Mais um interessado na ME

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
santanamos
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por santanamos »

Continuo na minha, 24kwh é penoso. Olhamos para o desnivel de 600m e parece pouco mas é em menos de 100km. São bastante acentuadas e mesmo os mais experientes (que não sou eu) apanham o sustozinho em não ver o cume.
O Joãogonçalves2 deve ter algo a dizer deste trajecto mas anda ocupado.

Leaf30 é a minha opinião.
ricaja
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por ricaja »

pafi Escreveu:Bem vindo ricaja e esperemos que consiga arranjar uma solução!

Este percurso faz lembrar-me o que eu fiz durante um ano: Guarda - SJPesqueira - Guarda (90km x2).
No site da UVE está um link para este simulador de viagens com VE (o Greenrace). Aproxima-se bastante da realidade porque dá para "calibrar" os parâmetros da capacidade do pack, da velocidade média, modelo, etc.
Muito obrigado pelo link, não conhecia este simulador. "Brincando" um bocadinho com o simulador vejo que as médias de kwh/100km são bem acima do que estava à espera com tendência para superar os 20kwh/100km quando eu esperava algo mais próximo dos 18... Bom saber que em qualquer dos casos o Leaf 30 é capaz de superar a distância. :)
santanamos Escreveu:Continuo na minha, 24kwh é penoso. Olhamos para o desnivel de 600m e parece pouco mas é em menos de 100km. São bastante acentuadas e mesmo os mais experientes (que não sou eu) apanham o sustozinho em não ver o cume.
O Joãogonçalves2 deve ter algo a dizer deste trajecto mas anda ocupado.

Leaf30 é a minha opinião.
Muito obrigado pela sua opinião espero então que o Joãogonçalves2 tenha oportunidade de cá vir dar uma palavrinha ;)

Pelos meus cálculos (que posso divulgar se quiserem - embora sempre um pouco especulativos no valor €/kwh para o abastecimento em VR) conseguiria poupar cerca de 1400€/ano abastecendo em casa durante a noite e em VR numa tomada qualquer que cobrasse 0,15€/kwh (mas a poupança poderia chegar até 2500€/ano se ambos os carregamentos fossem gratuitos).

Muito obrigado pela colaboração de todos. Tenho de investigar outras possibilidades de carregamento em VR que não Mobi.e
Orlando
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por Orlando »

Eu só espero que funcionem e bem.
Este fim de semana devo ir a VR e preciso de carga, pois venho de Leiria.
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Ion
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tuela
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por tuela »

ricaja Escreveu:
pafi Escreveu:Bem vindo ricaja e esperemos que consiga arranjar uma solução!

Este percurso faz lembrar-me o que eu fiz durante um ano: Guarda - SJPesqueira - Guarda (90km x2).
No site da UVE está um link para este simulador de viagens com VE (o Greenrace). Aproxima-se bastante da realidade porque dá para "calibrar" os parâmetros da capacidade do pack, da velocidade média, modelo, etc.
Muito obrigado pelo link, não conhecia este simulador. "Brincando" um bocadinho com o simulador vejo que as médias de kwh/100km são bem acima do que estava à espera com tendência para superar os 20kwh/100km quando eu esperava algo mais próximo dos 18... Bom saber que em qualquer dos casos o Leaf 30 é capaz de superar a distância. :)
santanamos Escreveu:Continuo na minha, 24kwh é penoso. Olhamos para o desnivel de 600m e parece pouco mas é em menos de 100km. São bastante acentuadas e mesmo os mais experientes (que não sou eu) apanham o sustozinho em não ver o cume.
O Joãogonçalves2 deve ter algo a dizer deste trajecto mas anda ocupado.

Leaf30 é a minha opinião.
Arr
Muito obrigado pela sua opinião espero então que o Joãogonçalves2 tenha oportunidade de cá vir dar uma palavrinha ;)

Pelos meus cálculos (que posso divulgar se quiserem - embora sempre um pouco especulativos no valor €/kwh para o abastecimento em VR) conseguiria poupar cerca de 1400€/ano abastecendo em casa durante a noite e em VR numa tomada qualquer que cobrasse 0,15€/kwh (mas a poupança poderia chegar até 2500€/ano se ambos os carregamentos fossem gratuitos).

Muito obrigado pela colaboração de todos. Tenho de investigar outras possibilidades de carregamento em VR que não Mobi.e
Arranjar tomada a 0,15€/kwh é um achado e basicamente vender com prejuízo. Não se esqueça que com o IVA as pessoas acabam por pagar a 0,20€ kWh. Faça bem as contas.
ricaja
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por ricaja »

tuela Escreveu: Arranjar tomada a 0,15€/kwh é um achado e basicamente vender com prejuízo. Não se esqueça que com o IVA as pessoas acabam por pagar a 0,20€ kWh. Faça bem as contas.
Obrigado pela correcção. Assim seriam 1100€-1200€/ano de poupança...
Fil
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por Fil »

ricaja Escreveu:
tuela Escreveu: Arranjar tomada a 0,15€/kwh é um achado e basicamente vender com prejuízo. Não se esqueça que com o IVA as pessoas acabam por pagar a 0,20€ kWh. Faça bem as contas.
Obrigado pela correcção. Assim seriam 1100€-1200€/ano de poupança...
Com Bi-horário, é que anda nos 12 cêntimos já com iva. Isto em determinados períodos.
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por pemifer »

ricaja Escreveu:Tenho de investigar outras possibilidades de carregamento em VR que não Mobi.e
Estive a ver no Electromaps e VR tem 7 pontos de carga, se calhar mais, 6 da Mobi.E e um da Dolce Vita Douro.
No Electromaps indica que 3 dos 6 estão avariados, será que a probabilidade de estarem os 6 avariados é grande? (pergunto isto sem malicia, é curiosidade mesmo)
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por mjr »

ricaja Escreveu:
tuela Escreveu: Arranjar tomada a 0,15€/kwh é um achado e basicamente vender com prejuízo. Não se esqueça que com o IVA as pessoas acabam por pagar a 0,20€ kWh. Faça bem as contas.
Obrigado pela correcção. Assim seriam 1100€-1200€/ano de poupança...
Um VE com mais autonomia, como o Leaf de 30kW.h, permite que a maior parte da carga seja em casa, logo mais barato se for no período noturno. No seu caso, saindo de casa com 100% chegaria com pouco menos de 50% de carga a VR, pelo que uma carga de 1h30m seria suficiente para chegar aos 65% de SOC de modo a regressar descansado a casa. Deste modo só uma pequena parte dos custos com energia seria a uma tarifa mais elevada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por ricaja »

pemifer Escreveu: Estive a ver no Electromaps e VR tem 7 pontos de carga, se calhar mais, 6 da Mobi.E e um da Dolce Vita Douro.
No Electromaps indica que 3 dos 6 estão avariados, será que a probabilidade de estarem os 6 avariados é grande? (pergunto isto sem malicia, é curiosidade mesmo)
Provavelmente não... é mesmo um tentar encontrar uma solução mais prática uma vez que vou trabalhar no hospital de VR e a distância para os postos da Mobi.e ainda é significativa.
mjr Escreveu: Um VE com mais autonomia, como o Leaf de 30kW.h, permite que a maior parte da carga seja em casa, logo mais barato se for no período noturno. No seu caso, saindo de casa com 100% chegaria com pouco menos de 50% de carga a VR, pelo que uma carga de 1h30m seria suficiente para chegar aos 65% de SOC de modo a regressar descansado a casa. Deste modo só uma pequena parte dos custos com energia seria a uma tarifa mais elevada.
Pelos gastos simulados a velocidades mais elevadas a média de consumo seria aproximadamente 20kwh ou mais pelo que chegaria com um SOC de 30% em dias de pé leve... E como para chegar a casa a pressa é maior e o percurso é ainda mais desfavorável com uma subida extensa provavelmente gostaria de deixar o veiculo com +80% de SOC. Que acham?

Peço desculpa mas a minha experiência é nula... Não levem a mal algumas previsões mais pessimistas da minha parte ou alguma relutância em algumas situações. De facto um VE pode permitir uma boa poupança mas há que fazer alguns compromissos e ainda os tenho de ponderar. Ponderação que carece da vossa ajuda que a todos agradeço :)
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Re: Mais um interessado na ME

Mensagem por mjr »

Parece-me demasiado gastar 20kW.h por 100km em estradas nacionais, mas é possível. Lá está, a poupança depende sempre da condução. O Diesel atual gasta 4,8l/100km nas condições que o elétrico irá ter de fazer?
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