Boas,rnlcarlov Escreveu:Ok, hoje aconteceu-me uma experiência semelhante ao mrobarros, a que eu chamei loop da morte [do carregamento]. Após chegar aos 29.5-30%, o carregamento parava, e a partir daí parava em menos de 10 minutos.
Percebi que foi a primeira vez que carreguei num posto da efacec estando o carro abaixo dos 30% (fui a setúbal no Domingo e tinha 17%SOC).
O carro carregou 40min sem problema, até chegar às 4 barras (30%SOC). Aí parou e recebi o mail. "Tudo bem", pensei eu. Já sabia que isto podia acontecer. A parte chata é que os Mobie mais perto do IST em Lisboa estão OFF, pelo que tenho posto o carro a 650 metros do IST.
Fui lá, pus o carro a carregar e quando voltei ao IST tinha um mail no meu PC a dizer que o carregamento tinha terminado outra vez
Voltei para lá, reiniciei o carregamento e desta vez fiquei no carro. 6 minutos e pimba, carga parada. Repeti o processo umas duas vezes e nada. Mudei da Mennekes para a CEE para ver se era do posto, mas por mais duas vezes aconteceu o mesmo. Os 6 minutos eram fatais. Mas fui olhando para a coluna do posto e vi que nesses 6 minutos tinha consumido apenas 0,04-0,06 kW. Achei estranho, pois a 3kW em 6 minutos deveria ter carregado muito mais. Meti-me no carro e fui até ao IST buscar o meu tablet e voltei para o Mobie. Desta vez, com o Canion ligado, vejo o carro carregar bem até aos 29.5% e depois o carro pára de meter energia e começar a gastar 0.4-0.5kW tipo isto:
[img]http://i.imgur.com/MxEZgVS.png[/img]
Ao fim de 5 minutos neste processo (na dashboard permanece ligada o ícone do carregamento) o posto corta o fornecimento de energia por não detectar corrente a ser puxada. Reinicio o processo e durante 1 minuto o carro carregar coisa de 40Wh, após os quais entra novamente na fase de equilíbrio, gastando cerca de 40Wh durante os 5 minutos que o posto lhe dá até cortar novamente o fornecimento.
Foi aí que percebi que estava metido num loop em que o carro gastava o que tinha carregado em cada iteração e que por isso por mais vezes que reiniciasse não conseguia sair dali.
Como saí do loop da morte?
Estive atento ao Canion para ver o momento ao fim do qual o carro desliga o carregamento e nessa altura abortei manualmente a carregamento no posto, impedindo que o carro descarregasse aqueles 5 minutos. Quando reiniciei a carga o carro já não parou e ainda agora está a comer electões.
Apesar de o carro me ter parado muitas vezes aos 70% (diria que 9 em cada 10 vezes faz isso), a esse SOC nunca observei este loop. Seria interessante saber a que SOC o mrobarros teve este problema. Se foi também perto dos 30%, então já visto que o loop da morte está restrito ao SOC baixos.
Sinceramente não reparei se me aconteceu aos 30% de SOC, mas o facto é que ontem e hoje vim um bom bocado a velocidades maiores que o normal (portanto gastei mais energia) por cerca de 60 km, e tanto ontem como hoje o carregador (também EFACEC) desligou ritmadamente aos 6 minutos.
No entanto como eu não tenho um OBD II "decente" não consigo ligar-me ao CanIon. Mas o facto é que procedi tal e qual como o exposto, isto é, interrompi o carregamento e tornei a carregar e não "disparou" mais nenhuma vez!
Será que descobrimos o truque para parar com o dito "loop da morte" (nome bem posto!)