DB do MM por FBSousa

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 22 mar 2016, 17:14

VETL Escreveu:
FBSousa Escreveu:Olá!

Pretendo adquirir cabo(s) para carregamento rápido na rede Mobi.e, qual o que me aconselham, onde posso comprar e a que preço?

Obrigado.
Para fazer carregamentos rápidos na rede mobi.e não necessita de cabo. Os postos já têm a "mangueira" para ligar no carro.
No entanto, como na verdade deveria querer dizer carregamento lento na rede mobi.e, vai necessitar de um cabo mennekes para ligar nos postos.
É um cabo tipo este:
[img]https://evconnectors.com/image/cache/da ... 00x130.jpg[/img]

Há inclusivamente aqui na secção dos classificados cabos desses à venda.
Se for associado da UVE encontra lá umas parcerias com condições interessantes para sócios.
Obrigado pela mensagem.

Nem todos os postos têm "mangueira".
No MarShopping é uma ficha Mennekes fêmea no posto... dai a necessidade de um cabo e fichas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por mjr » 22 mar 2016, 17:31

No Mar Shopping não é carregamento rápido, é apenas de uma 1 fase a 32A. Daí ter tomada e não cabo incorporado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por VETL » 22 mar 2016, 17:33

FBSousa Escreveu:Obrigado pela mensagem.

Nem todos os postos têm "mangueira".
No MarShopping é uma ficha Mennekes fêmea no posto... dai a necessidade de um cabo e fichas.
Eu não disse que todos os postos têm "mangueira".
Eu disse que todos os postos de carregamento rápido têm "mangueira".
No MarShopping, ou melhor no IKEA para sermos mais corretos, não existem postos de carregamento rápido.
Aqueles postos que lá se encontram são de 7,4kWh ou de 32A e por isso são de carregamento lento.
De qualquer forma, no seu MM só vai carregar a 14A (mais lento ainda)...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 22 mar 2016, 23:28

Isto de carregamentos rápidos e lentos, fichas não sei quê e mais não sei o quê, tem mangueira ou não tem mangueira, o carro aceita ou não aceita, este cabo mais aqueloutro, para quem está a entrar agora no esquema é uma confusão tremenda. Não vale a pena perguntar aos vendedores, que eles pouco sabem e se parecem saber muito o mais natural é que estejam a dizer asneiras. Eu acho que se fosse agora, só o que me assustava de vos ouvir falar de coisas de que não perceberia rigorosamente nada, desistia logo de comprar um elétrico.

É que quando comprei o meu era tudo muito mais simples. Carrega em casa numa ficha normal com o EVSE e quando muito pode vir a ter oportunidade de carregar Chademo, o que tem lógica porque se tem dois locais diferentes para carregar, é porque devem existir duas formas de carregar. E não havia mais nada.

Às vezes fico aqui a pensar nisto tudo e questiono-me se as pessoas não hão de achar que estou maluco. As pessoas sentam-se ao meu lado e vêem-me a colocar uma peça debaixo do volante e perguntam-me, o que é. E eu respondo, com sotaque chinês, é um STN1170 OBD-II. E para que serve isso? para ver as voltagens das células, as temperaturas dos sensores, se esta barra que o carro me está mostrar é de facto uma barra verdadeira, se vou ou não ligar o ar condicionado para as catacumbas,... E lá eu percorro uns quantos ecrãs no meu smartphone, coisas que ele me mostra e que para mim fazem todo o sentido, para mim e para mais uns 10 portugueses. Ainda não refeito, o pendura há de me ver agora a arrancar o STN e a colocar o D-Link, e há de perguntar, e esse agora para que serve? E eu direi que é para ver se a capacidade da bateria perdeu mais uma decima ou está igual, e já agora o SoC Real que eu quero perceber a relação entre este SoC e um outro. E na minha cabeça já estou eu próprio a definir o SoC que ele realmente tem, que não há de ser igual nem ao SoC Real nem ao outro, e a autonomia que vou ter, essa muito provavelmente bem diferente da que o carro me está a dar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Orlando » 23 mar 2016, 00:07

Realmente, às vezes não somos deste planeta.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por pemifer » 23 mar 2016, 13:23

Malm Escreveu:para quem está a entrar agora no esquema é uma confusão tremenda
É verdade!
Malm Escreveu:As pessoas sentam-se ao meu lado e vêem-me a colocar uma peça debaixo do volante e perguntam-me, o que é. (...) E para que serve isso?
Se calhar, tal como aprendi contigo, devias só dizer que é um leitor dos sensores do carro e que o mesmo se pode fazer em qualquer ICE desde 2000.
Só para não acharem que é uma esquisitice qualquer de VE.
E tal como num VE também dá para ver autonomia, estado da bateria, voltagem da bateria, temperaturas, e ainda quantidade de combustível, emissões, admissões, pressões, ... uma quantidade de coisas que os VE não têm.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 23 mar 2016, 15:31

pemifer Escreveu:
Malm Escreveu:para quem está a entrar agora no esquema é uma confusão tremenda
É verdade!
Malm Escreveu:As pessoas sentam-se ao meu lado e vêem-me a colocar uma peça debaixo do volante e perguntam-me, o que é. (...) E para que serve isso?
Se calhar, tal como aprendi contigo, devias só dizer que é um leitor dos sensores do carro e que o mesmo se pode fazer em qualquer ICE desde 2000.
Só para não acharem que é uma esquisitice qualquer de VE.
E tal como num VE também dá para ver autonomia, estado da bateria, voltagem da bateria, temperaturas, e ainda quantidade de combustível, emissões, admissões, pressões, ... uma quantidade de coisas que os VE não têm.
É verdade, também existe para os ICE. Só que existe uma diferença colossal. Eu no ICE tenho um problema grave no carro e não uso dessas coisas porque vou ao representante da marca e eles sabem resolve-lo em 12 horas. Já no VE, estão um mês para descobrir, quando bastava ouvir-me um minuto para resolve-lo em 12 horas. Enquanto com o ICE eu confio nos mecânicos, e a existência de Torques ou afins para mim é irrelevante, no VE são os mecânicos que têm de confiar em mim e para eu saber o que sei o CaniOn é fundamental. O CaniOn e muitas horas a ler tudo o que se escreve na internet sobre o carro. No meu ponto de vista, a utilização desses dispositivos é supérflua (sim, escreve-se supérflua e não supérfula, acabei de apender isso agora com o corretor) num ICE, agora num VE permite-nos aprender coisas para nós ensinar-mos aos mecânicos. Até eu falar com a Mitsubishi Portugal, eles pensavam que a bateria do carro iria apresentar um maior grau de degradação na Noruega que em Portugal. Vai fazer mais ciclos para os mesmos quilómetros, pensaram eles. Agora com as LEV50N até podem enganar-se por menos, mas com as LEV50 estavam completamente enganados.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 29 mar 2016, 20:23

Obrigado pelos comentários Malm.
De facto, é como diz.
É uma realidade a que temos de nos acostumar.
Até percebo um pouco de electricidade e energia, mas para quem nada sabe fica complicado.
Ainda está na fase de aprendizagem, quando se podia aprender com os outros de outras áreas.
E a questão das tomadas e cabos é gritante, pois era adequado adoptar a solução dos telemóveis com os cabos todos iguais.
E isto é exequível para os VE.

A utilização dos VE é simples, toda a gente adora, para quê complicar os abastecimentos?!?!?!

A questão do cabo que perguntei... Um cabo que custa 200 - 300€ é exorbitante. Uma ficha Mennekes a custar 90€ é surreal. Para um carregamento em casa que custa menos de 1,50€ teria de fazer 200 carregamentos para o retorno do investimento de 300€, ou seja, fazer 20.000 km a carregarem pos tos gratuitos. Acho um roubo.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 04 abr 2016, 15:55

2016 Março

O leão deixou de rosnar e/ou miar, passou a fazer um leve MMMMMMMMM, tal o silencio por onde passa. Já estou a alucinar...

Bem, após a aquisição do MM em final de Outubro e recebe-lo em Novembro, fui comprando uns cabos, contadores, acessórios, etc.
Fui testando kms e kms pelo distrito do Porto no dia-a-dia e ao fim de semana. Rapidamente, passou a ser o carro de família (os miúdos adoram). Os CI é que, coitados, já ficaram sem bateria... e a mota não vê a luz do dia há mais de 6 meses.

Ora, vai daí, no mês de Março resolvi apontar os km feitos e consumo de kWh. O resultado foi de 1625 km com 222 kWh. O que perfaz uma média de 13,66 kWh / 100 km. Com um custo de 0,1010 €/kWh em Vazio (só carrego á noite) perfaz um custo de 1,38€/100km. Custo total de 22,24€ (gastava isso em menos de 300 km nos CI).

Não fiz qualquer carregamento em PCR ou menos rápido, foi sempre em casa.

Desde então percorri 7157 km em 5 meses. O que dá uma média mensal de 1431 km.
A minha estimativa é que este valor vá aumentar ligeiramente a partir deste mês de Abril para os 1600 km/mês. Desde que o tempo ajude...

Como sou adepto da eficiência energética, a compra do MM foi a titulo experimental para estudar, analisar, explorar e compreender pessoalmente a tecnologia.
Escusado será dizer que estou completamente encantado e aficionado pelos VE.
O próximo upgrade será um Tesla.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 18 abr 2016, 11:43

2016 Abril

Os km's não param de crescer... e a vontade de os fazer aumenta a cada dia que passa.

Ultimamente, é a cara metade que comanda os desígnios do bicho MM.
O que levanta uma questão que me preocupa... Só consegue fazer 80-90 kms com uma carga!?!?!!?!?!?!?

Porquê?
Porque o gosto ao pé é mais forte. Num trajecto de 5-7 km's consegue tirar 20 à autonomia. Impressionante!!!
Vai conseguir o record de descarregamento de bateria mais rápido!!!

Imagino se fosse um Tesla... Ou não sentava no banco do condutor ou só andava em auto-pilot. :-D

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”