Diário de Bordo - iOn Viseu

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
TiagoCorreia
Mensagens: 22
Registado: 21 nov 2015, 12:51
Data de fabrico: 01 jan 2011

Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por TiagoCorreia » 30 mai 2016, 23:26

Boa noite,

O meu nome é Tiago Correia, sou de Viseu e em Dezembro de 2015 comprei um Peugeot iOn (carro de serviço da Auto Martinauto, Viseu).
Já tinha vontade de começar o meu DB há muito tempo, mas a disponibilidade é pouca.

Neste primeiro post, quero deixar um agradecimento ao VETL que me iniciou nesta aventura eléctrica e ao Malm que me ajudou a avaliar a condição do carro.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por BrunoAlves » 31 mai 2016, 00:03

Parabéns pela máquina e pelos relatos que hão-de vir

Dá-lhe com força nos electrões :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

TiagoCorreia
Mensagens: 22
Registado: 21 nov 2015, 12:51
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por TiagoCorreia » 31 mai 2016, 00:20

No início de Dezembro de 2015 passei pela Auto Martinauto e perguntei se tinham algum carro eléctrico para venda, surpreendentemente tinham um iOn de serviço (novembro de 2011 com cerca de 64000km), pedi para fazer um test-drive e foram muito prestáveis, nesse mesmo dia fiz um test-drive de +/- 15 km e gostei logo do carro.

Obviamente um teste de 15km não dá para nada, precisava de ter a certeza que o carro assegurava as minhas necessidades, uma vez que pelo menos duas vezes por semana faço uma viagem de 82km (ida e volta) entre Viseu e Fornos de Algodres. Nesse sentido pedi para fazer um test-drive mais completo, mais uma vez foram impecáveis emprestaram-me o carro durante dois dias, fui buscar o carro numa sexta-feira de manhã e entreguei-o no sábado no final da tarde.

TEST-DRIVE:

Sexta-feira (Viseu - Fornos de Algodres - percurso com grandes subidas em AE): Saí de Viseu com a bateria carregada e fiz um percurso misto (EN e AE) de 45 km até Fornos de Algodres, com uma paragem em Mangualde. Cheguei a Fornos de Algodres com 9 barras. Após um ensaio, fiz o percurso inverso (41km) e cheguei a Viseu com 2 barras. Depois do jantar ainda foi dar uma volta pela cidade para ver quantos km conseguia fazer com uma carga completa, conseguindo neste primeiro dia fazer 94km até deixar de aparecer qualquer indicação de previsão de km (- - -).

Sábado: Obviamente a minha maior preocupação era o estado da bateria, porque o iOn perde a garantia da bateria aos 50000km e era uma compra arriscada. Para me ajudar a avaliar o estado do carro, por intermédio do VETL, falei com o Malm que se disponibilizou a vir passar uma boa parte do dia comigo, marcamos encontro no Posto da mobi.e junto ao Instituto Politécnico de Viseu e depois de almoçar lá andamos a tarde toda a "queimar electrões". Fantástica a experiência e a sabedoria do Malm, foi uma tarde de grande aprendizagem para mim. Após descarregar a bateria fomos para o mesmo posto testar o carregamento, no final o Malm disse-me que pelo que via o carro estava em bom estado, esta ajuda foi preponderante na escolha de outra maneira não tinha ficado com o carro. No final desse dia, com muita pena minha, fui entregar o carro e o vendedor ficou muito surpreendido por eu ter conseguido fazer os 94km tendo em conta o percurso com grande desnível.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por VETL » 31 mai 2016, 00:59

Porreiro pá!
O DB demorou ... mas cá está ele.
Contigo e com os foristas também já aprendi aquela cena do iman na ficha do EVSE! :lol:

Agora, vá lá: Umas fotozitas animavam aqui a coisa, não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por Fil » 31 mai 2016, 01:31

Muitos parabéns Tiago! Bem vindo!

E que entrada logo em grande;)
Venham mais aventuras e muitos klms em cima dos já efectuados.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por jasmim » 31 mai 2016, 06:53

[quote="VETL"]
Contigo e com os foristas também já aprendi aquela cena do iman na ficha do EVSE! :lol:
quote]
Explica o que é isso.

Parabéns pela aquisição.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por VETL » 31 mai 2016, 07:24

jasmim Escreveu:
VETL Escreveu: Contigo e com os foristas também já aprendi aquela cena do iman na ficha do EVSE! :lol:
Explica o que é isso.

Parabéns pela aquisição.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 077#p65077
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por jpgoncalves2 » 31 mai 2016, 11:14

Parabéns Tiago! :)
Masi um viseense con VE! ;) Sou natural de Viseu, embora viva em Mafra , mas vou aí de quinze em quinze dias, embora com um Leaf Acenta branco que poderás ver nessas alturas a carregar no posto 32(Liceu) ou 33 (loja do Cidadão) com mais frequência !
Não há que ter receio das autonomias, desde que se conheça minimamente o carro (bateria), o percurso e um planeamento adequado da viagem/tempo/carregamento.
Disfruta, VE degrada e anda ou só degrada! ;)

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por fjma » 31 mai 2016, 12:48

Viseu, apesar de estar a ser descartado no mapa quanto a PCRs, está a ficar mais verde...

Parabéns, Tiago, toca a queimar eletrões! :)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu

Mensagem por Orlando » 31 mai 2016, 13:00

Só faltam as fotos!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”