Nós já tivemos esta discussão noutros tópicos e a realidade é que ter um carro que não me dá confiança quando quero carregar não ajuda nada. Depois todos os problemas que é o aluguer da bateria, basta ver o que sofreu o alexmol e outros, ao ponto de quererem entregar a bateria e ficar com o carro para fazer uma coelheira. Achas que isto abona a favor do ZOE?BrunoFonseca Escreveu: ↑31 jul 2020, 01:51Quanto à minha opinião sobre o Zoe, tenho conhecimento das limitações e dos problemas do carro, mas caramba o pessoal dos Leaf adora malhar nos Zoe. Não são assim tão maus como vocês os pintam.
Da mesma maneira que o Leaf de 30kWh é conhecido pela bateria não ter a longevidade que todos gostaríamos. Eu também posso dizer que não é tão mau quanto parece, pois o meu carro tem 3 anos 100000km e vai com 73% de soh. Mas em comparação com os outros é mau, muito mau.
Se me perguntares se hoje comprava outra vez um Leaf, provavelmente não. É um carro que não dá problemas, é verdade, em 100000km nunca teve uma única avaria, mas a questão da bateria deixa-me de pé atrás para uma próxima compra. Rapidgates não é solução, é um remendo.
Ainda em relação ao ZOE quantas vezes o teu já foi a assistência? Uma, ou duas e não tem 100000km, é tudo isto que vamos lendo e vendo que para mim o ZOE de 40 não faz sentido. Um ZOE em segunda mão é mais barato que um Leaf de 30kWh por algum motivo.
Para muitas pessoas o ZOE é bom e funciona, há carradas deles a circular, agora que os problemas existem, existem e não podemos simplesmente dizer que o problema não é o carro. São os carregadores, quando todos os outros carregam sem problemas.
LilianaB,
A questão da degradação da bateria varia muito de carro para carro, embora pelo temos visto parece existir um "padrão" em carros da mesma idade.
O meu com 3 anos e 100000km tem uma degradação de 27%, ainda faz cerca de 170km (velocidades ditas normais) com uma carga. Mas existem carros com mesmo numero de km e a mesma idade com menos degradação, com apenas 15% ou 20%, da mesma maneira que existem carros com uma degradação de 30% ou mais.
Mas no Leaf é fácil de ver estes números basta ligar um "OBD" ao carro e um telemóvel com leafspy e fica com uma ideia do estado da bateria. Também pode ver pelas barras que ficam no lado mais a direita do quadrante. Em novo tem 12 barras.
Diria que seria normal encontrar carros dentro do que quer com 10 barras, se tiver menos que isto já sai da média* se tiver mais que 10 barras esta acima da média*.
*esta média que falo é com base nos relatos que vamos trocando uns com outros aqui no fórum acerca deste assunto, não é nada oficial.
Se encontrar um Leaf que goste e esteja dentro daquilo que quer, leve o carro a NIssan, se o vendedor não tiver nada a esconder não se vai importar.