Novo utilizador - Help!!!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
leafmania
Mensagens: 4
Registado: 21 jan 2013, 20:10

Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por leafmania » 22 jan 2013, 01:21

Olá a todos,

Sou o Nuno e sou um admirador confesso do Nissan Leaf. Desde o dia em que foi lançado que esta máquina me convenceu como sendo o único carro eléctrico que me poderia seriamente tentar. Não querendo maldizer dos outros modelos, sempre me pareceu que o Leaf estava um ou dois passos à frente da restante concorrência!

Até agora fui conseguindo resistir a fazer uma loucura, mas ultimamente tenho visto os preços dos usados cairem significativamente, de modo que estou agora muito tentado a avançar com a compra de uma máquina destas :) Deste modo aproveito a oportunidade para colocar algumas questões que julgo que certamente me poderão ajudar:

1) Tenho visto alguns Leaf's usados por valores por volta dos 22000€ com cerca de 1 ano e meio e entre 10000 a 15000 Kms. Contactando o vendedor a resposta que obtenho é que são carros da Nissan Portugal? Serão veículos de demonstração? Existe algum inconveniente se o forem? Posso confirmar de alguma forma esta informação? Porque é que a Nissan não vende directamente estes veículos usados?

2) Alguma dica ou ponto específico que devo verificar nos Leaf's que for avaliar para possível compra?

3) Morando no Porto e estando a maioria da oferta que tenho visto na zona de Lisboa, muito provavelmente irei efectuar a compra na capital. Dado que depois necessito de trazer a "máquina" para cima, vou necessitar de efectuar um par de carregamentos na AE. Para o fazer necessito de um cartão Mobi-E correcto? Como é que o posso pedir se apenas os proprietários de um VE o podem solicitar? Como é que funciona o processo de carregamento? Já alguém tem experiência de fazer Lisboa-Porto? 2 paragens são suficientes? Pelo que vejo só Pombal e Aveiras possuem postos de carregamento, por isso terão mesmo que ser :D

Desculpem estas perguntas de "novato" mas a verdade é que estou mesmo muito "verdinho" nesta área...em todos os sentidos :D


Abraço e obrigado,

Nuno

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por mjr » 22 jan 2013, 11:37

Bem vindo Nuno,

Espero que em breve possas ser um feliz proprietário de um Leaf.

1)É possível que os Leafs usados que encontraste sejam da Nissan Portugal pois a Nissan Portugal não vende diretamente ao público. Apenas os concessionários, que não pertencem à Nissan Portugal, o fazem.

2) Não é conhecido nenhum problema comum nos Leafs que possas verificar antes da compra. Aquilo que eu recomendo é poderes fazer um teste à bateria, pois nunca se sabe o tratamento que ela possa ter tido. Temo especialmente que possam ter deixado o carro meses a fio com o estado de carga da bateria elevado (acima de 80%) e que isso possa ter provocado mais degradação do que o expectável para um carro com um ano e meio e até 15000kms. O ideal seria descarregar a bateria até pelo menos ao aviso de bateria muito fraca e depois fazer uma carga até 100%, medindo a energia gasta para abastecer ou então, se isto não for possível, medir o tempo de carga até 100%. Pelo menos 20kW.h terão de ser consumidos ou 5h e 30m.

O carro tem umas barras que indicam o estado de saúde da bateria, constituída por 12 barras pequeninas ao lado das barras de estado de carga. No entanto só quando o pack já perdeu 15% de capacidade é que desaparece a primeira barrinha, pelo que não são de grande utilidade nos primeiros anos.

3) Tudo depende da velocidade. Se fizeres velocidade estabilizada de 80km/h penso que não haverá problemas em fazer o trajeto Aveiras->Pombal e Pombal->Prio.e de Vilar de Andorinho (Gaia, N222). O cartão tem de ser pedido com antecendência à mobi.e, indicando que tens a intenção de comprar o carro e mostrando algum documento, como um contrato promessa de compra ou parecido. O melhor será ligar para a linha Mobi.e 800 916 624.

Boa sorte!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por mikexilva » 23 jan 2013, 01:33

Óooo meus Senhores... não nos levem os LEAF's todos de Lisboa, pelo menos onde está um LEAF não está um fumarento :P

Estava a brincar, mas gostava de ver mais EV's e menos tubos de escape, era tudo tão melhor...

Eu acho que quem tem um LEAF não se arrepende, boa sorte na compra ;)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por Orlando » 23 jan 2013, 08:30

Também já vi esse anúnico e ninguém sabe dizer nada sobre:
- estado de baterias
- que cargas levou
- qto tempo teve sem cargar
- descargas completas
- caregamentos rápidos.
Enfim uma série de coisas mt importantes!

Já gora que se note que quem comprou o último, está a vendê-lo.....não sei se parar ganahr algum ou porque...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

psp
Mensagens: 28
Registado: 27 out 2012, 00:37

Re: Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por psp » 26 jan 2013, 13:06

Boas, também já vi esse anúncio e pelo que sei o vendedor já estava à espera destes carros há algum tempo, posso confirmar que vieram da Nissan, ou pelo menos que estavam em nome da Nissan mas terão sido cedidos a alguém/algum organismo durante este tempo.
Quando falei com o vendedor telefonicamente também me deu a sensação de não conhecer o historial dos carros e, até hoje, estou à espera que me ligue de volta "quando receber mais Leafs", poderá ser um bom negócio dependedo do estado do carro e de qual será o valor do novo Leaf em 2013. Também verifiquei que quem comprou um dos carros a esse vendedor colocou-o logo à venda por mais uns milhares de euros mas entretanto o anúncio já desapareceu.

Penso que este assunto é off-topic talvez devesse estar noutra secção.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por Orlando » 26 jan 2013, 19:30

NA minha humilde opinião até sair leaf 2013...não faço negócio nenhum...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

psp
Mensagens: 28
Registado: 27 out 2012, 00:37

Re: Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por psp » 29 jan 2013, 00:57

leafmania Escreveu: Já alguém tem experiência de fazer Lisboa-Porto? 2 paragens são suficientes? Pelo que vejo só Pombal e Aveiras possuem postos de carregamento, por isso terão mesmo que ser :D
Caro Nuno, já há novidades dessa odisseia?

leafmania
Mensagens: 4
Registado: 21 jan 2013, 20:10

Re: Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por leafmania » 01 fev 2013, 19:19

Olá a todos,

Gostaria de começar por agradecer todas as respostas enviadas. Para já estou numa situação de impasse, pois o branco definitivamente não é cor que me agrade, de modo que a máquina que actualmente está à venda não me interessa para já...

Tal como referiram o vendedor também me comentou que ia receber mais pelo menos 1 Leaf de 2012 prateado nos próximos tempos, claro que para valores mais elevados...

Entretanto estou com problemas em convencer a "patroa" lá em casa em avançar com um eléctrico!!! Parece que os colegas de trabalho lhe deram a volta à cabeça de que tem pouca autonomia e ainda é uma tecnologia em desenvolvimento e muito caro :evil: Vou ter que lhe dar a volta à cabeça :P

Entretanto verifico q no site da Nissan o preço do Leaf novo baixou 3000€!!! Será a preparar já a chegada da versão de 2013? Alguém tem ideia de quando chega?

Abraço "Leafiano"

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por mjr » 01 fev 2013, 22:21

A minha mulher também me tentou convencer a não comprar e agora ela só quer andar de Leaf!

O novo preço é para se livrarem do stock dos Leafs de 2012. Como o Leaf de 2013 será produzido na Europa, provavelmente irá manter o preço atual, ou até menor na versão mais básica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Novo utilizador - Help!!!

Mensagem por mikexilva » 02 fev 2013, 04:44

Volta e meia quando vou a algum cliente novo e surge a ocasião, toco no assunto dos carros eletricos (falo com pessoal na área do IT), mas não digo que tenho um EV, e apesar da grande maioria não ter dedicado qualquer tempo a investigar o assunto como deve de ser, acho que a conversa mais coisa menos coisa bate quase sempre no mesmo "é uma coisa nova ainda pouco testada, depois as baterias ao fim de pouco tempo começam a ficar viciadas, depois vais numa viagem e acaba-se a bateria e como é que fazes? para carregar as baterias usam energia que vem de fontes poluentes e vai poluir o mesmo, etc..."

Por isso não sei se é feitio do portuga, mas o que se passa mais uma vez é que as pessoas acham que sabem tudo sobre qualquer assunto que tenha a mais pequena relação com a área em que trabalham, e convencem-se que estão habilitadas a dar boas opiniões técnicas sobre qualquer assunto a quem lhes pergunte. Mas isto não acontece só nesta área... por isso é que somos um povo que segue as modas dos outros e andamos sempre uns anos atrás, em vez de ditarmos as nossas modas. Muito raramente um produto inovador virado ao público tem grande aceitação antes de se saber que já vendeu milhões noutros países. E com o carro eletrico (ao contrario de muitas outras coisas inovadoras que só são lançadas no nosso mercado passado algum tempo), até tivemos a oportunidade de ser pioneiros, mas como não era moda em lado nenhum, cá passou-nos um pouco ao lado... mas quando for moda e aparecerem noticias grandiosas de EV's nos nossos vizinhos da UE vamos atrás, nem que seja por obrigação de Bruxelas...

Responder

Voltar para “Apresentações”