Apresentação cromero

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Apresentação cromero

Mensagem por cromero » 11 mai 2014, 00:22

Boa noite a todos

Depois de alguns anos de indecisão (cheguei a dar o sinal para o Leaf antes do lançamento em Portugal), resolvi agora comprar um Leaf. Deverá chegar ao Porto na próxima semana, e combinei levantá-lo na Rótor em meados de Junho. As minhas dúvidas e adiamentos decorreram do que estão a adivinhar: o Leaf não poderia dar conta de todas as minhas necessidades de deslocação. A solução para o problema foi manter o meu carro actual (um Golf 1.6 diesel bluemotion) para as grandes deslocações e usar o Leaf como carro do dia a dia. Já dei umas voltas num Leaf Teckna, e estou completamente apaixonado pelo carro. E não descansei enquanto não convenci a minha mulher a meter-se nesta aventura. Entretanto, enquanto não tomo posse do Leaf, resolvi fazer umas centenas de kms no meu Golf em "modo eléctrico", para me ambientar, isto é, circulando entre 80 e 90 kms nas auto-estradas e a 50/60 nas estradas nacionais, usando o acelerador com grande parcimónia e aproveitando os perfis favoráveis dos percursos para poupar combustível. Resultado: fiz Porto/Lisboa/Porto pela EN1/IC2 em... seis horas, a uma média de 60 kms/Hora, não gastei um euro de portagens e gastei 3,8 litros aos cem, perfazendo uma poupança de 80 euros; nada mau.
Tenho frequentado este fórum, que me tem sido muito útil, e gostaria de vos colocar algumas questões básicas que me ajudem a preparar a recepção da "criança"...
1) Tenho uma garagem onde ficarão o Golf e o Leaf, com duas tomadas que raramente são usadas. No quadro electrico da habitação há dois disjuntores com a designação "tomadas garagem", o que significará, penso eu, que os disjuntores são dedicados exclusivamente às duas tomadas. Sei também que a potência contratada para minha casa é de 3,45KVA. Pergunta: preciso de instalar uma wallbox recomendada pela Nissan (salvo erro, montada pela Efacec), ou as tomadas que tenho na garagem chegam para carregar o carro em oito horas?
2) Tenho lido aqui que as cargas lentas são mais amigas das baterias de lítio. O carregamento numa tomada de 10 amperes protege mais a bateria do que uma de 16 amperes?
E pronto, para já é tudo. Agradeço desde já o apoio que possam dar-me. Moro no Porto, na zona de Aldoar, perto da escola C+S; se há alguém por perto com um Leaf ou outro carro electrico, seria optimo trocar umas impressões antes de pegar no carro e começar a fazer asneiras...
Obrigado

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Apresentação cromero

Mensagem por cromero » 11 mai 2014, 00:29

Já agora, fica a informação completa: o Leaf que encomendei é um Acenta, branco pérola (a escolha da cor, embora a questão não seja consensual, decorreu de algumas considerações feitas por membros do fórum, segundo as quais a cor branca "protegeria" um pouco mais a viatura do que as cores escuras, em situações de escaldão ao sol...)

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Apresentação cromero

Mensagem por dgalv » 11 mai 2014, 00:42

Boa noite, parabéns e bem vindo.

Relativamente à potência contratada recomendo no mínimo 6.90Kva. Se carregar a 16A vai puxar 3.68, logo os 3.45 não chegam.
Última edição por dgalv em 11 mai 2014, 00:45, editado 1 vez no total.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Apresentação cromero

Mensagem por Apr » 11 mai 2014, 04:30

Muitos parabéns pela aquisição e benvindo!

Em relação às tomadas e ponto de carregamento, em principio deverá receber um EVSE de 10A, logo as tomadas da sua garagem deverão ser suficentes, na mesma sugiro que verifique a secção dos cabos da instalação e o disjuntor que protege esse circuito em concreto. Se for uma instalação recente deverá ter fio de 2,5mm2 com proteção de 16A no quadro, que é suficiente. Na mesma, convém verificar quantas tomada estão "penuradas" nesse circuito, se for só a garagem melhor.

Para carregar com potencias superiores terá que adquirir um EVSE novo, em forma de cabo portátil ou wallbox. E aumentar também a potencia contratada.

Em relação às cargas lentas, a 10A e 16A e 32A é tudo considerado carga lenta por isso as diferenças entre elas são irrelevantes, exceto talvez a eficiência da carga, quanto mais perto do máximo do carregador, mais eficiente a carga, pelo menos é a minha interpretação do que tenho lido.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Apresentação cromero

Mensagem por OCasal » 11 mai 2014, 07:24

Parabens.

Tens que tentar arranjar cabo para carregar a 16A pelo menos, que nos primeiros leafs vinha com ponta CEE azul, porque se não o carregamento a 10A torna-se excessivamente lento, eu só o uso mesmo em caso de emergência quando não confio nas tomadas...

Relativamente à potência contratada a que tens dá, só que é mesmo no limite e pouco mais te permite ligar durante o carregamento do carro a 16A. Simples televisões por exemplo... é possível sobreviver assim, desde que carregues o carro por exemplo num período da noite em que não tenhas mais nada ligado, por exemplo se o carregamento comerçar por volta das 2h, na esmagadora maioria das vezes vai terminar antes das 8h e assim aproveitas o bi-horario na mesma (se for o caso).

Boas viagens com zero emissões!

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Apresentação cromero

Mensagem por Orlando » 11 mai 2014, 08:15

Bem vindo!
Mts parabéns!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Apresentação cromero

Mensagem por Malm » 11 mai 2014, 09:43

Bem-vindo. Eu também tinha um Golf 1.6 diesel bluemotion de 2010. Vendi-o porque não lhe dava uso. A pena que me dava ver aquele carro a ganhar camadas de pó na garagem, e a desvalorizar dezenas de euros todos os meses.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Apresentação cromero

Mensagem por cromero » 11 mai 2014, 11:09

dgalv Escreveu:Boa noite, parabéns e bem vindo.

Relativamente à potência contratada recomendo no mínimo 6.90Kva. Se carregar a 16A vai puxar 3.68, logo os 3.45 não chegam.
Muito obrigado. A potência que tenho contratada com a EDP já não aguenta três aparelhos ligados ao mesmo tempo, pelo que vou mesmo ter de contratar os tais 6,90 KVA. A minha dúvida é se devo carregar a 10 ou a 16 amperes, ou se isso é indiferente para a saúde da bateria

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Apresentação cromero

Mensagem por cromero » 11 mai 2014, 11:14

Malm Escreveu:Bem-vindo. Eu também tinha um Golf 1.6 diesel bluemotion de 2010. Vendi-o porque não lhe dava uso. A pena que me dava ver aquele carro a ganhar camadas de pó na garagem, e a desvalorizar dezenas de euros todos os meses.
Dentro do conceito de carros com motor de combustão, o Golf 1.6 bluemotion é um belo carro, que já vai nos 90 mil kms sem um único problema. E é poupadinho! Este fim de semana fiz 170 kms Porto/Ponte de Lima/Porto, por estradas nacionais, e consegui fazer 3,3 litros de gasóleo aos 100 kms. Acresce que eu sou obrigado a fazer, por ano, uma dezena de deslocações a Lisboa e mais uma dúzia de outras para destinos fora do alcance rápido do Leaf, e vou mesmo continuar a dar uso ao carro. A não ser que a aposta na mobilidade electrica passe a ser MESMO uma coisa séria, o Golf vai continuar a rolar

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Apresentação cromero

Mensagem por cromero » 11 mai 2014, 11:15

Orlando Escreveu:Bem vindo!
Mts parabéns!
obrigado, Orlando

Responder

Voltar para “Apresentações”