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Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 20 fev 2015, 12:01
por beme83
mjr Escreveu:Os postos também deviam ser mais amigos dos agentes da autoridade. Em carga normal devem continuar como estão, e só após o fim do período legal após termino da carga é que deveriam ficar vermelhos, indicando ao agente que está em violação da lei.

Basicamente com a luz azul do posto acesa significaria que está tudo OK e legal, verde indicaria que está pronto a iniciar a carga (sem cabo ligado) e vermelho indicaria que apesar de o cabo estar ligado não está a carregar e já passou o período legal de espera por fim de carga. Carro estacionado com azul -> legal. Carro estacionado com vermelho ou verde -> multa. Simples, não?
Caros não podemos ser tão radicais com vermelho-> multa pois como todos nós sabemos em muitos postos por motivos vários o sistema deixa de carregar. Suponhamos um leaf com 15% da carga no inicio do carregamento, assim por alto precisa de aproximadamente 7.30 a 8 horas para carregar a 100% mais 30 minutos que tem para remover do local do carregamento dá para tempo estimado de perto de 8.30 horas.
Se por algum motivo deixa de carregar passado 2 horas e só consegue voltar à viatura à hora de almoço? Como reagir a tal situação se multados? Enviar os 30 Euros de Multa (PSP) para a Mobi.e por erro nos equipamentos?

Como somos pioneiros também temos de conseguir elucidar as pessoas dos tempos de carregamento de cada viatura e erros normais dos postos. O ideal seria como todos sabem carregadores rápidos pois assim não havia discussão sobre este assunto.

Att

Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 20 fev 2015, 13:03
por mjr
Nesse caso teria de explicar a situação à autoridade como em muitos outros casos semelhantes (avarias em parquímetros, por exemplo). Erro no carregador (disparo de disjuntor por exemplo) poderia ser sinalizado de maneira diferente (luz vermelha a piscar).

Mas é óbvio que tem de haver alguma maneira de se poder controlar os carregamentos, senão chega alguém com 90% de SOC e da-lhe jeito estacionar 8 horas, ficando a ocupar um lugar que poderia ser precioso para outro. Isso é que não pode ser.

Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 20 fev 2015, 15:27
por joaocfgoncalves
Por varias vezes deixo o carro a carregar cerca de 5 a 6h. Moro perto dos postos, gosto de caminhar e aproveito a borla. Mas neste caso, fui só às compras e voltei, 45minutos, o Sr agente viu-me a ligar os cabos, foi numa " anda este está sempre aqui parado e hoje como a luz parece verde, vou multar". O posto está contra a luz do sol e não se percebe se está azul ou verde. Tirei o registo do carregamento no site da Mobie, juntei o talão das compras que tem hora de pagamento e reclamei.

Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 20 fev 2015, 15:35
por joaocfgoncalves
Acho que os postos deveriam ser redesenhadas, este modelo não tem informação suficientemente visível do seu estado. Para bem das autoridades e do consumidor. Nós recebemos nas nossas aplicações dos carro, quando termina o carregamento, ou se este foi interrompido, mas no posto uma simples luz (gasta, poluída e quebrada) não é suficiente de entender o estado do posto.

Alguém me sabe dizer onde obter a informação da lei dos locais de carregamento?

Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 20 fev 2015, 17:01
por mjr
Penso que é esta:

https://dre.pt/application/dir/pdf1s/20 ... 805390.pdf
Artigo 8.º
Estacionamento no local objecto da licença de utilização
1 — Deve ser devidamente identificada, no local ob-
jecto da licença de utilização, a área para estacionamento
durante o carregamento dos veículos eléctricos, sendo
proibido o estacionamento na mesma sem ser para esse
efeito.
2 — A identificação prevista no número anterior deve
ser realizada mediante a utilização dos sinais de informação
definidos no artigo 55.º e no anexo do Decreto -Lei
n.º 39/2010, de 26 de Abril.
3 — Uma vez terminado o carregamento, o veículo
eléctrico deve ser retirado do local nos trinta ou nos dez
minutos seguintes, consoante esteja em causa a utilização
de um ponto de carregamento normal ou de um ponto de
carregamento rápido, respectivamente.

4 — O disposto no número anterior não é aplicável no
caso de carregamento nocturno em ponto de carregamento
normal para o período compreendido entre as 0 horas e
as 8 horas.

5 — O estacionamento fica sujeito ao pagamento do
preço dos serviços utilizados e ao cumprimento das regras
técnicas e de segurança aplicáveis, conforme estabelecido
no artigo 32.º, n.º 2, do Decreto -Lei n.º 39/2010, de 26
de Abril
Não sei se entretanto foi atualizada.

Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 20 fev 2015, 17:34
por Fil
Até podemos ser flexíveis com os carregamentos, agora estacionar e não carregar é que não, passa a ser apenas um mono a ocupar o posto de abastecimento, que faz falta a outras pessoas.

Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 21 fev 2015, 02:53
por Filipe
Tem de haver um tempo máximo para cada carregamento, agora qual será é que é o problema. :roll:

Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 25 fev 2015, 01:53
por joaocfgoncalves
Fil Escreveu:Até podemos ser flexíveis com os carregamentos, agora estacionar e não carregar é que não, passa a ser apenas um mono a ocupar o posto de abastecimento, que faz falta a outras pessoas.
Mas que os à, isso à..
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Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 25 fev 2015, 02:02
por joaocfgoncalves
Cheguei a pensar que alguem os tinha colocado para o lixo... (posto existente na entrada da EDP)
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Re: Postos carregamento Guimarães

Enviado: 25 fev 2015, 02:39
por Fil
Os postos sofrem, é lixo, é urina... :mrgreen: