais devagar.