Apr Escreveu:
Pbaptista, li agora a thread toda e acho que em lado nenhum ninguém é fundamentalista nem chama burro a ninguém. Estás no forum do nissan Leaf e os participantes são entusiastas com opiniões vincadas sobre a mobilidade eletrica. Acho que por uma questão de educação devias sim ter resistido a esses comentários.
É verdade, pelos topicos que tenho passado, ainda não vi em lado nenhum a palavra burro mas tenho visto alguns comentários com opinões "fundamentalistas" que fazem transparecer a ideia que quem não muda para um VE está perder, como referi não há interesse em apontar o dedo a niguém, mas se insistires à medida que for vendo esse tipo de comentários envio-te por msg privada.
Em relação à educação não me parece que tenha sido mal educado, a utilização das expressões
não foi por acaso já que a expressão oral é muito mais rica que a escrita e exactamente para evitar mal entendidos é que se usa estes smiles, além disso tive o cuidado de avisar que estava a ser ironico (até pedi desculpa por isso) e salientar que o objectivo não era acusar ninguém em especial.
Apr Escreveu:
Os que deram o salto para ter um VE- com bastante risco e incerteza - vão descobrindo que os carros são fiaveis, divertidos, rapidos e com possibilidade de amortizar investimento. Incluem o topo da tecnologia que mais parecem gadjets e acima de tudo são sustentaveis a longo prazo, mesmo que tenham que levar 2 baterias.
A resposta para as tuas questões é: ninguem sabe. Só se vai saber o estado de um Nissan Leaf ou Imiev com 15 anos daqui a 11 anos.
Concordo contigo em relação ao risco e incerteza, especialmente quem o fez com uma perspectiva de poupar dinheiro ao fim de 10 ou 15 anos, esses são uns heróis, como podes verificar no meu comentário inicial tive o cuidado de lhes dar os parabéns pela iniciativa. Em relação ao resto é subjectivo, fiaveis penso que ainda é cedo para afirmar isso categoricamente, tenho ido a outros foruns estrangeiros e vejo pessoas a pedirem ajuda para resolverem n problemas, até este forum tem uma secção de problemas/avarias.
Rapidos? Depende da percepção de cada um. Divertidos? Vais
desculpar-me mas eu tenho um carro para deslocar-me não por ser divertido, tal como uma caneta, cadeira, ou computador, compro porque preciso de os utilizar. Em relação à possibilidade de amortizar o investimento é uma incognita, tudo vai depender da necessidade de substituir as baterias e da durabilidade do motor electrico e os componentes associados, como sabes a electricidade não passa directamente das baterias para as rodas
Apr Escreveu:
Tens muito trabalho de casa pela frente, aproveita o forum que tem bons relatos do que é viver com um VE na garagem, os beneficios e as limitações que tem. Se nao te serve paciencia, não há-de faltar muito para aparecerem alternativas.
É isso que estou a fazer e já aprendi bastante, principalmente a parte das limitações, apesar disso, como referi anteriormente isso não me impede de considerar a possibilidade de comprar um VE porque para o cenário de 2º carro, não são limitações para mim.
Apr Escreveu:
Já agora porque nao equacionas um imiev em segunda mão igual ao que o Antonio Costa anda? Já vi preços interessantes a rondar os 10k€, amortizas o investimento num instante e poupas para as proximas geraçoes que seguramente serão melhores.
Obrigado pela sugestão, até ponderei mas os valores que vi são para mim um disparate no entanto o valor de 10K que referes é interessante, sabes se foi a particular ou a stand?
Aproveitando a tua sugestão, hoje fui a um stand da Mitsubishi e pedi que caso aparecesse um usado estaria interessado, obviamente dependendo do valor, já agora fiquei a saber que a Mitsubishi vai lançar uma campanha a partir de 2ª feira, eles já baixaram o valor para 24400 € mas ainda vão oferecer mais alguma coisa, se for igual aos espanhois (6200€), é muito simpatico, significa 17200€ e usando o veiculo velho, ficaria a um preço de 12700€ (mais custos de transporte e documentação).
Também fiquei a saber que com a campanha da Nissan foram vendidos 12 Leafs na zona da concessão (vai de Sintra a Pombal), que a nivel nacional a campanha ficou abaixo das espectativas da marca e que este concessionário (tem as duas marcas) foi o que vendeu mais no país.
Em relação à duração das baterias, a espectativa da marca, pelo menos para o Outlander é que necessitem de ser substituidas ao fim de 10 anos (custam 3000€, as 10), mas o vendedor ofereceu-se para enviar-me as necessidades de manutenção e qual a previsão para a substituição das baterias relativo ao Imiev.
Entretanto vou colocar o Jipe à venda.
Boa Pascoa