Bem, de 2.5mm2 já tenho, se não servir sim vou optar por essa soluçãoBrunoAlves Escreveu:Procura cabo de 3x2,5mm^2 a bom preço, compra 2 fichas schuko de qualidade e faz a tua extensão. É o melhor que podes fazer sem ser assaltado no processo
DB do Tatá
Re: DB do Tatá
Re: DB do Tatá
Bom, o carro está há umas 4 horas a carregar com a dita extensão de 25metros e 2.5mm2, e está impecável. O cabo não aqueceu coisa nenhuma. Só é chato não poder deixar o VE a carregar durante a noite (a porta de entrada tem de estar aberta, né...).
Hoje lá fiz Vila do Conde -> Gaia nas calmas, e voltei com uma paragem pelo Porto. Em conversa com alguns familiares, tomei nota do desconhecimento escandaloso que as pessoas têm dos VEs... Ouvi cada coisa!
Espero agora pelo OBDlink que já está pedido, e daqui a uns dias já devo conseguir pôr prints do EvBatMon e Canion (se entretanto conseguir "decifrar" a informação que lá aparecer).
Primeiros dias com o carro e estou extremamente feliz com a aquisição. Com o tempo sei que vou encontrando mais e mais postos e maneiras de carregar, vou mudando a pouco e pouco os meus hábitos... E toda a réstia de range anxiety vai acalmar muito em breve
Hoje lá fiz Vila do Conde -> Gaia nas calmas, e voltei com uma paragem pelo Porto. Em conversa com alguns familiares, tomei nota do desconhecimento escandaloso que as pessoas têm dos VEs... Ouvi cada coisa!
Espero agora pelo OBDlink que já está pedido, e daqui a uns dias já devo conseguir pôr prints do EvBatMon e Canion (se entretanto conseguir "decifrar" a informação que lá aparecer).
Primeiros dias com o carro e estou extremamente feliz com a aquisição. Com o tempo sei que vou encontrando mais e mais postos e maneiras de carregar, vou mudando a pouco e pouco os meus hábitos... E toda a réstia de range anxiety vai acalmar muito em breve
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Re: DB do Tatá
Não consegue que o fio saia por uma janela?ou outro local de forma a permitir carregamento?também poderá é causar transtorno aos transeuntes....pancello Escreveu:Bom, o carro está há umas 4 horas a carregar com a dita extensão de 25metros e 2.5mm2, e está impecável. O cabo não aqueceu coisa nenhuma. Só é chato não poder deixar o VE a carregar durante a noite (a porta de entrada tem de estar aberta, né...).
Re: DB do Tatá
Acho que daria mais nas vistas, o carro estar cá fora ligado a um fio para o 4o andar... Assim pelo menos só os vizinhos sabem...
Se houvesse mais alguma janela para a escadaria, obviamente fazia-o passar por lá, mas o único acesso é mesmo pela porta de entrada
Se houvesse mais alguma janela para a escadaria, obviamente fazia-o passar por lá, mas o único acesso é mesmo pela porta de entrada
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Re: DB do Tatá
muito bem,seja bem vindo ao mundo do clones.
também sou cliente do amigo Jasmim
:como já foi aconselhado, mais vale comprar o cabo e fazer a extensão!
atenção a carga da gravidade, isto é cabo pendurado desde o 4º andar -> 12metros hummm ..vai esticar -> diminuir a secçao um bocadito =P
tambem tenho de investir no obd..mas 100€..sabe a alho...hehe
e depois o evabat..jasus =P
uma ideia, nao conhecendo a realidade.
o predio deve ter coluna montante (onde passa a eletrcididade e comunicaçoes)...
e deve existir uns tubos entre o seu apartamento e esta coluna!
tubos esses podem ser de duas coisas:
comunicaçoes....onde passa agora a fibra e sobra espaço...
ou a chegada ao quadro eletrico!! aqui se houvesse espaço era o ideal... disjuntor dedicado e siga cabo para o res do chao!
depois é só da coluna no res do chao a rua!!
outra soluçao, ainda que estupida, mas ja vi feita para outras coisas:
tem algum caleiro exterior junto a uma varanda...cabo encostado ao tubo e já esta na rua!
abraço
também sou cliente do amigo Jasmim
:como já foi aconselhado, mais vale comprar o cabo e fazer a extensão!
atenção a carga da gravidade, isto é cabo pendurado desde o 4º andar -> 12metros hummm ..vai esticar -> diminuir a secçao um bocadito =P
tambem tenho de investir no obd..mas 100€..sabe a alho...hehe
e depois o evabat..jasus =P
uma ideia, nao conhecendo a realidade.
o predio deve ter coluna montante (onde passa a eletrcididade e comunicaçoes)...
e deve existir uns tubos entre o seu apartamento e esta coluna!
tubos esses podem ser de duas coisas:
comunicaçoes....onde passa agora a fibra e sobra espaço...
ou a chegada ao quadro eletrico!! aqui se houvesse espaço era o ideal... disjuntor dedicado e siga cabo para o res do chao!
depois é só da coluna no res do chao a rua!!
outra soluçao, ainda que estupida, mas ja vi feita para outras coisas:
tem algum caleiro exterior junto a uma varanda...cabo encostado ao tubo e já esta na rua!
abraço
Re: DB do Tatá
Obrigado dandantas, já lá esteve um electricista e pelos vistos não existe espaço para essa ligação... Teria de se abrir a parede até cá abaixo e isso é uma despesa exorbitante. A tua segunda solução é muito viável porque o carro dorme na garagem, e a caleira passa muito perto de uma clarabóia que por sua vez também é perto da garagem. Ou seja um cabo de 40m talvez resolvesse o problema...dandantas Escreveu:muito bem,seja bem vindo ao mundo do clones.
também sou cliente do amigo Jasmim
:como já foi aconselhado, mais vale comprar o cabo e fazer a extensão!
atenção a carga da gravidade, isto é cabo pendurado desde o 4º andar -> 12metros hummm ..vai esticar -> diminuir a secçao um bocadito =P
tambem tenho de investir no obd..mas 100€..sabe a alho...hehe
e depois o evabat..jasus =P
uma ideia, nao conhecendo a realidade.
o predio deve ter coluna montante (onde passa a eletrcididade e comunicaçoes)...
e deve existir uns tubos entre o seu apartamento e esta coluna!
tubos esses podem ser de duas coisas:
comunicaçoes....onde passa agora a fibra e sobra espaço...
ou a chegada ao quadro eletrico!! aqui se houvesse espaço era o ideal... disjuntor dedicado e siga cabo para o res do chao!
depois é só da coluna no res do chao a rua!!
outra soluçao, ainda que estupida, mas ja vi feita para outras coisas:
tem algum caleiro exterior junto a uma varanda...cabo encostado ao tubo e já esta na rua!
abraço
Tenho feito um pequeno "DB" desta minha luta no tópico "condomínios" na secção "postos de carregamento".
Obrigado pela tua preciosa ajuda!
Re: DB do Tatá
Boas!
Enquanto a solução para o condomínio (não) se resolve, lá tenho andado uns bons kms com este menino. Cada dia que passa mais me sinto à vontade com isto, primeiro estranha-se depois entranha-se! Que bela peça de maquinaria.
Tem servido para tudo o que preciso no carro. Excepto duas viagens a Braga que poderia ter feito a electrões, caso o PCR estivesse em funcionamento. Assim sendo tive de queimar combustíveis, o que muito me desagradou.
Entretanto depois de ficar séculos à espera do OBDLink LX, já chegou e já andei a brincar com ele. Instalei o EvBatMon que me deu o seguinte ecrã:
Depois de ler o DB do Malm é inevitável pensar na temperatura das células em dias de calor, por isso deixei o EvBatMon ligado numa viagem até à Maia (20km). Com o AC ligado para os "pés" (sendo que o Jasmim já me tinha feito o tweak do Malm) e para a cara, subiu 1ºC. Fiquei contente.
Quanto à Battery Capacity, 39.4 Ah parece-me razoável para os 26.730km.
Também instalei o CaniOn, esse sim um software mesmo Só não tira cafés. Mas é frequente a perda de conexão no bluetooth, o que se torna um bocadinho irritante... Alguém teve esse problema?
Aproveitando que a minha namorada vai trocar de telemóvel, talvez recupere o "tijolo" dela para servir só para o CaniOn. Não gosto muito de misturar funções (o meu já se troca todo quando recebo chamadas! e aquece terrivelmente!), e além disso aquela possibilidade de fazer upload dos dados para os analisar no PC talvez venha a ser útil um dia.
Outra coisa que não percebo é porque é que o caniOn não tem indicação dos Ah...
Enquanto a solução para o condomínio (não) se resolve, lá tenho andado uns bons kms com este menino. Cada dia que passa mais me sinto à vontade com isto, primeiro estranha-se depois entranha-se! Que bela peça de maquinaria.
Tem servido para tudo o que preciso no carro. Excepto duas viagens a Braga que poderia ter feito a electrões, caso o PCR estivesse em funcionamento. Assim sendo tive de queimar combustíveis, o que muito me desagradou.
Entretanto depois de ficar séculos à espera do OBDLink LX, já chegou e já andei a brincar com ele. Instalei o EvBatMon que me deu o seguinte ecrã:
Depois de ler o DB do Malm é inevitável pensar na temperatura das células em dias de calor, por isso deixei o EvBatMon ligado numa viagem até à Maia (20km). Com o AC ligado para os "pés" (sendo que o Jasmim já me tinha feito o tweak do Malm) e para a cara, subiu 1ºC. Fiquei contente.
Quanto à Battery Capacity, 39.4 Ah parece-me razoável para os 26.730km.
Também instalei o CaniOn, esse sim um software mesmo Só não tira cafés. Mas é frequente a perda de conexão no bluetooth, o que se torna um bocadinho irritante... Alguém teve esse problema?
Aproveitando que a minha namorada vai trocar de telemóvel, talvez recupere o "tijolo" dela para servir só para o CaniOn. Não gosto muito de misturar funções (o meu já se troca todo quando recebo chamadas! e aquece terrivelmente!), e além disso aquela possibilidade de fazer upload dos dados para os analisar no PC talvez venha a ser útil um dia.
Outra coisa que não percebo é porque é que o caniOn não tem indicação dos Ah...
- rnlcarlov
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Re: DB do Tatá
Isso depende do aparelho utilizado. Tenho usado o meu tablet para esse efeito e geralmente a ligação é estável.pancello Escreveu: Também instalei o CaniOn, esse sim um software mesmo Só não tira cafés. Mas é frequente a perda de conexão no bluetooth, o que se torna um bocadinho irritante... Alguém teve esse problema?
Outro dia tentei utilizar o meu novo smartphone, e nem 5 minutos aguentava até que se desemparelhava.
Re: DB do Tatá
Também experimentei com o tablet na minha namorada e funcionou melhor, mas ela precisa dele. Talvez arranje um tablet baratinho em segunda mão. Alguém sabe os requisitos mínimos do caniOn? Ou é só mesmo Bluetooth e possivelmente acesso à Internet?.rnlcarlov Escreveu:Isso depende do aparelho utilizado. Tenho usado o meu tablet para esse efeito e geralmente a ligação é estável.pancello Escreveu: Também instalei o CaniOn, esse sim um software mesmo Só não tira cafés. Mas é frequente a perda de conexão no bluetooth, o que se torna um bocadinho irritante... Alguém teve esse problema?
Outro dia tentei utilizar o meu novo smartphone, e nem 5 minutos aguentava até que se desemparelhava.
Também experimentei fazer o streaming via internet, para ver noutro dispositivo. É MUITO prático, principalmente para saber até que percentagem carregou...
- rnlcarlov
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Re: DB do Tatá
Sem dúvida que é. O problema às vezes é ter internet onde deixo o carro a carregar, e a bateria do dispositivo aguentar o tempo todo com o canion e a net ligadospancello Escreveu: Também experimentei fazer o streaming via internet, para ver noutro dispositivo. É MUITO prático, principalmente para saber até que percentagem carregou...