Página 7 de 11

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 06 mai 2016, 14:21
por FBSousa
VETL Escreveu:Não.
O motor roda em N se o carro estiver a andar.
Se o carro estiver parado, não roda.
Esquece as complicações. Pensa: Motor, redução com duas cremalheiras e rodas.
Parece mentira mas é verdade. Não há nada para se estragar como nos de combustão. Tudo simples.
Era o que eu imaginava e é o que faz sentido.

Obrigado. ;-)

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 06 mai 2016, 14:25
por FBSousa
Numa instalação normal de VEV com moto redutor, o máximo pode ser 60Hz (em função do motor, apesar de em Portugal ser mais utilizada 50Hz) e minima de 25 a 30 Hz, sobretudo por questões de arrefecimento do motor.

Nos nossos carros, qual é a frequência máxima e mínima que o motor aceita? Ou não é relevante?!?!?! :roll:

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 06 mai 2016, 14:36
por BrunoAlves
Não é relevante ;)
O que diz é válido para motores assíncronos e mesmo assim não é completamente verdade, pode ir acima dos 60Hz e abaixo dos 25Hz ;)
Os motores usados nos VE são servo-motores que nem sequer têm ventilador, por isso estão preparados para aguentar a corrente nominal a qualquer rotação, inclusivamente 0, sem aquecer mais por causa disso ;)

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 06 mai 2016, 14:46
por FBSousa
margarett Escreveu:Não é relevante ;)
O que diz é válido para motores assíncronos e mesmo assim não é completamente verdade, pode ir acima dos 60Hz e abaixo dos 25Hz ;)
Os motores usados nos VE são servo-motores que nem sequer têm ventilador, por isso estão preparados para aguentar a corrente nominal a qualquer rotação, inclusivamente 0, sem aquecer mais por causa disso ;)
Tem razão, mas tem sempre o risco de sobreaquecimento.
Pelo menos é a recomendação que tenho das principais marcas de motores eléctricos.

Quanto a VE, passou-me que são servo-motores, síncronos, binário constante.

Quais são as rpm máximas? 4500?

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 06 mai 2016, 15:29
por mjr
Do Leaf são 10k rpm. Acho que a Tesla vai bem acima disso (15k rpm?).

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 06 mai 2016, 15:36
por BrunoAlves
Encontrei isto com mais algum detalhe
http://livingleaf.info/2010/11/nissan-l ... nsmission/

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 10 mai 2016, 15:57
por FBSousa
2016 Abril

Em Abril quase nem toquei no MMM. Deixei nas mãos da cara metade, com excepção dos fins de semana.

Foi um mês longe das expectativas em termos de utilização. Preconizei fazer cerca de 1600 km. Fiquei longe... Foram 1119 km e consumidos 162,8 kWh.
Relativamente ao mês anterior, houve um acréscimo de consumo de energia de cerca de 6,25% (de 13,69 kWh/100km para 14,55kWh/100km), ou seja, aumento directo no custo por 100 km de 1,383€ para 1,469€.

A razão destes aumentos é simples. A minha Senhora Esposa tem o pé pesado.
Tenho de testar o estado de degradação das baterias para ter um termo de comparação.

Bem, desde Novembro, foram percorridos 8.280 km. Em seis meses, fiz uma média de 1.380 km/mês.

Mais uma vez, escusado será dizer que estou completamente encantado e aficionado pelos VE.
Tenho a frota à venda para fazer o upgrade. Um Tesla Model S.

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 13 mai 2016, 23:19
por alexmol
Atenção que os motores em VE's podem vir em várias cores e sabores :D

Há desde motores de indução com gaiola, motores síncronos com escovas e excitação do rotor bobinado, motores com imans permanentes síncronos e assíncronos, etc!

Até já se fala em usar motores de relutância selectiva.

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 16 mai 2016, 15:20
por FBSousa
alexmol Escreveu:Atenção que os motores em VE's podem vir em várias cores e sabores :D

Há desde motores de indução com gaiola, motores síncronos com escovas e excitação do rotor bobinado, motores com imans permanentes síncronos e assíncronos, etc!

Até já se fala em usar motores de relutância selectiva.
desde que sejam de alta eficiencia... venham eles. ;-)

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 16 mai 2016, 15:36
por FBSousa
Alguém me sabe dizer para que serve esta peça metálica na consola da caixa?

https://photos.google.com/album/AF1QipP ... hp_IDveknN
https://photos.google.com/album/AF1QipP ... sOdsAUKazU