Apresentação - PSI20

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Responder
Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Apresentação - PSI20

Mensagem por psi20 » 11 nov 2013, 19:16

Ora viva amigos, o meu nome é João sou da Guarda.
O que me leva a registar-me neste forum são as muitas questões que tenho sobre o Leaf.
Actualmente tenho um Prius 3G e estou bastante contente com ele, mas fiscalmente terei o carro amortizado daqui a dois anos dai ter começado a "planear".
Questões:

1º Qual a real autonomia do Leaf 2013 (pelo menos o valor mais consensual)

2º Na versão 2013 continua a não existir arrefecimento forçado para as baterias?

3º Usando uma ficha eléctrica normal qual o tempo necessário para carregar completamente o Leaf e já agora usando o Mobi-e

4º Nos meus percursos diários faço pelo menos 80km com possibilidade de carregar no intermédio, ou seja o carro teria uma vida agitada... actualmente o Prius anda nos 30.000km ano.

5º A regeneração é efectiva/eficaz? resido numa zona com algum declive pelo que estou habituado a explorar o terreno.

6º Qual o custo de uma carga total do carro no período Fora do Vazio e no Vazio

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação - PSI20

Mensagem por mjr » 11 nov 2013, 19:36

Bem vindo psi20! Seguem em baixo as respostas. Espero que em breve possa fazer parte da família ;)
1º Qual a real autonomia do Leaf 2013 (pelo menos o valor mais consensual)
Eu diria que 120-140km em estrada, 140-160 cidade e 100-120 em AE (velocidade moderada, 110-120km/h)
2º Na versão 2013 continua a não existir arrefecimento forçado para as baterias?
O arrefecimento é igual ao anterior, ou seja não existe.
3º Usando uma ficha eléctrica normal qual o tempo necessário para carregar completamente o Leaf e já agora usando o Mobi-e
Com o EVSE de 10A demora cerca de 10-12 horas. Na rede Mobi.e 6-7 horas.
4º Nos meus percursos diários faço pelo menos 80km com possibilidade de carregar no intermédio, ou seja o carro teria uma vida agitada... actualmente o Prius anda nos 30.000km ano.
Sem problema. Se carregar a meio irá poupar a bateria a ciclos mais profundos e ter margem extra para o fim do dia. No entanto 80km é perfeitamente confortável para o Leaf. Há quem faça bem mais que 30000km/ano no Leaf.
5º A regeneração é efectiva/eficaz? resido numa zona com algum declive pelo que estou habituado a explorar o terreno.
A regeneração é bastante eficiente, significativamente mais forte que a do Prius. Só com estados de carga elevados, acima de 80%, é que a regeneração é menor.
6º Qual o custo de uma carga total do carro no período Fora do Vazio e no Vazio
Considerando 25kW.h como uma carga total, dá 2,5€ em vazio e 5€ fora de vazio, sensivelmente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Apresentação - PSI20

Mensagem por ruimegas » 11 nov 2013, 19:52

Bem vindo....subscrevo as respostas do mjr.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Apresentação - PSI20

Mensagem por Malm » 12 nov 2013, 00:14

120-140 em estrada quando é novo. Ao fim de três anos, acho que ninguém sabe. Se fosse igual ao de 2011, no que se refere às características das baterias, ao fim desses três anos já só fará 100-120. Em auto-estrada, ao fim de 3 anos, faz menos de 100 km (a 120 km/h). É fundamental ter consciência disto antes de comprar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Nltl
Mensagens: 4
Registado: 10 jun 2013, 00:29
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Apresentação - PSI20

Mensagem por Nltl » 12 nov 2013, 00:23

Malm Escreveu:120-140 em estrada quando é novo. Ao fim de três anos, acho que ninguém sabe. Se fosse igual ao de 2011, no que se refere às características das baterias, ao fim desses três anos já só fará 100-120. Em auto-estrada, ao fim de 3 anos, faz menos de 100 km (a 120 km/h). É fundamental ter consciência disto antes de comprar.
Concordo com o Malm.
Contudo, se é para utilizar numa zona com declives estes números carecem de ser revistos.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Apresentação - PSI20

Mensagem por pafi » 12 nov 2013, 00:29

Bem-vindo João.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Apresentação - PSI20

Mensagem por Malm » 12 nov 2013, 00:39

pafi Escreveu:Bem-vindo João.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.
Com essa da "velocidade média razoável" é que me atrapalhas as contas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Apresentação - PSI20

Mensagem por psi20 » 12 nov 2013, 11:39

pafi Escreveu:Bem-vindo João.
Por acaso esta semana vou iniciar uma série de testes na Guarda, o que quer dizer que, por agora, é provável que te cruzes com um Leaf cinzento. O desafio é chegar a São João da Pesqueira (~90km), vencer as subidas simpáticas da zona, e claro, a uma velocidade média razoável... Vai ficando atento ao meu db, e quiçá haja oportunidade para veres um Leaf inloco.
temos que combinar um Café :)

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Apresentação - PSI20

Mensagem por Malm » 12 nov 2013, 14:10

Por vezes aparecem oportunidade de carros elétricos muito interessantes no mercado de usados. Um Leaf de 2011 com poucos km pode custar apenas 20.000€.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: Apresentação - PSI20

Mensagem por prgc » 12 nov 2013, 18:29

Bem vindo! :)
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Responder

Voltar para “Apresentações”