Apresentação Paulo

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por mafgod » 30 mar 2015, 10:30

pbaptista Escreveu:Obrigado a todos pelas boas vindas e pelas informações. ;)

Tenho dois perfis de utilização possiveis, um em que a autonomia não é problema, são cerca de 40/60km diarios, com trajetos de +/- 15km, por vezes 25 km (ida e volta) ou seja, posso sempre carregar ao fim de 15/25km, neste caso mesmo com uma degradação enorme penso que consigo utilizar o carro sem necessitar de trocar as baterias, aqui o fator importante é a durabilidade das baterias (mesmo com degradação) , 5 anos parece-me que é garantido, mas 10 ou mesmo 15 anos, será possivel? e o nº de Km? 15 anos daria cerca de 300 mil km, será viavel?

outro perfil de utilização é fazer 200k por dia, casa-trabalho-casa, com 95% em auto estrada (A8), subidas e descidas acentuadas, aqui se o carro tivesse uma autonomia de 120 km (a 130km/hora)poderia tentar carregar no trabalho (não sei o que é necessário para carregar um VE). A velocidade é relevante por causa da duração da viagem.

No 1º perfil, a utilização de um VE em detrimento do que tenho permitiria poupar cerca de +/-1500 €/ano, ou seja o carro (e baterias) teria que durar cerca de 15 anos para ficar igual ao valor de aquisição. Aqui a incerteza é se eu vou manter este perfil de utilização durante 15 anos, não sei, depende de fatores que não controlo.

No 2º perfil, a poupança para os gastos atuais (vou de transportes publicos), seria cerca de 1000€/ano, no entanto ganhava 1h30 por dia (a diferença entre ir de transporte publico ou de carro). Em termos de km, significa fazer cerca de 55 mil km/ano. A questão é, as baterias duram 250 mil km? É que mesmo que durem 250 mil km, o que eu poupei durante os 5 anos, gasto a comprar um novo pack de baterias. Por isso estaria a trocar o valor de aquisição do VE por mais tempo livre.

Sugestões? :)
Bem... vamos a contas :-) e muito por alto....

No 1º perfil, com cerca de 60Km por dia, dá cerca de 20.000Km por ano, 100.000Km/5 anos.
Ou seja, num CI:
- revisão uma vez por ano ~= 100€
- 5L/100Km ~= 1400€
- IUC ~= ?? 100€ ?'
- ao fim de cinco anos, 100.000Km, revisão dolorosa ~=1000€ (correia distribuição,....)
- ao fim de cinco anos, terás gasto uns 9.000€

Num VE:
- revisão anual ~= 50€
- 130Kw/Km ~= 300€ (horário nocturno, ou 600€ horário normal)
- IUC = 0€
- ao fim de cinco anos, terás gasto uns 1750€ / 3250€ (horário normal)

Resumo:
- num VE, ao fim de cinco anos/100.000Kms, poupas face a um CI, 7250€ / 5750€ (horário normal)
- admitindo que precisas de pagar por uma nova bateria após os cinco anos de garantia, ao fim de cinco anos a bateria está praticamente paga

No 2º perfil, 55.000 Km/ano, fazendo contas para os 100.000Km.
Ou seja, num CI:
- revisão umas 4 vezes por ano ~= 400€
- 5L/100Km ~= 3600€
- IUC ~= ?? 100€ ?'
- ao fim de 2 anos, mais de 100.000Km, revisão dolorosa ~=1000€ (correia distribuição,....)
- ao fim de dois anos, terás gasto uns 9.200€

Num VE:
- revisão umas 3 vezes por ano ~= 150€
- 130Kw/Km ~= 750€ (horário nocturno, ou 1430€ horário normal)
- IUC = 0€
- ao fim de dois anos, terás gasto uns 1800€ / 3100€ (horário normal)

Resumo:
- num VE, ao fim de dois anos, poupas face a um CI, cerca de 7400€ / 6000€
- admitindo que precisas de pagar por uma nova bateria após os 100.000Km/2 anos, ao fim de dois anos a bateria já está paga

Ou seja:
- em ambos os casos, se tiveres de trocar a bateria por tua conta, após os 5 anos de garantia ou após 100.000Kms, a bateria estará paga com o que poupastes face a um CI
- conduções a mais de 100Km vai fazer com que distância percorrida máxima seja fortemente diminuída
- creio que fazes 100Km casa/emprego, dependente do trajeto, é possível fazê-lo mas em conduções controladas (nunca a 100Km)
- obviamente que carregar no emprego é obrigatório :-)
- porque não fazer um misto de VE e transporte público? Não sei de onde vens mas, apanhar um expresso em T. Vedras para Lisboa iria de certeza trazer-te outras comodidades (a A8 entre T.Vedras e Lisboa é um "pouco" sinuosa e também há mais trânsito) e poupar-te-ia eventualmente algum tempo

Vens de onde? Peniche?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Fil » 30 mar 2015, 15:12

Lá vamos nós outra vez... só tu é que achas que o leaf é mais caro que os outros carros da mesma gama... e então com 4500€ de benefícios ainda pior...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Fil » 30 mar 2015, 19:13

Eu falo e meti aqui as minhas contas todas, incluindo a aquisição, quem quiser bater com a cabeça na parede que bata, a mim não me dói :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Fil » 30 mar 2015, 20:58

Já fizemos essas comparações aqui, não me apetece repetir, o eléctrico nissan leaf não é mais caro, e agora com os 4500€ muito menos. Quem faz as contas apenas à aquisição é que está perdido no tempo, especialmente quando ao fim de meia dúzia de dias já esta mais caro, é por essas e por outras é que alugam baterias, porque é mais barato, e depois ao fim de 3 anos já estão a pagar mais, se isto para ti é mais barato, força nisso ;)

Todos os exemplos que deste são válidos, com excepção do leaf, isto no meu ponto de vista.

Comparando um clio com um zoe claro que a diferença é brutal, custa quase 10 mil € a mais. É essa a diferença que vês num leaf versus pulsar ? E se a diferença entre modelos for 5 mil€, e poupar 2500€ por ano, ao fim de 3 anos já é mais barato. Ah, já sei, depois toda a gente é obrigada a comprar baterias novas... a questão é que poucos têm interesse em comprá-las porque o carro continua a funcionar sem problema para o dia a dia, são poucos os que vão comprar novas baterias, basta ver aqui pelo fórum, e mesmo que as comprem, já pouparam 10 mil € em combustível, gasta 5 mil na bateria... E as manutenções? E o IUC ? E o estacionamento ? Ou se levam as coisas a fundo ou não vale a pena fazer contas.

Até parece que queremos enganar as pessoas ao lerem este fórum, acho que aqui ninguém trabalha para as marcas, nem é vendedor.

Diz-se o que tem de bom e de mau, e aconselhamos sempre correctamente as pessoas.

O carro vai perder autonomia ? Vai. Mas vai ficar quase sem andar? Daqui a 15 anos e com as baterias de origem é provável. E se colocar novas baterias? Deve ficar como novo.

O carro vai desvalorizar mais que outro carro qualquer ? Não.

O calor em excesso prejudica a saúde da bateria ? Prejudica.

O leaf foi feito para andar a 160 klm/h em auto estrada ? Se o dono não se importar de ter apenas 60 ou 70 klms de autonomia enquanto é novo, não tem problema, mas está a aquecer mais a bateria, e se a bateria estiver acima dos 30 graus está mesmo a degradá-la, se andar a essa velocidade com 20 graus na bateria não lhe faz mal.

Há algum carro sem ser eléctrico que gaste menos que 1€ ou igual, por 100klms? Não.

Há algum carro que faça manutenções na marca por 50€ ? Os eléctricos.

A autonomia chega para ir de seguida para o Algarve partindo de Lisboa ? Só se tiver um Tesla, porque a maioria dos eléctricos fazem 150 klms com uma carga em estradas nacionais/localidades. E se tiver um posto rápido? Carrega 30 minutos e faz mais 150 klms.

Mas há membros aqui no fórum com mais de 100 mil klms e com a bateria de origem... sim, têm uma degradação de cerca de 30%, mas está tudo funcional, fazem 100 klms ou mais só com uma carga.

E esse Tesla é muito caro ? Não, se comparar-mos com os carros da mesma classe, como é o caso do Mercedes cls, BMW série 6 e Audi A7, são carros que andam entre os 70 mil€ e os 130 mil€.

Temos possibilidade de abastecer o carro em casa ? Sim, em qualquer tomada. Mas nos outros carros é só nas bombas... Pois.

Posso meter painéis em casa e não pagar nada para andar com o carro ? Certamente.

Pago alguma coisa para abastecer na rede pública ? Não, até ao momento é gratuito, começou em 2011.

Então há pessoas que têm mais de 100 mil klms no carro e pouco ou nada pagaram para andar ? Correcto.

É possível fazer Lisboa- Porto sem parar ? Só de Tesla model S ou Roadster.

E num leaf ?

Tem de parar nos postos rápidos e carregar 20 a 30 minutos para seguir viagem, ou então nos lentos e passar 4 ou 5 horas a carregar.

Mas assim demoro um dia a chegar ao Norte ? Certo, aproveite as vistas, se quer ir rápido vá de avião, a viagem é apenas meia hora. Ou de Alfa, 2h20 a chegar.

Mas andam pelo país todo sem pagar ? Claro.

E é fácil ir para o Algarve ? Não, de Lisboa para baixo é complicado, só há postos públicos em Tróia, Évora, Beja e Faro, depois existem alguns centros comerciais que têm pontos de carregamentos e em alguns restaurantes também permitem carregar.

Mas isso não é nada prático nem o ideal... Pois não, mas é o que temos, em contra partida a viagem fica a custa zero, se tiver pressa aconselho o avião, o que poupa com o leaf dá para pagar as férias todas.

Mas eu não tenho dinheiro suficiente para comprar um leaf novo... Compre em segunda mão. Como em todos os automóveis, se comprar em segunda mão é mais barato e pode sempre fazer um bom negócio, negócio esse que justifique a compra ? Mas isso foi o que tu fizeste Fil ? Foi, porque novo demorava mais anos a recuperar o investimento. Recuperar o investimento ? Mas isso nos automóveis é impossível... Com os eléctricos, se as contas forem bem feitas, é possível vender um carro a combustível liquefeito, comprar um eléctrico e pagar a diferença entre os dois, basicamente mudar para um carro mais recente, melhor, sem barulho, óleos, fumo nas paredes a custo zero. A sério ? Como ? No meu caso poupo 2500€ por ano, ao fim de 5 anos poupei 12500€, já paguei a diferença entre os dois carros, e tenho um carro 5 anos mais novo.

Mas o preço do combustível está sempre a aumentar mesmo com o Brent a diminuir ? Realmente é caricato, foi mais uma das situações que me fez mudar.
E a luz não aumenta ? Sim, mas a diferença de preço é abismal, daí o gasto ser residual mesmo que carregue em casa, e pode sempre "criar" a sua própria energia...

Então depois não gasto nada a pintar as paredes da garagem, é que estavam sempre pretas e com óleo. Pois.

Mas eu faço 300 klms por dia a 200 klms por hora sem parar, isso dá num eléctrico? Não, mas de avião dá 1000klm/h e é mais barato.

E os eléctricos não são lentos? Não, são muito mais rápidos que os carros de classe igual e não fazem qualquer ruído. Mas isso então é perigoso que as pessoas não ouvem... tem um botão para fazer barulho, mas perigosos são os outros carros, porque fazem muito barulho e não permitem que nos foquemos no que mais interessa, já imaginaste uma cidade sem barulho e a ouvir os passarinhos? E menos doenças pulmonares? E os nossos filhos vão respirar monóxido de carbono ou oxigénio?

E a câmara de marcha atrás é boa? Ajuda muito mesmo.

E se ficar sem electricidade? Faz como se ficar sem gasolina chama o reboque. Mas podem-me trazer uns litros de gasolina...mas os carros novos não pegam, e pode pedir um gerador para o eléctrico ou pedir electricidade a alguém por perto.

E apanhas choques quando chove? Imensos, até cresce cabelo aos carecas :mrgreen:

Não há relatos de choques de qualquer tipo, mesmo a chover e a nevar para dentro das tomadas.

Resumindo, faz algum sentido a maioria da população andar a gasóleo ou gasolina? Obviamente que não, basta fazer as contas e pensar na vida ;)

Alguém se sente enganado? Que o diga ou que se cale para sempre :D

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 30 mar 2015, 22:55

mafgod Escreveu:
No 1º perfil, com cerca de 60Km por dia, dá cerca de 20.000Km por ano, 100.000Km/5 anos.
Ou seja, num CI:
- revisão uma vez por ano ~= 100€
- 5L/100Km ~= 1400€
- IUC ~= ?? 100€ ?'
- ao fim de cinco anos, 100.000Km, revisão dolorosa ~=1000€ (correia distribuição,....)
- ao fim de cinco anos, terás gasto uns 9.000€

Num VE:
- revisão anual ~= 50€
- 130Kw/Km ~= 300€ (horário nocturno, ou 600€ horário normal)
- IUC = 0€
- ao fim de cinco anos, terás gasto uns 1750€ / 3250€ (horário normal)

Resumo:
- num VE, ao fim de cinco anos/100.000Kms, poupas face a um CI, 7250€ / 5750€ (horário normal)
- admitindo que precisas de pagar por uma nova bateria após os cinco anos de garantia, ao fim de cinco anos a bateria está praticamente paga
Antes de mais obrigado pelo exercicio. ;)

Se reparares eu apresentei uma poupança de cerca de 1500€/ano, o que a 5 anos dá 7500€, valor superior ao que tu apresentas no entanto as contas bem feitas até dá menos isto porque o nº de Km anual actual é inferior ao máximo do meu cenário(20 mil km), atualmente faço cerca de 15000 km/ano adicionei mais porque como é electrico calculo que haja uma menor racionalidade na utilização e como tal aumentei a distancia percorrida. :)

Os meus custos atuais (15000 km)
- revisão anual = 60€
- 7L/100Km ~= 1260€
- IUC = 52 €
- seguro (terceiros)= 160€
- a correira de distribuição muda aos 120 mil km, ou seja dá cerca de 125€ ano
- ao fim de cinco anos, terei gasto uns 8.300€

Num VE:
- revisão anual ~= 50€
- 130Kw/Km ~=300€ (horário nocturno)
- IUC = 0€ (enquanto o governo não alterar)
- seguro contra "todos os riscos"= 450 €
- ao fim de cinco anos, terei gasto uns 4.000€

Como o carro vai desvalorizar, o seguro vai ficando mais barato, assim arrendondemos a poupança para 5000€

Como atualmente já tenho um carro para utilizar, significa que na melhor opção (Leaf) tenho que gastar 23K € para poupar 1000€ por ano, ou seja financeiramente não é garantidamente uma boa opção. Mas já seria diferente se o calambeque que tenho como 2º carro dê o prego, nessa situação não hesitaria em comprar um VE SE o custo estivesse pelos valores atuais do Leaf.
mafgod Escreveu: No 2º perfil, 55.000 Km/ano, fazendo contas para os 100.000Km.
Ou seja, num CI:
- revisão umas 4 vezes por ano ~= 400€
- 5L/100Km ~= 3600€
- IUC ~= ?? 100€ ?'
- ao fim de 2 anos, mais de 100.000Km, revisão dolorosa ~=1000€ (correia distribuição,....)
- ao fim de dois anos, terás gasto uns 9.200€

Num VE:
- revisão umas 3 vezes por ano ~= 150€
- 130Kw/Km ~= 750€ (horário nocturno, ou 1430€ horário normal)
- IUC = 0€
- ao fim de dois anos, terás gasto uns 1800€ / 3100€ (horário normal)

Resumo:
- num VE, ao fim de dois anos, poupas face a um CI, cerca de 7400€ / 6000€
- admitindo que precisas de pagar por uma nova bateria após os 100.000Km/2 anos, ao fim de dois anos a bateria já está paga
Eu vou de transportes publicos, por isso tenho que comparar o que gasto actualmente, (cerca de 3700 € /ano) com o que gastaria indo de VE, o que implica somar às tuas contas, portagens e pneus no minimo (vamos esquecer pastilhas , seguro, etc..) ,, ou seja 12€/dia, ou seja mais 2900€/ano. O que significa gastar mais (1000€/ano) do que gasto atualmente, a juntar ao custo de aquisição e se tiver que trocar de baterias de dois em dois anos, significa um custo acrescido significativo (3500€/ano, considerando o custo das baterias 5000€) mais o custo da aquisição, como beneficio "ganharia" 1h30m por dia.

Partindo do principio que conseguiria fazer os 100/120 km, a uma média de 130km/hora, 1h30 por dia vale 15€ mais os 23K € do custo de aquisição ? Para mim ainda não vale, mas o cenário pode alterar-se. :)


mafgod Escreveu: Vens de onde? Peniche?
Caldas da Rainha
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Fil » 30 mar 2015, 23:03

Sendo assim nenhum carro vale a pena ;) e dentro dos 5 anos a nissan é que troca a bateria dentro da garantia.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 30 mar 2015, 23:06

Fil Escreveu:
Resumindo, faz algum sentido a maioria da população andar a gasóleo ou gasolina? Obviamente que não, basta fazer as contas e pensar na vida ;)
Depende da maneira que se fazem as contas e do cenário de cada um. ;)

Já agora tens a noção que a maioria das pessoas não mora em moradias e não tem a possibilidade de deixar o carro durante a noite a carregar, certo? :)

Andei a ver os VE usados e o Leaf que consegui mais barato é este:

http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8122037/

O que considerando o custo deles até ao fim de março parece-me um mau negocios, o que dizes? :)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 30 mar 2015, 23:12

Fil Escreveu:Sendo assim nenhum carro vale a pena ;) e dentro dos 5 anos a nissan é que troca a bateria dentro da garantia.

Depende da situação, para quem tiver que adquirir um carro, para o meu primeiro cenário de utilização, parece-me uma boa opção optar por um VE, com o custo atual do Leaf (23 K€), desde que tenha um carro velho a precisar de uma reparação de valor elevado para entregar.

Edit: Isto analisando do ponto de vista exclusivamente economico, porque se for do ponto de vista ambiental e as pessoas não tenham que fazer contas à vida, o VE é sempre a melhor opção, desde que satisfaça as necessidades. :)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por Fil » 30 mar 2015, 23:28

pbaptista Escreveu:
Fil Escreveu:
Resumindo, faz algum sentido a maioria da população andar a gasóleo ou gasolina? Obviamente que não, basta fazer as contas e pensar na vida ;)
Depende da maneira que se fazem as contas e do cenário de cada um. ;)

Já agora tens a noção que a maioria das pessoas não mora em moradias e não tem a possibilidade de deixar o carro durante a noite a carregar, certo? :)

Andei a ver os VE usados e o Leaf que consegui mais barato é este:

http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8122037/

O que considerando o custo deles até ao fim de março parece-me um mau negocios, o que dizes? :)

Certo, a maioria das pessoas moram em apartamentos e algumas têm tomadas por perto no parqueamento, se não tiverem postos públicos por perto nem tomadas é mais complicado, no entanto, raramente carrego em casa, mas é óbvio que pode fazer muita falta.

Eu não compraria novo, e acho especialmente, que quem está a fazer contas não deve comprar novo. Eu comprava vindo de fora que é muito mais barato, ou com a ajuda de alguém daqui. Com os preços que estão no standvirtual não vais fazer bom negócio. Mas repito, que cl compras?

Eu vendi o meu carro a gasóleo para comprar um VE, mas para o pagar totalmente não podia passar de certo valor, nem nunca equacionei novo. Se tivesse comprado um cl, tinha gasto quase o mesmo dinheiro e continuava a gastar gasóleo e afins... no entanto gostava de ver as tuas contas de aquisição para um ve e um cl.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação Paulo

Mensagem por pbaptista » 30 mar 2015, 23:52

Fil Escreveu:. no entanto gostava de ver as tuas contas de aquisição para um ve e um cl.
Há duas variaveis importantes para as quais aparentemente ainda não há resposta, o tempo de vida util das baterias em função dos km percorridos e a duração em função do tempo de utilização, sendo certo que ambos causam desgaste, a duvida é saber qual e foi pela procura da resposta para estas duas questões que eu vim parar aqui. ;)

Mas considerando a informação que recolhi até agora , no meu caso especifico, para o cenário 1, é economicamente favoravel a aquisição do Leaf em detrimento do Nissan Pulsar, do Note ou eventualmente até mesmo do Micra, isto considerando o beneficio fiscal com a entrega de um carro antigo "avariado" .

Sem o beneficio fiscal, no meu cenário 1, comparando com o Pulsar (sempre versão Visio) assim a olho parece-em que ficava ela por ela, mas só fazendo as contas, no entanto para a utilização que dou ao 2º carro , nunca compraria um Pulsar ou um Note, só equacionei o Leaf porque é o VE mais barato, pelo menos até amanhã. :D
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “Apresentações”