DB do MM por FBSousa

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FBSousa
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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 06 mai 2016, 14:21

VETL Escreveu:Não.
O motor roda em N se o carro estiver a andar.
Se o carro estiver parado, não roda.
Esquece as complicações. Pensa: Motor, redução com duas cremalheiras e rodas.
Parece mentira mas é verdade. Não há nada para se estragar como nos de combustão. Tudo simples.
Era o que eu imaginava e é o que faz sentido.

Obrigado. ;-)

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 06 mai 2016, 14:25

Numa instalação normal de VEV com moto redutor, o máximo pode ser 60Hz (em função do motor, apesar de em Portugal ser mais utilizada 50Hz) e minima de 25 a 30 Hz, sobretudo por questões de arrefecimento do motor.

Nos nossos carros, qual é a frequência máxima e mínima que o motor aceita? Ou não é relevante?!?!?! :roll:

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BrunoAlves
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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por BrunoAlves » 06 mai 2016, 14:36

Não é relevante ;)
O que diz é válido para motores assíncronos e mesmo assim não é completamente verdade, pode ir acima dos 60Hz e abaixo dos 25Hz ;)
Os motores usados nos VE são servo-motores que nem sequer têm ventilador, por isso estão preparados para aguentar a corrente nominal a qualquer rotação, inclusivamente 0, sem aquecer mais por causa disso ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 06 mai 2016, 14:46

margarett Escreveu:Não é relevante ;)
O que diz é válido para motores assíncronos e mesmo assim não é completamente verdade, pode ir acima dos 60Hz e abaixo dos 25Hz ;)
Os motores usados nos VE são servo-motores que nem sequer têm ventilador, por isso estão preparados para aguentar a corrente nominal a qualquer rotação, inclusivamente 0, sem aquecer mais por causa disso ;)
Tem razão, mas tem sempre o risco de sobreaquecimento.
Pelo menos é a recomendação que tenho das principais marcas de motores eléctricos.

Quanto a VE, passou-me que são servo-motores, síncronos, binário constante.

Quais são as rpm máximas? 4500?

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por mjr » 06 mai 2016, 15:29

Do Leaf são 10k rpm. Acho que a Tesla vai bem acima disso (15k rpm?).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por BrunoAlves » 06 mai 2016, 15:36

Encontrei isto com mais algum detalhe
http://livingleaf.info/2010/11/nissan-l ... nsmission/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 10 mai 2016, 15:57

2016 Abril

Em Abril quase nem toquei no MMM. Deixei nas mãos da cara metade, com excepção dos fins de semana.

Foi um mês longe das expectativas em termos de utilização. Preconizei fazer cerca de 1600 km. Fiquei longe... Foram 1119 km e consumidos 162,8 kWh.
Relativamente ao mês anterior, houve um acréscimo de consumo de energia de cerca de 6,25% (de 13,69 kWh/100km para 14,55kWh/100km), ou seja, aumento directo no custo por 100 km de 1,383€ para 1,469€.

A razão destes aumentos é simples. A minha Senhora Esposa tem o pé pesado.
Tenho de testar o estado de degradação das baterias para ter um termo de comparação.

Bem, desde Novembro, foram percorridos 8.280 km. Em seis meses, fiz uma média de 1.380 km/mês.

Mais uma vez, escusado será dizer que estou completamente encantado e aficionado pelos VE.
Tenho a frota à venda para fazer o upgrade. Um Tesla Model S.

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por alexmol » 13 mai 2016, 23:19

Atenção que os motores em VE's podem vir em várias cores e sabores :D

Há desde motores de indução com gaiola, motores síncronos com escovas e excitação do rotor bobinado, motores com imans permanentes síncronos e assíncronos, etc!

Até já se fala em usar motores de relutância selectiva.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
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2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 16 mai 2016, 15:20

alexmol Escreveu:Atenção que os motores em VE's podem vir em várias cores e sabores :D

Há desde motores de indução com gaiola, motores síncronos com escovas e excitação do rotor bobinado, motores com imans permanentes síncronos e assíncronos, etc!

Até já se fala em usar motores de relutância selectiva.
desde que sejam de alta eficiencia... venham eles. ;-)

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Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 16 mai 2016, 15:36

Alguém me sabe dizer para que serve esta peça metálica na consola da caixa?

https://photos.google.com/album/AF1QipP ... hp_IDveknN
https://photos.google.com/album/AF1QipP ... sOdsAUKazU

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