Ora bons dias,
Ando no processo de escolha de um segundo carro cá para casa e, como quero um elétrico, a escolha recai sobre 3 opções: Triplets, Zoe 22kW e Leaf.
Para contexto, já tive um Zoe de 40kW e um Ion de 2017, vendi os dois...do Zoe não tive saudades, já do outro .
Anyway, fui ver 3 Zoe's na casa de preços até aos 7000€ e resumidamente:
a) O primeiro de 2015 tinha 150000km, bateria com 90%SOH, mas tinha a suspensão toda destruída...
b) O segundo, de 2013, com o motor Q210, 100000km, bateria a 84% SOH, com muito equipamento (para um Zoe), e em razoável estado de chaparia;
c) O terceiro, de 2015, com 70000km, com a bateria a 85% de SOH, mas com pouco equipamento e um bocado mau de chaparia
Finalmente fui ver um Peugeot Ion de 2015..bom de chapa, razoável de interiores (junto aos elevadores dos vidros das portas da frente o plástico já tinha perdido a cor), com sensores de estacionamento ( ), 70000km e com a bela da bateria a 77% (37Ah de capacidade)...ah e o espelho do condutor tem tipo Zoom, tudo aparece super próximo.
De todos, não sendo surpresa para ninguém, o que mais gostei foi o Ion, mas temos receio da falta de peças se avariar alguma coisa (Zoe's é as paletes) e não sei o que considerar da bateria. O outro que tive, com 29000km, de 2017 tinha 41Ah de capacidade, e fazia na boa os 100/110km, este marca 100km, para o que vai fazer até podia marcar 50 que chegava na mesma, mas a patroa começa a não aprovar xD
A dúvida basicamente é, será que o comportamento da degradação manterá o mesmo padrão? Se sim, top, mas se acelerar posso ter de brincar com a bateria ( ). Para vós, que já os têm à muito tempo, o que acham ?
É que gosto mesmo do carro, arrependi-me tanto de ter vendido o outro, mas deu para lucrar uns euros.
Obrigado
Peugeot Ion - Longevidade da Bateria
-
- Mensagens: 387
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 34.6Ah
- Localização: Veneza de Portugal
Re: Peugeot Ion - Longevidade da Bateria
Viva
Vou tentar responder às dúvidas, visto que tenho um há... 8 anos, sendo que já leva 12 anos de rodagem.
Avarias!!! Pffff, só se for dos 12v por fim de vida. Há poucos casos do OBC (onboard charger)... de resto, é pneus e bateria de 12v (por exaustão)
A comprar, sempre os de 2013 para frente, em virtude de ter uma química nas células melhor: LEV50N.
Espero ter elucidado qqer coisa!
Vou tentar responder às dúvidas, visto que tenho um há... 8 anos, sendo que já leva 12 anos de rodagem.
Se já tiveste um, sabes bem da máquina que é a andar na cidade. Aquilo enfia-se me todo o lado e o grau de viragem da direção é uma coisinha deliciosa. Já sabes que potência não é o forte mas é para ir indo com calma e apreciar.
Avarias!!! Pffff, só se for dos 12v por fim de vida. Há poucos casos do OBC (onboard charger)... de resto, é pneus e bateria de 12v (por exaustão)
A degradação da bateria segue um padrão: x em x dias perde 0.1Ah. Se tiveres uma garagem para o inverno, melhor... a bateria não gosta do frio, nem do muito calor.
A comprar, sempre os de 2013 para frente, em virtude de ter uma química nas células melhor: LEV50N.
Espero ter elucidado qqer coisa!
-
- Mensagens: 3
- Registado: 22 mar 2023, 16:01
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 119 Ah
Re: Peugeot Ion - Longevidade da Bateria
Obrigado pela resposta.
Infelizmente terá de partilhar a garagem estrela com o Ioniq mas aqui também não é uma zona com grande amplitude térmica (litoral de Aveiro).
Vou optar mesmo pelo Ion, gostei mesmo do outro que tive, o meu sogro e companhia adora o dele (o meu antigo), e para o que precisamos chega.
Se entretanto me der na telha (e se arranjar) mando vir umas células novas, meto aquelas nos painéis solares, e atualizo a bateria do carro.
É pena terem descontinuado o dito, com uma atualização e uma bateria moderna era grande carro e vendia bem (basta ver pelo Spring).
Infelizmente terá de partilhar a garagem estrela com o Ioniq mas aqui também não é uma zona com grande amplitude térmica (litoral de Aveiro).
Vou optar mesmo pelo Ion, gostei mesmo do outro que tive, o meu sogro e companhia adora o dele (o meu antigo), e para o que precisamos chega.
Se entretanto me der na telha (e se arranjar) mando vir umas células novas, meto aquelas nos painéis solares, e atualizo a bateria do carro.
É pena terem descontinuado o dito, com uma atualização e uma bateria moderna era grande carro e vendia bem (basta ver pelo Spring).
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 566
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Peugeot Ion - Longevidade da Bateria
Existe uma possibilidade, embora que ainda sem exemplos em Portugal, mas existe uma Empresa de Santarém acho Eu, que tem aparecido no Grupo do Facebook da Nissan que coloca celulas em 2 grupos de carros Nissan Leaf e nos Clones.
Os preços são "simpáticos" visto que dão uma garantia identica a novo segundo o que percebi de degradação.
Se conseguir encontrar o homem coloco aqui.
É este Sr. https://www.facebook.com/groups/2264118 ... 018003977/
De salientar que não conheço a empresa no entanto em todas as perguntas até me pareceu bastante transparente e também já têm exemplo de alterações num Nissan Leaf de 24kWh.
Edit: Por acaso estou a ponderar adquirir um Clone ou um Nissan Leaf de 24kWh visto que para Mim são maquinas de Guerra, embora penso que o Nissan Leaf seja ligeiramente superior em fiabilidade.
Os preços são "simpáticos" visto que dão uma garantia identica a novo segundo o que percebi de degradação.
Se conseguir encontrar o homem coloco aqui.
É este Sr. https://www.facebook.com/groups/2264118 ... 018003977/
De salientar que não conheço a empresa no entanto em todas as perguntas até me pareceu bastante transparente e também já têm exemplo de alterações num Nissan Leaf de 24kWh.
Edit: Por acaso estou a ponderar adquirir um Clone ou um Nissan Leaf de 24kWh visto que para Mim são maquinas de Guerra, embora penso que o Nissan Leaf seja ligeiramente superior em fiabilidade.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022