Ajuda carregamento doméstico

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 12 mai 2018, 00:23

Tenho mais umas questões em relação ao carregamento.

Tenciono instalar um relógio para regular e arrancar o carregamento às horas que pretendo, de forma a maximizar o uso do bi-horário.

Aliado a isto gostaria de instalar algum sistema por meio de relés ou assim para que quando o carro atingisse a carga total, cortar a alimentação à tomada.

É prejudicial ter o carro ligado 10 horas por exemplo, quando só 3 (por exemplo) é que esteve a carregar?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por Fil » 12 mai 2018, 11:57

Não, não é prejudicial, não é é conveniente deixar o carro com 100% de carga parado, se for com 80% pode estar sempre ligado à corrente.

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por marcopns » 12 mai 2018, 13:08

Pode usar um Sonoff Pow. Embora nas especificações indique suportar 16A, não deve usar com mais de 10A.
Última edição por marcopns em 12 mai 2018, 23:22, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 12 mai 2018, 15:27

Fil Escreveu:Não, não é prejudicial, não é é conveniente deixar o carro com 100% de carga parado, se for com 80% pode estar sempre ligado à corrente.
Certo, não é saudável para as baterias estarem com a carga máxima, penso que um pouco à semelhança com os telemóveis.

Como faço esse controlo de manter nos 80% ligado à corrente?

Aproveito e faço outra questão que surgiu agora no contexto da conversa. Idealmente, e uma vez que não esgoto a autonomia do carro entre carregamentos, de modo a evitar degradação da bateria e posteriores problemas, devo carrega-la até que percentagem aproximadamente?

São estas questões que preciso de ver respondidas de forma a arranjar algum sistema que me permita este tipo de controlo.

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por marcopns » 12 mai 2018, 16:16

Os clones não têm opções de controlo de carga. Por isso, tal como eu disse, um Sonoff Pow é uma ferramenta indispensável de programação e controlo de horários de carga por aplicação de telemóvel.

Carregue a 100% sempre que necessário ou pelo menos 1 vez por semana para concluir o processo de balanceamento. No dia a dia, programe o Sonoff para carregar apenas o tempo necessário.

Isto não é fundamental ser seguido a letra, são apenas boas práticas para que as baterias durem um pouco mais.... mesmo eu estou aqui a aconselhar, mas no dia a dia não faço nada disto :D

Resumindo... usufrua do seu novo carro e não se preocupe muito com o resto.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
vitocril
Mensagens: 138
Registado: 10 mai 2017, 22:22
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 42,3 Ah

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por vitocril » 12 mai 2018, 23:15

Sem duvida que o Sonoff Pow é uma boa solução, se for o R2 melhor ainda.
https://www.ebay.es/i/332626968952?ul_n ... 1738635531

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por Apr » 13 mai 2018, 10:51

Estou a ler bem? Voces anadam a brincar com o fogo. Não há em nenhum sistema bem montado corte por relé ou contactor em potencia! A não ser que as cargas tenham um consumo desprezável face à corrente nominal do relé! Pelo menos em material reles como é o que compramos no dia a dia.

Um relé dimensionado para cortar em potencia 16, 10 ou mesmo 6 amperes não se assemelha em nada aos relés que equipam o sonoff e obviamente que custam mais do que uma palete de sonoffs.

Ou seja! poderiam até usar os sonoffs( a atuar um contactor externo) para iniciar a carga de um EV mas nunca para desligar prematuramente sem antes indicar ao carro que é para acabar a carga. eu tenho relés gigantes com contactos queimados poruque o primeiro EVSE feito por mim desligava o relé antes do piloto!!!

Se o fizerem, vai funcionar até ao dia em que minusculo relé do sonoff falhar. Há muitos cenários interessantes de falha, por isso o melhor é melhor é reforçar o seguro da casa...

Agora nunca vão poder dizer é que não sabiam!

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por VETL » 13 mai 2018, 11:01

Sim, isso do SONOFF cortar a energia ao carro de qualquer maneira, é meio caminho para problemas.
É que nem é uma questão de poder acontecer ou não - a questão é quando vai dar bronca, porque vai correr mal de certeza.
Mesmo que o SONOFF estivesse a comandar um contactor em condições, o carro também não ia gostar de estar sujeito permanentemente a cortes de corrente sem ser avisado pelo EVSE.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por jpedromr » 13 mai 2018, 11:28

VETL Escreveu:Sim, isso do SONOFF cortar a energia ao carro de qualquer maneira, é meio caminho para problemas.
É que nem é uma questão de poder acontecer ou não - a questão é quando vai dar bronca, porque vai correr mal de certeza.
Mesmo que o SONOFF estivesse a comandar um contactor em condições, o carro também não ia gostar de estar sujeito permanentemente a cortes de corrente sem ser avisado pelo EVSE.
Então nesse caso aplica-se o que eu estava a pensar de cortar apenas quando ele chegasse aos 100%?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Ajuda carregamento doméstico

Mensagem por Apr » 13 mai 2018, 16:55

Então mas assim não precisa de cortar nada, a carga termina naturalmente. Pode fazer sentido ter o sonoff (com contactor externo) para iniciar a carga de forma temporizada. Só isso já permite cobrir praticamente todos os cenários.

Carregar até uma % de bateria não há sistema comercial externo que o faça, e com relés na minha opinião está fora de questão.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”