Diário de bordo - Czero no ribatejo

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por rnlcarlov » 29 set 2018, 16:45

andraykens Escreveu:
29 set 2018, 15:30
Estive a confirmar e pela posição das palhetas brancas que são acionadas pelo controlador, estão fechadas e o ar não está a ir para o pack 😢
Se calhar estava mesmo fresquinho demais para accionar o ar para as baterias

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por migle » 29 set 2018, 22:48

andraykens Escreveu:
28 set 2018, 19:00
Mais um dia... mais um inferno de temperatura. Felizmente tenho conseguido sombra o dia todo, mas não deve chegar para manter o pack fresco. :| :|
Acho que estás demasiado preocupado. É bom cuidar do carro, mas calma.

Quando deixas o carro ao sol, a chapa atinge os 50 graus. Lá dentro, por causa do efeito de estufa, o ar está a mais 10 graus que cá fora. Porém, a bateria provavelmente não. Não sei como é no C0 mas no meu, muitas vezes o carro está um forno e a bateria está nos 30, 31... Não é tanto assim. Já por aqui houve quem testasse e tem-se dito que a bateria aquece por convecção, o calor que a atinge vem do chão.

Por oposição, o ar dentro do carro e a chapa aquecem pela radiação solar. A terceira forma de transmissão de calor, a condução, não tem aqui tanto peso. Isto tudo ao nível dos palpites: desde o ar no carro até à bateria, há imensos materiais diferentes, e o calor não se conduz tão facilmente de uns para os outros. Tipicamente a temperatura da bateria é igual ou até ligeiramente inferior à temperatura do ar à sombra.

E essas já desceram bastante. Hoje a vir do Entretenimento já liguei o aquecimento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 29 set 2018, 23:22

Durante os últimos dias tem estado mesmo calor mas tenho conseguido gerir com sombra quase todo o dia. Em casa tenho cave onde está bem mais fresco que na rua. De noite, inverte-se, o que me traz dificuldades em gerir o fresco da noite e o carregamento na cave com bihorario.

Para já a única preocupação que tenho é o facto de não carregar as 16 barras. Ou já tem muita degradação ou o pack pode estar desequilibrado. Ainda consegue fazer 100km pelo menos isso. Sem um obd reader estou às escuras.

Por isso tenho de tentar cuidar o melhor que consiga.

Obrigado por acompanharem estas dúvidas iniciais

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por migle » 30 set 2018, 07:38

De noite, é na cave que ele deve estar. A rua é demasiado frio. Passo-me sempre com os canadianos nos fóruns internacionais que em vez de meterem o carro na garagem, deixam o carro em frente à garagem e depois querem carregar o carro numa tomada de 120V...

Estás a temperaturas próximas do ideal. Se quiseres ver se algum dos meus funciona... Não tenho o OBDLink LX.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por rnlcarlov » 30 set 2018, 14:26

Eu agora não vou fazer viagens grandes, logo posso emprestar o obdlink lx. É difícil arranjar outro aparelho que funcione com o Canion.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por migle » 30 set 2018, 16:28

Da próxima vez que houver um encontro, vou tirar isso a limpo. Do lado do carro, o ELM-327 funciona com todos os carros. Do lado do CanIon... acho que é preciso terem muita imaginação para usarem um comando do STN-1110 que não esteja também no ELM-327. Digo isto já tendo escrito software para adquirir dados do OBD no meu portátil... Os comandos daquilo não têm qualquer interesse, a única coisa que há no STN-1110 de especial é uma maneira diferente de o pôr a dormir.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 15 out 2018, 23:17

Algum proprietário de Clones pré 2014 já carregou no posto da Ericeira? Tenho uma viagem marcada para lá e vi no eletromaps que está funcional, mas... é um EFACEC 22Kw e não tenho conseguido carregar nestes, tal como outros users com carros da idade do meu.

Estou sem saber se vá de VE... já não bastava a distância de 67km com uma subida de 300m, como ainda não sei se poderei carregar no destino.

Ajudas são muito bem vindas!

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por rnlcarlov » 16 out 2018, 12:22

Eu tenho um clone antigo, e embora nunca tenha carregado no PCN da Ericeira, já tenho carregado em postos Efacec 22kW, nomeadamente no Alegro.
Um amigo meu passou na Ericeira de leaf hoje e carregou lá sem problemas.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por Fil » 16 out 2018, 15:09

Entretanto o posto da Ericeira voltou a ficar inoperacional, segundo me disseram.
Não dá para contar com ele.

andraykens
Mensagens: 87
Registado: 23 jun 2017, 08:09
Localização: Samora Correia

Re: Diário de bordo - Czero no ribatejo

Mensagem por andraykens » 16 out 2018, 17:54

obrigado pela vossa ajuda, está fora de questão então contar com este posto. Lá terei de ir de CI... enfim

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”