iOn - Interrupção de carregamento

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Lopes
Mensagens: 8
Registado: 20 mar 2019, 12:37
Data de fabrico: 15 fev 2016
Capacidade bateria: 43,5 Ah

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Lopes » 21 abr 2019, 23:26

Apr Escreveu:
21 abr 2019, 22:24
Lopes Escreveu:
21 abr 2019, 20:32
...Dessas duas vezes a luz de carga estava intermitente.

O SONOFF está a alimentar directamente o carregador.

consegues explicar melhor essa da luz de carga intermitente? ouves algum som de reles a atracar/desatracar nesse periodo?
Luz verde intermitente = final de carga, com bateria a 100%. Dessas duas vezes aconteceu indicar fim de carga, mas sem estar totalmente carregado. Nada de barulhos.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Apr » 22 abr 2019, 00:10

nao conheco esse evse, a ver pela descricao eu diria que o carro transitou para estado B e nao regressa ao estado C sem re-inserir a ficha novamente. Nao sei porque nao resume a carga quando lhe apetece. experimenta outro evse em principio teria o mesmo comportamento ja que é o carro que manda mas nunca se sabe.

outra coisa, nao esta a contar que o rele do sonoff faça 16A pois nao?

Lopes
Mensagens: 8
Registado: 20 mar 2019, 12:37
Data de fabrico: 15 fev 2016
Capacidade bateria: 43,5 Ah

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Lopes » 22 abr 2019, 12:06

mafgod Escreveu:
21 abr 2019, 21:37
Será problema de terra?
Também já coloquei essa hipótese... seria possivel o EVSE parar de carregar por protecção? Se isso acontecesse deveria acender a luz de FAULT?
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn

Lopes
Mensagens: 8
Registado: 20 mar 2019, 12:37
Data de fabrico: 15 fev 2016
Capacidade bateria: 43,5 Ah

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Lopes » 22 abr 2019, 14:00

Apr Escreveu:
22 abr 2019, 00:10
nao conheco esse evse, a ver pela descricao eu diria que o carro transitou para estado B e nao regressa ao estado C sem re-inserir a ficha novamente. Nao sei porque nao resume a carga quando lhe apetece. experimenta outro evse em principio teria o mesmo comportamento ja que é o carro que manda mas nunca se sabe.

outra coisa, nao esta a contar que o rele do sonoff faça 16A pois nao?
Experimentar outro EVSE não deve ser fácil, a menos que adquira outro, mas sem ter a certeza de ser isso não vou arriscar. Para já só aconteceu 2 vezes e está numa média de acontecer a cada 15 dias... vamos ver como se comporta nas próximas semanas.
Para já queria só um feedback se era coisa que já tivesse acontecido a alguém, e procurar uma razão para isso.

Este SONOFF indica um limite de 15A e só o tenho usado a 8A. Excepcionalmente só carreguei a 14A nos 2 dias em que falhou a carga, e sempre sob observação. Não notei aquecimento exagerado mesmo a carregar a 14A.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por ExistingJellyfish » 22 abr 2019, 23:46

Lopes Escreveu:
22 abr 2019, 14:00
Este SONOFF indica um limite de 15A e só o tenho usado a 8A. Excepcionalmente só carreguei a 14A nos 2 dias em que falhou a carga, e sempre sob observação. Não notei aquecimento exagerado mesmo a carregar a 14A.
Os momentos mais criticos são quando liga e desliga, em funcionamento dentro dos limites normais não deverá fazer muita diferença. No caso de ligar, como o EVSE ainda têm que arrancar e o carro começar e tal, não há stress. A desligar, se o carro já estiver carregado e o EVSE estiver em standby é igual, não há grande esforço. Se for interromper a carga a historia é outra e, como o Apr referiu, não convem contar com os 16A (ou 15A que seja) neste tipo de material.

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por andraykens » 23 abr 2019, 16:05

Estes alertas são muito importantes para quem está a ouvir estas coisas pela primeira vez e não tem grande conhecimentos na matéria.

Como estes carros não têm programador de carregamentos onboard, tem de ser o dono a fazer os cálculos. A maioria de nós faz isto e usa estes aparelhos para porogramar o início da carga. ATENÇÃO: Interromper a carga SÓ MANUALMENTE ou então deixar carregar até 100%

Sou de Samora Correia, se poder ajudar, diga.

Abraço ao fórum!

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Apr » 24 abr 2019, 22:22

o maior problema do rele do sonoff é a total ausencia de datasheet. Quem sabe ligar um sonoff a um quadro eletrico também sabe ligar um sonoff a um contactor externo. Por algumas dezenas de euros, e 2 fios, é trivial adicionar um contactor de marca para que tudo funcione melhor, não se desgasta o rele do sonoff e não se sujeita o OBC do carro a comportamentos errantes de um relé de fraca qualidade.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Erbium » 25 abr 2019, 10:03

Apr Escreveu:
24 abr 2019, 22:22
o maior problema do rele do sonoff é a total ausencia de datasheet. Quem sabe ligar um sonoff a um quadro eletrico também sabe ligar um sonoff a um contactor externo. Por algumas dezenas de euros, e 2 fios, é trivial adicionar um contactor de marca para que tudo funcione melhor, não se desgasta o rele do sonoff e não se sujeita o OBC do carro a comportamentos errantes de um relé de fraca qualidade.
Nem mais :clap:

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: iOn - Interrupção de carregamento

Mensagem por Malm » 29 abr 2019, 19:27

Eu aposto num problema no carro, que assume carga completa quando atinge os 50% de SoC. Existem 3 possíveis momentos de pausa na carga, aos 30%, aos 50% e aos 70%. Se o carro depois de uma pausa aos 50 assumir carga completa não vai voltar a carregar. As pausas aos 50 são muito menos frequentes que aos 30 mas podem acontecer. Uma maneira fácil de resolver o problema é prever o tempo que ele demora a chegar aos 50, dar um certo tempo sem carga após esse tempo e voltar a fornecer eletricidade após esse tempo, que ele volta a carregar. É programar dois carregamentos separados, com os tempos devidamente calculados, e vais ter sempre os 80, 90% que pretendes.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”